Confiança do comércio cresce com melhora nas vendas

Leia em 2min 50s

Continuidade do bom humor do empresário caminha lado a lado com a evolução da pandemia, diz FGV

 

Impulsionada pela melhora nas vendas no varejo, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 2 pontos em junho, para 95,9 pontos, informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). A alta mensal, a terceira consecutiva, mesmo em meio à pandemia, levou a confiança do comércio ao maior patamar desde outubro de 2020 (95,8 pontos). O economista da FGV Rodolpho Tobler, alerta, entretanto, que a sustentabilidade do bom humor do varejista depende da evolução da pandemia.

 

Na prática, o comerciante não está confiante em relação à melhora no número de casos e de óbitos por covid-19 nos próximos meses. O surgimento de novas variantes da doença, mais transmissíveis, torna mais cauteloso o empresariado do setor, que não tem certeza da sustentabilidade de vendas em um cenário de piora da crise sanitária, acrescenta Tobler.

 

Ao detalhar a falta de confiança do empresariado quanto ao futuro, o economista cita como exemplo a evolução dos dois sub-indicadores componentes do Icom. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 9,3 pontos de maio para junho, para 104,2 pontos – o maior patamar de pontuação desde outubro de 2020 (105,1 pontos) e o primeiro resultado acima de 100 pontos do ano, quadrante favorável do indicador. Em contrapartida, o Índice de Expectativas (IE) caiu 5,6 pontos, para 87,6 pontos no mesmo período, notou o técnico.

 

“Creio que estamos em uma situação parecida com a do início do terceiro trimestre do ano passado”, observa o economista, que lembra que, na época, uma ligeira melhora dos números de casos e de óbitos por covid-19, além de pagamento de auxílio emergencial em valor de R$ 600, elevou vendas do comércio e, por consequência, a confiança do empresariado do setor.

 

“O volume de vendas reagiu, na época, e depois veio uma frustração”, diz Tobler, recordando a piora da pandemia nos últimos meses de 2020, bem como pagamento de auxílio emergencial cortado pela metade no quarto trimestre. Esses fatores desaceleraram ritmo de vendas no setor, pontua.

 

Lembrar o que ocorreu no ano passado faz com que o comerciante seja mais cauteloso esse ano, avalia Tobler. O economista comenta que outros países vivem um período de grande incerteza, com avanço da variante Delta, originada da Índia, conduzindo a novos casos da doença. Ele não descarta possibilidade de o mesmo ocorrer no Brasil.

 

Para que o Icom continue a subir em horizonte de longo prazo, o especialista cita como condição sanitária ter pandemia finalizada ou pelo menos minimamente controlada, além de melhora nos cenários político e econômico.

 

O especialista comenta o atual ambiente de incerteza política e, no contexto macroeconômico, diz ser preciso uma retomada mais robusta no mercado de trabalho para aumentar o nível de consumo, visto que o valor do auxílio emergencial nesse ano é menor, em torno de R$ 150. “Mas acredito que a pandemia é o principal fator, é o primeiro fator” de influência na alta do Icom, diz. “Com a pandemia mais controlada, todos fatores mais dependentes [em economia e em política] tem mais clareza de trajetória.”


Redação SuperHiper 


Veja também

Desemprego mantém recorde de 14,7% no trimestre encerrado em abril

O desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, segundo divulgou ...

Veja mais
Inflação do aluguel desacelera em junho, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), normalmente usado para reajustar os contratos de aluguel, desa...

Veja mais
Inflação da indústria desacelera em maio puxada pela queda do dólar, aponta IBGE

A inflação da indústria avançou 1% em maio, o que representa uma desaceleração...

Veja mais
Índices de confiança do comércio e serviços sobem em junho, diz FGV

Os índices de confiança do comércio e do setor de serviços cresceram, pela terceira vez cons...

Veja mais
Pandemia ainda provoca impactos no mercado de trabalho, diz Ipea

A melhora da atividade econômica e o crescimento da população ocupada não foram suficientes p...

Veja mais
Taxas de juros recuam em maio, diz Banco Central

A taxa média de juros paga pelas famílias no crédito livre caiu em maio para 39,9% ao ano. O n&uacu...

Veja mais
Confiança da indústria sobe 3,4 pontos em junho

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), c...

Veja mais
Previsão do mercado financeiro para crescimento do PIB sobe para 5,05%

As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) elevaram a projeção para o c...

Veja mais
IPCA-15: prévia da inflação oficial fica em 0,83% em junho

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da infla&cced...

Veja mais