Dados são do Pró-Amendoim, programa que garante a tranquilidade do consumidor ao adquirir produtos à base do grão e que completa 14 anos em 2015
Este ano, o Programa Pró-Amendoim, implementado pela ABICAB - Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - completa 14 anos de atividade. De acordo com sua última atualização (com dados até setembro de 2014), o resultado foi um índice de aproveitamento de 92% de conformidade dos itens de Boas Práticas de Fabricação, o que demonstra o cuidado no processo de produção.
"Com os excelentes resultados obtidos pelo Pró-amendoim o mercado possui, há 14 anos, produtos de alta qualidade e segurança para o consumo, facilmente identificáveis pelo selo ‘Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB'. Com isso, estamos trabalhando a segunda fase do Programa, com ações junto à imprensa e formadores de opinião mostrando que além de saboroso, o amendoim traz diversos benefícios à saúde", declara Getulio Ursulino Netto, presidente da ABICAB.
Responsável por garantir a qualidade, autorregulamentação e a expansão do consumo do produto, o foco do Pró-Amendoim está na prevenção das aflatoxinas, substâncias que podem causar doenças como câncer, cirrose e distúrbios nervosos. Nesse contexto, foi criado o Selo Pró-Amendoim - conferido às empresas que atendem aos requisitos da legislação e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros.
Em quase 14 anos de programa, o Pró-Amendoim realizou 53 coletas, verificando 505 marcas de produtos do mercado de 459 empresas analisadas. Entre 2723 amostras analisadas, as que apresentaram não conformidade em aflatoxinas caiu de 40%, para uma média de 10%. A união de tais resultados com o aprimoramento da cadeia produtiva também favorece as exportações.
As empresas que fazem parte do Pró-Amendoim (Agtal, Amenbra, Doces Valencio, Dori, Santa Helena, General Mills, Malta & Rezende, Da Colônia e Kuky) vêm, nos últimos 14 anos, colocando no mercado somente produtos de amendoim seguros, isto é, 100% de seus produtos monitorados dentro dos padrões oficiais, o que ajudou a elevar o patamar de bons produtos no mercado. A ABICAB recomenda ao consumidor sempre verificar o selo no produto na hora da compra.
Sobre a ABICAB
A ABICAB - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba toda a cadeia produtiva nacional dos setores que representa, abrangendo 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.
Assessoria de Comunicação da ABICAB