Foodtech recebe aporte milionário e mira expansão no varejo brasileiro

Leia em 2min 40s

A startup chilena pretende transformar o Brasil no maior mercado da América Latina  

 

A foodtech chilena NotCo, que produz alimentos como leite, maionese e hambúrguer à base de plantas, não só chegou ao hall de unicórnios antes do previsto, como entrou para a lista com uma avaliação de US$ 1,5 bilhão, após um aporte de US$ 235 milhões liderado pela gestora americana Tiger Global.

 

A lista de investidores renomados da startup também aumentou com a entrada de celebridades como o piloto de fórmula 1 Lewis Hamilton e o tenista Roger Federer, que se juntam a Jeff Bezos, fundador da Amazon.

 

“Já entramos valendo um unicórnio e meio”, diz Matías Muchnick, fundador e CEO da NotCo, que previa entrar no grupo das startups bilionárias no fim do ano. “Para uma empresa criada em 2015, tudo tem acontecido antes do previsto”, comenta o executivo.

 

O novo aporte ajuda a empresa a ampliar categorias de produtos na América do Norte e chegar mais rápido à Europa e à Ásia. O México também é um novo mercado para a empresa, que já vende produtos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Estados Unidos.

 

No mercado brasileiro, a NotCo acelera a expansão para fora do estado de São Paulo, onde chegou em março de 2019. A próxima parada é o Rio, em agosto, com Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Salvador no radar.

 

A companhia também tem ampliado o portfólio à base de plantas e os canais de venda. O Not Milkinho, uma versão vegana do Toddynho, é novidade no portfólio e chega em agosto a prateleiras físicas e virtuais. Além da Amazon, a NotCo chegou ao Mercado Livre, há um mês e quer entrar em restaurantes – nos Estados Unidos, a empresa tem produtos nas redes de fast-food Burger King e de pizzarias Papa John’s.

 

Nos próximos meses, Muchnick prepara-se para ampliar a linha de carnes vegetais para produtos Not Chicken, que simulam a consistência e o sabor de carnes de aves e diz estar de olho no segmento de “não pescados” para o ano que vem.

 

O CEO pretende transformar o Brasil no maior mercado na América Latina para a empresa, ultrapassando o Chile. As vendas de proteínas à base de plantas têm sido cada vez mais disputadas no país, não só por startups, como a brasileira Fazenda Futuro e a americana Beyond Meat, como por grupos tradicionais como JBS e BRF. Globalmente, a ideia é que os Estados Unidos respondam por 50% do faturamento total em 2022.

 

Ao contrário do que se pode imaginar, as vendas da NotCo não dependem dos veganos. No Brasil, segundo a empresa, 92% dos consumidores de “não leites” são o que a empresa chama de flextarianos, ou carnívoros que desejam o consuvoros que desejam o consumo de alimentos de base vegetal em suas dietas.

 

A companhia já tinha outros fundos na base acionária, como a Kaszek, General Catalyst e a Enlightened Hospitality Investments, gestora associada ao Union Square Hospitality Group, do fundador da Shake Shack, Danny Meyer.

 

Fonte: Pipeline Valor  


Veja também

FMI vê alta de 5,3% no PIB do Brasil em 2021, mas mantêm projeção global de crescimento

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a projeção de PIB do Brasil em 2021. Pelas ...

Veja mais
Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 6,56%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA - a inf...

Veja mais
Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 6,56%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA - a inf...

Veja mais
Agência Brasil explica a alta da taxa Selic

Atualmente em 4,25% ao ano, a taxa Selic interfere direta e indiretamente no dia a dia dos brasileiros. Definida como os...

Veja mais
CNI: pandemia ainda afeta oferta e custo de matérias-primas

O principal problema das indústrias no segundo trimestre de 2021 ainda foi a falta e o alto custo das maté...

Veja mais
Prévia da inflação oficial fica em 0,72% em julho, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflaç&...

Veja mais
Pix poderá ser usado em aplicativos de mensagens e compras online

O Banco Central (BC) anunciou hoje uma atualização do Pix para ampliar o uso do sistema de pagamentos inst...

Veja mais
CNC: intenção de consumo das famílias mantém ritmo de crescimento

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 2% em julho, alcançando a segunda alta consec...

Veja mais
Índice de confiança da indústria cresce 0,2 ponto em julho

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) cresceu 0,2 ponto em julho deste ano, em comp...

Veja mais