Pesquisa mostra como está a digitalização do varejo com a pandemia

Leia em 1min 40s

A pandemia do novo coronavírus gerou grandes transformações no varejo. Com lojas físicas fechadas e a necessidade de vendas pela internet, diversos lojistas tiveram que adaptar suas operações, gerando um crescimento da digitalização. Para avaliar como se deu esse processo, oE-Commerce Brasil, em parceria com a agência de marketing digital Raccoon, realizou a pesquisa "A digitalização do varejo brasileiro pós-pandemia", visando entender melhor as estratégias.

 

Foram entrevistadas 129 pessoas ligadas ao varejo e à indústria durante o mês de setembro e chamou a atenção o aumento do investimento no digital. 89,1% dos que responderam acreditam na importância da estratégia digital.

Mas qual é o objetivo desses varejistas? A maioria (60,5%) acredita que a estratégia de marketing é fundamental para o aumento da receita. A maioria também acha que o marketing pode auxiliar no aumento da presença da marca. Com os prejuízos gerados pela pandemia, as estratégias online também podem aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) para 27,1% dos entrevistados.

 

Operação digital cada vez mais dentro do varejo

 

Outro ponto da pesquisa que chama a atenção se refere à forma com que é feita a operação digital. Mais da metade (50,4%) responderam que ela acontece internamente, mas 39,5% já a fazem de forma mista.

Apenas 4,7% dos entrevistados responderam não possuir qualquer tipo de operação digital e outros 5,4% a fazem apenas externamente.

 

Consumo de conhecimento


A pesquisa do ECBR em parceria com a Raccoon também quis saber como esses profissionais de varejo estão preocupados em adquirirem conhecimento. As redes sociais ainda aparecem como uma importante fonte para 52,7% dos entrevistados, mas blogues especializados ainda são tidos como um ambiente de segurança para 72,1% dos que responderam.

Não são apenas blogues e redes sociais que chamam a atenção dos profissionais de varejo. Os grandes portais também agregam conhecimento para 52,7% dos entrevistados.

 

Clique aqui e veja mais.

 

 

Fonte: Newtrade


Veja também

Indicadores de emprego indicam percepção negativa sobre mercado

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), divulgado hoje (7), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia...

Veja mais
IGP-DI tem inflação de 3,30% em setembro

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou inflação de 3,30% em s...

Veja mais
CNC projeta queda de 4,8% nas vendas para o Dia das Crianças

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta uma retra&cced...

Veja mais
OMC revisa previsão e vê queda de 9,2% no comércio global de bens em 2020

A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou nesta terça-feira (6) sua previsão pa...

Veja mais
Faturamento da indústria em agosto supera o do período pré-pandemia, informa CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou na terça-feira (5) que o faturamento de ...

Veja mais
Ipea aponta avanço de 3,4% em investimentos em julho

Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra avanço de 3,4% em invest...

Veja mais
FMI melhora projeção e prevê recuo de 5,8% para economia brasileira

A previsão de contração da economia brasileira neste ano passou de 9,1% pra 5,8%, divulgou ontem (5...

Veja mais
Inflação para família com renda mais baixa sobe para 0,89% em setembro

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação da cesta de compra...

Veja mais
Reforma tributária tem potencial para elevar investimentos em até 25% em 15 anos, diz estudo

Em compasso de espera no Congresso, a reforma tributária, que prevê a simplificação do sistem...

Veja mais