Crise ronda vinícolas da Argentina

Leia em 2min 30s

Controle do governo sobre o câmbio e o comércio exterior prejudica os produtores


A única marca forte de vinho argentino no mercado mundial, o Malbec, está ameaçada. A equação entre insumos, mão de obra, importação de bens e vendas internas e externas se desequilibrou. Os executivos concordam que o câmbio e a inflação corroem a competitividade. Os exportadores enfrentam um momento difícil, mas a indústria de vinho já mostra sinais de estrangulamento.

"Com 25% de inflação nos últimos quatro anos e câmbio fixo, qualquer projeto de negócios perde a margem de lucro. Os que têm margem alta aguentam, mas outros cortam postos de trabalho e produção", comenta o empresário espanhol José Manuel Ortega Fournier, dono da vinícola O.Founier, instalada no Valle de Uco, uma das principais áreas produtoras do país, na província de Mendoza.

A câmara dos exportadores locais, Bodegas Argentinas, afirma que não há registro demissões em massa, mas, segundo fontes do setor, os casos de dificuldades se multiplicam. Há cerca de duas semanas, a vinícola Salentein fechou sua unidade de frutas em Tunuyán e demitiu os 146 empregados. A vinícola La Celia, do grupo chileno San Pedro, demitiu 30 trabalhadores, enquanto La Faraón está envolvida em um conflito trabalhista com empregados que acusam a empresa de interromper a produção.

Bom vizinho. O analista e consultor José Luis Espert observa que os vinhos mais caros e sofisticados estão sendo substituídos por similares baratos, vendidos a granel. Espert afirma que é chamativa a decisão, cada vez mais frequente, de empresas que optam por transferir parte de suas estruturas para o Chile. Mendoza faz fronteira com o país vizinho, onde os controles do governo de Cristina Kirchner podem ser driblados.

Muitas vinícolas exportam a granel o vinho produzido na Argentina para ser engarrafado no Chile e, posteriormente, exportado a outros mercados. As empresas fogem da alta dos salários e da energia e dos impostos altos, afirma Espert.

Os empresários reclamam das restrições ao dólar e às importações. As empresas não podem redistribuir seus lucros nem realizar remessas ao exterior. Também são impedidas de importar peças e máquinas. "Todo mundo depende da autorização de Moreno, que não entende coisas básicas como o fato de a indústria nacional não produzir a maioria das máquinas e peças que usamos na fabricação de vinhos", reclama o gerente de produção de uma das vinícolas.

Com a restrição das importações, os empresários ficam à mercê de apenas dois fabricantes nacionais de garrafas e dois de embalagens de papelão. "São poucos fornecedores nacionais para o tamanho da indústria e a importação é praticamente nula, somente permitem importar algumas rolhas", comenta o gerente.

A primeira empresa a transferir uma parte de suas operações comerciais para solo chileno foi a Trivento, da holding Concha y Toro, em junho. A razão foi matemática pura: o Chile é 20% mais competitivo que a Argentina.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Restituição de IR de férias só pode ser pedida até dezembro

Prazo para solicitar devolução vale para quem vendeu 10 dias de férias em 2007Quem negociou dez dia...

Veja mais
Consultoria revê alta do varejo de 7% para 7,5% neste ano

Enquanto as produções de alimentos, refrigerantes, calçados e têxteis estão em queda, ...

Veja mais
Seca e praga abrem crise na produção de leite em PE

Fenômeno climático e doença em planta forrageira deixam 18 mil desempregados. Criadores estão...

Veja mais
Prefeitura libera produtos orgânicos em feiras livres

Após o cancelamento da inauguração da feira orgânica do Parque do Ibirapuera, marcada para ho...

Veja mais
Queda de preços do atacado chegará ao varejo

A queda de preços dos produtos agrícolas no atacado tende a alcançar o varejo a partir de dezembro,...

Veja mais
Consuper 2012 começa na próxima segunda-feira

8ª Convenção Paraibana de Supermercados destaca o uso da tecnologia no setor supermercadista   ...

Veja mais
Nestlé e SAB veem ritmo menor nos emergentes

A Nestlé e a SABMiller divulgaram crescimento abaixo do esperado nas vendas em países emergentes, o que tr...

Veja mais
Produção da agricultura familiar mantém qualidade de hortifrútis

Apesar da estiagem, os agricultores participantes dos programas de incentivo à agricultura familiar do munic&iacu...

Veja mais
'Quebra' no trigo prejudica exportações

A quebra da safra de trigo no Rio Grande do Sul - que, mesmo assim, deverá liderar a produção nacio...

Veja mais