Queijo: um item essencial na cesta do shopper

Leia em 2min 40s

 Dia 20 de janeiro comemora-se o seu dia, e em 2023, a categoria esteve presente em 6,2% dos carrinhos de compra

 

Estima-se que exista pelo menos 2.200 tipos de queijo no mundo, incluindo franceses, ingleses, holandeses, italianos e brasileiros. Um dado oficial, seria impossível. Há registros da produção e consumo do queijo colocam-no como um dos alimentos mais antigos produzidos pela humanidade, com indícios que datam da Revolução do Neolítico (cerca de mais ou menos 10.000 a.C.). Apenas, o que se sabe que o Dia do Queijo é comemorado no dia 20 de janeiro.

 

Cremoso, derretido, duro, de vaca, ovelha, cabra, no pão, na torrada ou puro…  o queijo faz parte da mesa do brasileiro e agradam diversos paladares em diferentes momentos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), o consumo médio per capita de queijos no Brasil é de cerca de 5,6 kg/ano. E uma outra pesquisa aponta que os brasileiros estão fazendo render mais o queijo comprado, aumentando 6% as ocasiões de consumo.

 

 Alta incidência nos carrinhos

Com o objetivo de avaliar a categoria de queijos no carrinho do shopper, no período de janeiro a dezembro 2023 no Brasil, no pequeno varejo, Super/hipermercado e atacarejo, a Horus, empresa de inteligência de mercados, destacou os seguintes insights:

 

  • O shopper de queijos gastou 2,4 vezes mais em suas compras do que o shopper médio, além disso levou 2,2 vezes mais itens.
  • Em 2023, a categoria de queijos esteve presente em 6,2% dos carrinhos de compra. Nessas compras o shopper levou em média 1,3 itens da categoria com desembolso médio de R$ 19,86.
  • Entre os queijos, muçarela foi a mais presente nas notas fiscais, com incidência de 69,6%, média de itens 1,3 e ticket médio de R$ 18,05.
  • Muçarela e Prato, os tipos mais presentes nos tickets de compras tiveram redução no preço médio por kg comparando dezembro e janeiro, sendo de -1,8% e -5,0% respectivamente.
  • A maioria dos segmentos analisados teve aumento no preço médio por kg ao longo de 2023, os maiores aumentos foram observados nos Fundidos, Ricota e Cottage, sendo de +14,7%, +12,3% e +10,5% respectivamente, quando comparamos os meses de dezembro e janeiro.

Valor nutricional

“O queijo é uma excelente fonte de nutrientes essenciais que desempenham um papel vital na nossa saúde, rico em proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. O queijo oferece benefícios significativos quando incorporado de forma equilibrada em uma dieta, pois seus nutrientes são essenciais para a saúde dos ossos, músculos e sistema nervoso, contribuindo também para a manutenção de um sistema imunológico robusto. Além disso, alguns queijos, especialmente os produzidos a partir do leite A2, podem ser ainda mais benéficos, já que o leite A2 possui a mesma proteína encontrada no leite materno, que pode ser mais facilmente digerida por algumas pessoas em comparação com a variedade convencional. Para aqueles que possuem desconfortos digestivos é muito benéfico”, explica o  nutricionista Dereck Oak.

 

Redação SuperHiper 

Veja também

A era do autoatendimento

Muitos consumidores preferem resolver tudo sozinhos, mas isso não significa que tudo deve ser automatizado, &eacu...

Veja mais
Da resiliência do varejo a inteligência artificial, confira os insights extraídos da NRF´24

Durante evento realizado no Harvard Club, os sócios da BTR-Varese, Eduardo Terra e Alberto Serrentino, apresentar...

Veja mais
NRF 2024 discute alternativas para o sucesso do varejo alimentar

Para executivo da NielsenIQ, é necessário superar 6 desafios para atrair clientes com menor disposiç...

Veja mais
Como a automação está mudando o jogo no cotidiano do supermercado

A tecnologia está levando as operações a novos níveis e continua acelerando as mudanç...

Veja mais
As inovações que permearão o varejo alimentar em 2024

Sempre em evolução, o setor precisa ficar atento às perspectivas deste novo ano, como o retail medi...

Veja mais
4 tendências que poderão transformar os supermercados em 2024

Da mídia nas lojas aos movimentos de fusões e aquisições, o varejo de alimentos americano po...

Veja mais
Inovar nos negócios é chave para alcançar todos os tipos de públicos

Estudo aponta que 41% da Geração Z afirmaram que ‘facilidade de compra é um fator e...

Veja mais
Conheça as tendências de comunicação para o varejo alimentar em 2024

O ano está apenas iniciando e vários especialistas em comunicação estão em busca de i...

Veja mais
Orgânicos: os queridinhos da vez

36% dos brasileiros declararam-se consumidores de orgânicos, de acordo com pesquisa realizada A adesão a...

Veja mais