Setor calçadista investe em tecnologia nacional

Leia em 2min 20s

A concorrência direta de calçados que chegam ao país com preços muito abaixo dos praticados pela indústria local prejudica a indústria calçadista brasileira. Para se diferenciar no mercado, as fábricas apostam na qualidade e na beleza das peças e em coleções "fast fashion" para estimular o consumo. Em busca de maior produtividade e diferenciação de produtos, as indústrias Paquetá e Ramarim são as primeiras grandes marcas a utilizar a nova máquina desenvolvida pela Automatisa - empresa catarinense pioneira no desenvolvimento de soluções e máquinas de corte e gravação a laser -, em busca da sintonia perfeita entre o melhor aproveitamento de materiais e o detalhamento de corte. A Mira 3E possui laser de até 530W, potência ideal para o desempenho industrial em grande escala. Criada de acordo com a necessidade real dos clientes, e com a participação direta deles no desenvolvimento e na produção, a máquina oferece ganho em produtividade para o setor couro-calçadista.

Para produzir em escala, a utilização da Mira 3E oferece um ganho de até 60% em relação às concorrentes chinesas.  o caso da Ramarim, que segue a tendência de internalizar a produção para atender a demanda. Hoje, com duas máquinas da Automatisa recentemente adquiridas, a empresa aponta um aumento de produtividade superior a 250% em relação aos resultados anteriores. ôA Ramarim está buscando no mercado inovações tecnológicas que permitam maior produtividade e qualidade para diminuir o impacto dos baixos preços praticados pela China e outros países que possuem condições competitivas melhores do que no Brasil. As aquisições das máquinas Mira 3E são um exemplo desta busca por melhores tecnologiasõ, destaca Edson Reneu Kunst, diretor da Ramarim. Segundo ele, a Mira 3E aumentou a capacidade produtiva interna, com a conseqüente redução da dependência de terceiros, reduziu o tempo do ciclo produtivo, o custo/par final da operação de laser e melhorou a qualidade final dos produtos. "A internalização da produção oferece também um ganho na agilidade de entrega aos clientes, além da redução de custos de logística, melhora na qualidade dos produtos e redução de custos", comemora.

Com mais de mil máquinas de corte a laser instaladas no país, a empresa atuava principalmente com equipamentos entre 20 a 200W, considerados de baixa a média potência, mas a necessidade do mercado vem aumentando a necessidade de maior desempenho das soluções oferecidas pela Automatisa. "Nós não vendemos somente equipamentos, vendemos soluções e temos condições de fazê-lo a partir de mais de uma década de experiência sólida junto com os clientes mais exigentes do mercado. Temos um produto 100% nacional, que traz consigo uma assistência técnica brasileira e o acesso a linhas de crédito exclusivas de pagamento, como o Finame (Financiamento de máquinas e equipamentos)", comenta Joana de Jesus, diretora comercial da Automatisa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Intenção de consumo aponta estabilidade

A Intenção de Consumo das Famílias fechou janeiro com alta de 0,2% mostrando estabilidade na compar...

Veja mais
Google registra recorde de pesquisas por "ar condicionado"

As altas temperaturas do começo do ano fizeram as buscas de brasileiros por "ar condicionado" atingirem um pico s...

Veja mais
Varejo gaúcho deve reduzir em 8% a 10% as contratações

Ainda impactados pelo tímido desempenho de 2014, tanto o varejo como a indústria gaúcha têm n...

Veja mais
Indústrias de cosméticos pedem audiências na Casa Civil e na Fazenda

As principais fabricantes de cosméticos do Brasil estão reagindo à alteração na cobra...

Veja mais
Verduras e legumes ficaram acima da inflação

Apesar de algumas quedas verificadas em alguns meses do ano, a maioria dos produtos apresentaram altas expressivas de pr...

Veja mais
Fiergs: confiança do empresário gaúcho permanece abaixo de 50 pontos

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICE-RS), divulgado pela Federação das...

Veja mais
Clima adverso deve elevar preço do milho no Brasil

O clima deve tornar o milho a menina dos olhos dos agricultores neste ano. Isso porque os cenários nacional e int...

Veja mais
Páscoa 2015 gerou 26,5 mil novos empregos temporários, informa ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) inf...

Veja mais
Otimismo no setor de chocolates

Apesar da piora no cenário macroeconômico, fabricantes e lojas do setor de chocolates esperam crescimento n...

Veja mais