60% dos consumidores brasileiros diminuirão gastos em 2021, aponta BCG

Leia em 3min

Com o fim do auxílio emergencial e o cenário econômico global fragilizado, 60% dos brasileiros esperam diminuir os gastos em 2021. Esse é um dos principais resultados da nova edição do Consumer Sentiment Brasil, pesquisa conduzida pelo Boston Consulting Group (BCG) que tem o objetivo de entender o perfil e a demanda do consumidor.

 

Ao analisar as expectativas por classe econômica, o estudo revela que as classes D e E possuem perspectiva negativa em relação aos impactos na renda. Isso se dá, em grande parte, pela combinação dos efeitos do desemprego – que ainda devem ser sentidos este ano – e o término do auxílio governamental. A classe A, por sua vez, considera que 2021 não será diferente do ano anterior em termos de renda.

 

O levantamento ainda constata que a pandemia impulsionou a preocupação do brasileiro em guardar dinheiro. No período pré-pandemia, o tópico não aparecia no ranking de categorias em que os consumidores pretendiam investir. Contudo, a preocupação em guardar dinheiro apareceu na oitava posição em março de 2020 e foi subindo ao longo dos meses.

 

Para o BCG, economias são investimentos a longo prazo e esse não era um hábito muito praticado por brasileiros no passado. Em rankings anteriores à pandemia, essa categoria não aparecia e essa pesquisa já a inclui no top 4. No entanto, a consultoria pontua que ainda é cedo para afirmar se esse hábito será temporário ou não, mas acredita que o coronavírus ajudou a iniciar um novo ciclo do consumidor brasileiro de valorização desses investimentos de longo prazo.

 

Ainda de acordo com o estudo, a categoria de não essenciais – como roupas e eletrônicos – será a mais afetada com o fim do auxílio emergencial, com 58% dos entrevistados afirmando que diminuirão as compras neste segmento durante o ano. A categoria de alimentos e bebidas é a segunda mais afetada (47%), seguida de despesas domésticas (36%), desde itens decorativos ao aluguel.

 

Já o e-commerce atingiu novos recordes no primeiro semestre de 2020 e registrou um crescimento de 47% nas vendas por meio de canais online. O BCG aponta que a influência digital na jornada do consumidor brasileiro é cada vez maior: em 2019, 59% dos entrevistados mencionaram a influência de canais digitais enquanto em 2020 o índice foi de 69%. Apesar dos canais digitais contribuirem com o crescimento do e-commerce, o comércio de conversação se destaca como um canal chave. De acordo com a pesquisa, 47% de pessoas da geração baby boomer esperam realizar mais compras por este meio.

 

A pesquisa também revela o aumento nas intenções de praticar atividades externas, hábitos represados pela pandemia. 62% dos entrevistados pretende viajar a lazer esse ano, 50% desejam passear por shoppings, 55% quer comprar em lojas físicas e 52% deseja comer em restaurantes. Para o BCG, esses índices mostram que as pessoas não só acreditam que a recessão de oferta será atenuada em 2021, como também revelam a intenção dos consumidores de recuperar os hábitos de consumo que tinham antes da pandemia.

 

Em relação à pandemia, muitos brasileiros condicionam o retorno das atividades externas à imunização. Para 65% dos entrevistados o coronavírus estará sob controle quando houver vacina. Ainda neste contexto, 54% dos respondentes acreditam que tomarão a vacina assim que ela estiver disponível no país, enquanto apenas 8% afirmam que não tomarão de qualquer modo.

 

Fonte: Newtrade


Veja também

FAO: Índice de preços de alimentos em 2020 registra maior alta em 3 anos

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricul...

Veja mais
Inflação pelo IGP-DI sobe 0,76% em dezembro e acumula alta de 23,08% em 2020

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou 0,76% em dezembro de 2020, depois de ...

Veja mais
IBGE: indústria cresce 1,2% em novembro, sétima alta consecutiva

Pelo sétimo mês seguido, a produção da indústria nacional cresceu frente ao mês ...

Veja mais
Varejo no Brasil deixará de faturar R$ 15,8 bi com feriados, diz FecomercioSP

O varejo no Brasil deixará de faturar R$ 15,8 bilhões com os 12 feriados nacionais do calendário of...

Veja mais
IPC-Fipe sobe 0,79% em dezembro e termina 2020 com avanço de 5,62%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo registrou alta de 0,79% em dezembro e encerrou ...

Veja mais
Inflação dos mais pobres acumula alta de 6,30% em 2020, aponta FGV

Puxado pelo aumento dos preços dos alimentos, o Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) ...

Veja mais
Indicador de tendência de emprego sobe em dezembro e atinge maior patamar desde fevereiro de 2020

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) encerrou 2020 em seu maior patamar desde fevereiro do ano passado, indicando ...

Veja mais
Pedidos de seguro-desemprego aumentam 1,9% em 2020 e somam 6,8 milhões no ano

O número de pedidos de seguro-desemprego aumentou 1,9% em 2020. Foram 6,784 milhões de solicitaç&ot...

Veja mais
Medo do desemprego é crescente entre os brasileiros, aponta CNI

O medo de perder o emprego é crescente entre os brasileiros. A preocupação é ainda mais inte...

Veja mais