BC reduz juros pela 5ª vez, para 4,25% ao ano, o menor nível da história

Leia em 2min 40s

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central cortou a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, de 4,5% para 4,25% ao ano. É o menor patamar desde o início da série histórica, em 1996. Foi o quinto corte seguido, e a decisão foi unânime. Em comunicado, o Copom indicou que deve parar de baixar os juros por enquanto. "Considerando os efeitos defasados do ciclo de afrouxamento iniciado em julho de 2019, o Comitê vê como adequada a interrupção do processo de flexibilização monetária", diz o texto.

 

Os próximos passos, ainda segundo o comitê, continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas para a inflação. Essa foi a primeira reunião do Copom no ano. No último encontro, em 11 de dezembro, o BC havia reduzido a Selic de 5% para 4,5% ao ano.

 

Ciclo de cortes da Selic começou em 2016 Em outubro de 2016, o BC deu início a uma sequência de 12 cortes na Selic. Neste período, a taxa de juros caiu de 14,25% ao ano para 6,5% ano. De maio de 2018 até junho de 2019, a taxa foi mantida no mesmo patamar. Foram dez encontros do Copom sem mudanças na Selic. No final de julho do ano passado, o Copom reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual, para 6% ao ano. O último corte foi feito em dezembro, de 5% para 4,5% ao ano.

 

Juros ao consumidor são mais altos A Selic é a taxa básica da economia e serve de referência para outras taxas de juros (financiamentos) e para remunerar investimentos corrigidos por ela. A Selic não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos. Segundo os últimos dados divulgados pelo BC, a taxa de juros média do cheque especial, por exemplo, foi de 302,5% ao ano em dezembro, enquanto a do rotativo do cartão foi de 318,9%.


Poupança rende menos

 

Com os juros baixos, a poupança rende menos devido a uma regra criada em 2012. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR (Taxa Referencial). Porém, quando a Selic é igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais TR.


Juros x inflação

 

Os juros são usados pelo BC como uma ferramenta para tentar controlar a inflação. De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a cair. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo.

 

A meta é manter a inflação em 4% este ano, mas há uma tolerância de 1,5 ponto para cima e para baixo, ou seja, pode variar entre 2,5% e 5,5%. A inflação fechou 2019 em 4,31%, dentro da meta do governo para o ano passado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Fonte: Uol

 


Veja também

Rogério Marinho defende MP do Contrato Verde e Amarelo em comissão mista

O aumento da geração de empregos pela inserção dos jovens no mercado de trabalho e da racion...

Veja mais
Estados reagem a plano de Bolsonaro de zerar impostos

O presidente Jair Bolsonaro abriu na quarta-feira, 5, uma guerra com os Estados ao desafiar os governadores a reduzirem ...

Veja mais
Senadores pedem definição de prioridades para reforma tributária

Senadores que participaram hoje (4) da primeira reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE...

Veja mais
Comissão da MP do Contrato Verde-Amarelo aprova plano de trabalho

A Comissão Mista que examina a medida provisória do Contrato de Trabalho Verde-Amarelo (MP 905/2019) aprov...

Veja mais
Inflação da baixa renda começa 2020 com desaceleração

A alta menor dos preços dos alimentos aliviou a taxa de inflação para as famílias de baixa r...

Veja mais
Pesquisa aponta incremento de 5,6% ao PIB per capita do País com cooperativismo de crédito

O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgou pesquisa in...

Veja mais
Com déficit de US$ 1,7 bi, balança comercial tem pior resultado para janeiro desde 2015

O Brasil teve déficit comercial de US$ 1,745 bilhão em janeiro, pior dado para o mês em cinco anos, ...

Veja mais
Produção industrial brasileira fecha 2019 com queda de 1,1%

A indústrias extrativas do país fechou 2019 com uma queda de 1,1%, segundo dados da Pesquisa Industrial Me...

Veja mais
Desemprego cai, mas informalidade é recorde

O desemprego no Brasil caiu para 11% no último trimestre de 2019, a menor taxa desde março de 2016, de aco...

Veja mais