Páscoa tem menos lançamentos nas lojas

Leia em 3min 50s

Mesmo com bolso apertado do cliente, indústria acredita em vendas maiores ante 2021. Barras e bombons concorrem abertamente com os ovinhos de chocolate

 

Com a renda das famílias pressionada, fabricantes de chocolate confiam na volta das reuniões familiares e entre amigos para puxar as vendas da Páscoa de 2022. As grandes fabricantes ouvidas projetam um aumento médio de 10% nas vendas, levando ao melhor desempenho desde o início da pandemia.

 

Mas há a preocupação em como concretizar as projeções em meio ao cenário inflacionário e outros indicadores macroeconômicos que tiram renda do consumidor. De acordo com a pesquisa publicada pela Plataforma Gente, da Globo, 35% dos entrevistados pretendem reduzir seus gastos nesta Páscoa. Entre as razões estão “preços caros (23%)”, “situação financeira atual” (20%), “menos dinheiro disponível” (15%) e “desemprego” (12%).

 

Diante da maior resistência a preço do lado do consumidor, as fabricantes tiveram que seguir segurando parte dos repasses necessários. Dona da Ferrero Rocher e do Kinder Ovo, a italiana Ferrero reajustou em 5% a linha de produtos Kinder e não fez repasses para o restante. O presidente do grupo na América do Sul, Max De Simone, explica que a companhia estabelece seus preços considerando um horizonte mais amplo de inflação.

 

“Entendemos impactos a curto e médio prazo e buscamos manter perto da inflação média”, afirma, apontando que o mercado nacional é estratégico. “Queremos crescer no Brasil. Ganhar competitividade nos ajuda a ganhar participação.”

 

Hoje, o grupo tem 13% do segmento de mercearia doce. “Na Páscoa, quase dobramos nossa participação com os ovos.” A projeção da Ferrero é de que as vendas cresçam de 10% a 15% em volume e 15% em valores.

 

Além de sacrificar parte da margem ao absorver custos, o setor também acredita na diversificação do portfólio e menor dependência do principal produto da data para driblar as dificuldades de consumo. Levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas) mostra que os ovos de Páscoa estão 40% mais caros na comparação com o ano passado. Ainda assim, a expectativa dos supermercados paulistas é de que as vendas totais de chocolate cresçam 36% no período.

 

Essa perspectiva positiva vem, em grande parte, dos lançamentos. De acordo com a Abicab, associação que representa mais de 90% das empresas do setor, a Páscoa terá 150 novos produtos, 58% a mais do que foram criados um ano antes.

 

O portfólio de Páscoa de 21 itens da argentina Arcor é “praticamente” de renovações, diz o diretor marketing, pesquisa e desenvolvimento Anderson Freire. A dona da Tartuguita espera que o volume vendido cresça 10% ante 2021, quando teve “a melhor Páscoa nos últimos dez anos”.

 

De acordo com Freire, a estratégia da empresa está em ver a data como uma oportunidade não só para os tradicionais ovos, mas para aumentar as vendas de bombons e barras. “Fizemos todo um trabalho para levar produtos para toda família de forma que cabe no bolso dos consumidores. Produtos abaixo da inflação e a partir de R$ 10.”

 

A lógica é similar para as duas maiores fabricantes do mercado, Nestlé e Mondelez. A fabricante suíça, que também é dona da Garoto, diz que as vendas cresceram duplo dígito no ano passado e que espera ainda melhor desempenho em 2022. O portfólio de 24 itens tem ao menos 5 novidades, mas a expectativa é de que a linha regular também seja impulsionada. “Nosso portfólio conta com itens menores e preços mais acessíveis, como os mini ovos e os coelhos de chocolate”, diz Marcos Freitas, gerente de marketing de sazonais da Nestlé.

 

Alvaro Garcia, diretor de vendas da Mondelez, dona da Lacta, diz que a Páscoa é cada vez mais de chocolates e não só de ovos. A empresa subiu preços de alguns produtos e  e não de outros. “E lançamos outros para preencherem esse ‘gap’”, diz destacando os mini ovos a partir de R$ 11 e a nova barra de Oreo.

 

Mas mais do que o portfólio, Garcia aposta que a diversificação de canais como diferencial da Páscoa de 2022. A Lacta trouxe o metaverso para seu site, para que o consumidor se sinta numa loja física. Enquanto as vendas totais devem crescer 10%, a projeção para o canal digital é de 15% a 20%, diz ele.

 

Fonte: Valor


Veja também

Agência Brasil explica como limpar CPF negativado

Cadastro de empresas especializadas mostra como está seu nome   Ser impedido de fazer compras a prazo, n&a...

Veja mais
Indústria reforça verbas e parcerias para alavancar vendas no varejo

Novas estratégias foram traçadas diante a queda no movimento gerada pela pandemia e crise econômica ...

Veja mais
Sebrae revela aumento de pequenos negócios que fabricam chocolates

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que o ...

Veja mais
Venda de alimentos orgânicos cresce acima do esperado

Dados da Organis mostram ainda que houve um incremento no número de produtores envolvidos com essa atividade...

Veja mais
Supermercados reforçam vocação de saúde e bem-estar

Ideia de “alimento como remédio” ganha força no varejo e é bem aceita por quase metade ...

Veja mais
Saiba quem são as 10 maiores varejistas do mundo

Dados globais da Kantar mostram ainda o comportamento de vários segmentos durante o segundo ano da pandemia &nbs...

Veja mais
Instagram e Facebook ganham força na venda online de alimentos

Redes sociais já são responsáveis por 25% do tráfego em sites e aplicativos de supermercados...

Veja mais
Clientes já dão o tom da Páscoa este ano: colorido e miúdo

Monitoramento de compras revela o valor do ticket médio gasto até o momento, faltando menos de um mê...

Veja mais
Inflação mexe na forma como o varejo trabalha a categoria de chocolate na Páscoa

Elevação nos custos na matéria-prima fez supermercadistas alternarem os tipos de produtos de c...

Veja mais