Coaching é atrativo para jovens talentos

Leia em 4min 20s

Encontrar jovens com formação de primeira linha e alto potencial de desenvolvimento profissional não é tarefa simples para nenhuma empresas. Para se diferenciar e atrair os melhores talentos, algumas companhias já oferecem coaching e mentoring durante seus programas de trainee. Isso é necessário porque a crescente oferta de processos de treinamento está tornando acirrada a disputa por profissionais. O aspirante a trainee tem, hoje, mais opções de escolha e pode analisar profundamente os benefícios antes de optar por uma empresa. Além de um bom salário, ações voltadas para o desenvolvimento profissional e pessoal contam na hora da decisão.

 

"Hoje, conhecendo a importância do coaching, o vejo como um diferencial importante", diz Marcela Pereira, que desde abril do ano passado participa do trainee da Klabin, empresa que oferece coaching durante o programa. "Sendo sincera, eu não sabia o quando seria positivo na carreira", afirma. "Trata-se de uma ferramenta extremamente importante, que te permite enxergar para onde você quer seguir, quais são seus pontos fortes e quais você precisa reforçar. Sem ela é mais difícil alcançar as metas individuais de carreira", completa ela, que tem 26 anos e é formada em relações internacionais pela Universidade de São Paulo (USP).

 

As empresas usam o coaching com o objetivo de apoiar, questionar e elaborar pontos específicos do atual momento profissional da carreira do jovem. O objetivo é ajudá-lo a refletir sobre conflitos interpessoais, dificuldades de adaptação ao ambiente corporativo e as ambigüidades entre ser aprendiz e ter que atingir resultados em um curto período de tempo. A ambivalência entre esses pontos causa, muitas vezes, sentimento de ansiedade, falta de clareza e apoio do programa e mesmo frustração com o próprio papel e, claro, com a empresa.

 

Além do coaching, o mentoring também tem sido adotado. Durante seu trainee, que dura um ano, a Whirlpool escolhe, para cada participante do programa, um gerente geral, que será o mentor. A intenção é que essa pessoa ajude o treinando a lidar com as ansiedades e também o esclareça em relação aos assuntos ligados à carreira na empresa.

 

Segundo a gerente de desenvolvimento organizacional da companhia, Ursula Angeli, é importante que os trainees tenham contato com alguém mais experiente, uma pessoa que possa oferecer a eles aspectos reais sobre a vida da empresa. Nesse sentido, o mentoring é benéfico por permitir que o trainee tenha contato com diferentes tipos de lideranças. Quem está em treinamento na área de marketing, por exemplo, terá, além do gestor da própria área, o acompanhamento de um gerente geral como mentor, que costuma ser de outro área.

 

Outro diferencial da Whirlpool é o que a empresa chama de "pós-trainee". Basicamente, trata-se de um acompanhamento que a companhia realiza durante o segundo ano dos jovens profissionais na empresa. Durante o período, a cada trimestre, ocorre uma semana de desenvolvimento na qual, entre outras atividades, há a realização de uma sessão de coaching individual, com cerca de uma hora e meia de duração. É a oportunidade do profissional falar de suas expectativas e dificuldade sobre das carreira. "Coaching é individual e visa entender quais são as ansiedades da pessoa, além de ajudá-la a desenvolver suas características positivas. Auxilia na particularidade de cada indivíduo. O mentoring foca mais na empresa e nas possibilidades do indivíduo dentro da empresa. É algo voltado mais para o negócio, não tanto para o indivíduo", observa Ursula. "O fato de termos o pós-trainee é um diferencial. Vários participantes nos dizem que colocam essa oferta na balança. É comum que esses jovem participem de mais de um programa", assegura.

 

Dificuldade com hierarquia

 

Para a consultora de recursos humanos da empresa de desenvolvimento organizacional Across, Cristiane Oliveira, as questões de carreira não incomodam só quem tem maturidade profissional. "O que percebo com os jovens é que eles têm um incômodo com suas escolhas e em como devem se posicionar na carreira. Eles têm dificuldade para lidar com hierarquia e com políticas internas", observa.

 

Segundo Cristiane, nos últimos três anos os programas de trainee têm se diversificado. As empresas estão recorrendo ao coaching e ao mentoring durante os programas de trainees porque é grande o investimento que elas fazem - tanto conceitual como financeiros - para encontrar jovens capacitados e transmitir a eles a visão e a cultura da companhia, já que a intenção dos processos de treinamento é realizar um acelerado desenvolvimento na carreira dos participantes.

 

"Tentamos ver como o participante do trainee lida com conflitos na área. Às vezes, falta a ele jogo de cintura e visão analítica", observa Cristiane. "O coaching procura fazer o profissional se sentir melhor com a carreira, tanto no que diz respeito à própria profissão quando ao que ele entrega à organização. Ou seja, trata de orientá-lo para que ele tenha resultados mais consistentes, se relacione melhor com os colegas e que ele desenvolva consciência do caminho que está seguindo", completa.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Samsung vence disputa contra Sharp

A fabricante de eletrônicos Sharp disse ter sido derrotada em uma disputa judicial sobre patentes de telas LCD na ...

Veja mais
Bristol reverte prejuízo no trimestre

O lucro da Bristol-Myers Squibb superou a estimativa dos analistas por conta da alta nas vendas do Abilify, medicamento ...

Veja mais
Tecnologia têxtil para o transporte de PCs

Oito horas de trabalho não são suficientes para um executivo fazer tudo e mais um pouco. A tecnologia lhe ...

Veja mais
Hershey lucra mais

A Hershey Company, maior fabricante americana de chocolates, divulgou ontem resultados referentes ao quarto trimestre de...

Veja mais
Whirlpool prevê expansão de até 2% em 2009

Já estão abertas as negociações entre varejistas e a maior fabricante de linha branca do pa&...

Veja mais
Dell enfrenta o desafio do varejo

O computador pessoal e a internet ainda eram recursos de luxo no Brasil, restritos a pouco mais de 3 milhões de p...

Veja mais
Exportação de trigo

Segundo o Sindicato da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e a Associaç...

Veja mais
Santa Catarina pleiteia 1ª indicação geográfica

Os produtores de uva de Urussanga querem incluir Santa Catarina no seleto grupo de Indicações Geográ...

Veja mais
Café começa o ano em alta

De acordo com o Cepea, este mês grão teve valorização de 8,25% no mercado interno e 6,8% no e...

Veja mais