Maia pede que Senado retome discussão da reforma tributária

Leia em 3min

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira (16) que pediu ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para considerar a retomada das discussões da reforma tributária no Congresso. Segundo Maia, a pressão não é da Câmara, mas da sociedade.

 

Em fevereiro, Câmara e Senado instalaram uma comissão mista para unificar os projetos que tramitam nas duas casas. No entanto, em razão da pandemia do novo coronavírus, os trabalhos não avançaram.

Maia tem defendido que a discussão avance neste semestre, entre outros motivos, para ajudar na recuperação da economia. A reforma é considerada uma pauta prioritária pela equipe econômica.

O presidente da Câmara argumentou que o ideal seria fazer as discussões junto com os senadores. Mas, segundo ele, Alcolumbre sinalizou que não teria condições de discutir o tema no momento, por causa da crise da pandemia.

 

Nesta quinta, deputados fizeram uma reunião técnica para retomar as discussões sobre a reforma tributária, sem a presença dos senadores. "Ontem [quarta] conversei com o presidente Davi e pedi a ele para refletir na importância, que a gente possa retomar o debate na comissão mista. Não queremos aprovar a reforma da Câmara, mas a proposta do Congresso Nacional, junto com o governo federal", afirmou. "Torcer para que o Senado venha junto conosco. Aqui não é questão de forçar, de pressionar. A pressão não é nossa, a pressão é da sociedade em relação ao parlamento" acrescentou Maia.

 

Reforma


Diferentes governos tentaram, sem sucesso, fazer a reforma tributária nas últimas décadas, focados principalmente na tributação sobre o consumo, mas esbarraram em resistências de caráter regional, partidário e de diferentes setores produtivos, todos eles representados no Congresso Nacional.

 

A simplificação da cobrança de impostos é considerada por especialistas como fundamental para a retomada do crescimento econômico. Analistas e investidores reclamam do elevado número de tributos e da complexidade do sistema tributário brasileiro, e avaliam que isso afasta investimentos.

 

Posição do governo


No ano passado, o governo federal indicou que iria propor a criação de um imposto sobre valor agregado (IVA) federal, mantendo o atual patamar de arrecadação, e outro para os estados e municípios - sendo caracterizado, assim, como um IVA dual.

A ideia é englobar no IVA federal o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre consumo. A alíquota do novo tributo, segundo as simulações, deverá ficar entre 11% e 12%.

Além disso, informou que também estava avaliando a criação de um imposto sobre produtos com efeitos colaterais, como cigarros e bebidas, o que poderá resultar na elevação dos preços desses produtos.

 

Outra frente de estudos, do governo federal, engloba mudanças nas regras do Imposto de Renda das empresas e das pessoas físicas. Essas mudanças envolvem redução da tributação do IR das empresas: aumento do limite de isenção das pessoas físicas; taxação maior para ricos; limitação de deduções e retomada da taxação da distribuição de lucros e dividendos.

 

Outro objetivo da área econômica também é diminuir o peso da tributação sobre a folha de pagamentos. Para isso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta semana que o governo pretende incluir na reforma tributária a criação de um imposto de 0,2% sobre pagamentos ou comércio em meio eletrônico.

 

 

Fonte: G1

 

 


Veja também

71% dos brasileiros cortaram gastos na pandemia, diz pesquisa da CNI

A maioria dos brasileiros segue cortando gastos durante a pandemia do novo coronavírus, segundo revela levantamen...

Veja mais
Covid-19: 80% dos executivos no país esperam queda na receita em 2020

Para 80% dos executivos brasileiros, a pandemia de covid-19 deverá causar queda na receita ou no lucro das empres...

Veja mais
Confiança do empresário do comércio volta a crescer após quatro meses

Após ter alcançado o menor patamar da série histórica no mês passado, o Índice ...

Veja mais
Pandemia fecha 39,4% das empresas paralisadas, diz IBGE

A pandemia do novo coronavírus provocou o fechamento de 522,7 mil empresas de um total de 1,3 milhão que e...

Veja mais
Governo estima inflação menor neste ano e salário mínimo deve subir menos em 2021

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia informou nesta quarta-feira (15) ...

Veja mais
Ministério da Economia mantém queda projetada de 4,7% para PIB em 2020

O Ministério da Economia manteve nesta quarta-feira sua projeção de queda para o Produto Interno Br...

Veja mais
Incerteza com dinheiro e emprego é risco real à retomada global

A pandemia do coronavírus está lançando o mundo na insegurança financeira e ameaçando...

Veja mais
Indicador do Ipea revela aceleração inflacionária

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, do mês de junho, mostrou aceleração i...

Veja mais
IGP-10 acelera a alta a 1,91% em julho sob peso de combustíveis, diz FGV

 Os preços dos combustíveis pesaram tanto no atacado quanto no varejo e o Índice Geral de Pre&...

Veja mais