Guerra de preço nos cigarros

Leia em 1min 10s

De um lado está a Souza Cruz, com 74% das vendas nacionais de cigarro, em volume. De outro, a Philip Morris, com cerca de 10%. As duas empresas são as protagonistas de um fenômeno inédito na indústria de cigarros nacional: a guerra de preços.

A briga começou em abril, quando o governo aumentou a carga tributária que incide sobre os cigarros. Para compensar a alta nos impostos, a indústria teria de aumentar preços em 19%, conforme cálculos do Barclays Capital. Normalmente, nessas ocasiões, as fabricantes aproveitam para fazer reajustes além do necessário e, assim, continuam elevando lucros mesmo com queda no número de fumantes.

Mas a Philip Morris decidiu fazer diferente. Aumentou o preço de sua principal marca - a Marlboro - em apenas 17%. Em seguida, a Souza Cruz reduziu o preço de suas marcas premium - mas só nas praças onde a fatia da rival é maior (SP, PR, RS e SC).

Na semana passada, a batalha teve mais um "round". Em preparação para uma nova alta de impostos marcada para janeiro, a Souza Cruz aplicou mais uma aumento, de 16%, em média. Mas surpreendentemente manteve os preços inalterados nos estados onde a briga com a Philip Morris é mais acirrada. "Isso nunca aconteceu. A Souza Cruz sempre faz reajustes nacionais. É um claro sinal de guerra de preços por participação de mercado", diz Gabriel Vaz de Lima, analista de empresas de bens de consumo do Barclays.



Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Maiores exportadores de açaí para os Estados Unidos querem investir no mercado brasileiro

Comido junto com as refeições no Pará, a fruta tornou-se popular em outros estados do Brasil a part...

Veja mais
Para as mães trabalhadoras, um salário 11% menor

O principal motivo para a diminuição da população brasileira - a queda da taxa de fecundidad...

Veja mais
Após PIB fraco, varejo já espera um Natal morno

Calote e endividamento em níveis elevados dificultam o crescimento das vendasAs vendas de Natal ainda não ...

Veja mais
Apes realiza Carrinho de Ouro 2012 e premia presidente da Abras, Sussumu Honda, com troféu sócio-honorário

A Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) realizou ontem (29/11) , em Recife (PE), jantar para cel...

Veja mais
MDIC realiza primeiro simpósio nacional do setor terciário

* Wagner Hilário, de Brasília     O 1º Simpósio Brasileiro de Políticas P&...

Veja mais
Terceira idade impulsionará consumo de bens e serviços

Brasileiros com mais de 60 anos, que hoje têm renda mensal de R$ 7,5 bilhões, serão 30 milhõe...

Veja mais
Dona do café Pilão reinventa estratégia com lançamentos

Após cisão com a Sara Lee e problemas de gestão do Brasil, companhia quer expansão no mercad...

Veja mais
Europeus vão dar menos presentes no Natal

Cristina Valls, uma espanhola de 29 anos que é estilista de moda e mora em Londres, tem uma lista de compras mais...

Veja mais
Fabricante de palmito aposta em linha de ‘snacks’

King of Palms lança castanhas do- pará fatiadas e salgadas e já inicia com exportaçõe...

Veja mais