Auxílio para garantir sustentabilidade do negócio

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Os micro e pequenos empresários são os grandes responsáveis por movimentar a economia brasileira. São nestas empresas que são gerados cerca de 54% dos empregos formais no País e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo o Sebrae, o Brasil possui mais de 17 milhões de pequenos negócios, representando 98% dos estabelecimentos totais.

 

Além da sazonalidade, da concorrência e de diversos trâmites burocráticos, um dos desafios destes gestores é conseguir capital de giro para movimentar seus negócios. É nesta hora que o crédito pode ser um aliado.

 

Dentre as principais demandas do empresariado em termos de empréstimos, as que registram mais procura são linhas para financiar o ciclo produtivo, comprar insumos, para pagar fornecedores, funcionários ou pagar tributos. Se por um lado o crédito pode garantir a sustentabilidade dos negócios, ainda mais nestes períodos mais conturbados da economia doméstica; por outro, é um filão que os bancos encontram para oferecer seus produtos, e que contam com a garantia de maquinários, recebíveis e até mesmo imóveis como forma de mitigar os riscos e assim possibilitar oferecer melhores taxas.

 

Relacionamento

 

Com mais de cinco mil pontos de atendimento, o Banco do Brasil é um dos pioneiros no Brasil a oferecer este tipo de serviço e hoje conta com duas principais linhas: o BB Giro Digital e o BB Giro Empresa. “Nas linhas de menor porte, o cliente consegue prazo de até 24 meses, com até três meses de carência para a primeira parcela”, explica Ademir Alves Pereira, gerente executivo da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil. O Banco tem investindo na especialização do atendimento aos clientes MPE, com a criação de agências exclusivas para atendimento a esse público, as agências Empresa. São 173 agências em todo o país, com cerca de 7 mil gerentes e assistentes voltados ao atendimento e assessoria às micro e pequenas empresas

 

Segundo o diretor do BB, clientes com histórico maior de relacionamento conseguem prazo mais elevados, que podem ir até 36 meses. A questão da garantia também é considerada. “O relacionamento conta muito e é sempre bem preponderante para a análise. Isso é feito numa diretoria de crédito específica”, conta. “O preço é personalizado para cada cliente. Para lojista, por exemplo, tem taxa a partir de 0,94%, uma taxa bem competitiva”, complementa Pereira. De acordo com o BB, do total de 17 milhões de pequenos negócios, 2,2 milhões são clientes da instituição.

 

Garantia

 

As taxas também variam de acordo com o produto e o relacionamento do cliente no Itaú Unibanco. Para o produto Capital de Giro, por exemplo, as taxas vão de 0,90% a.m. a 6% a.m., com prazos que variam de 6 a 60 meses, de acordo com o relacionamento e garantia do produto. Para as empresas que necessitam de crédito no curto prazo para honrar compromissos, o Itaú Unibanco oferece o Capital de Giro – empréstimo parcelado ideal para organizar o fluxo de caixa. “Entre as vantagens do produto, estão a possibilidade de pagamento em até 60 meses, com parcelas fixas, e até 90 dias para pagar a primeira parcela”, pontua André Daré, diretor do Itaú Unibanco. São aceitos como garantia recebíveis de cartões, imóveis, duplicatas e aplicações financeiras, entre outras opções. A contratação pode ser realizada na agência, nos caixas eletrônicos ou pelo Itaú Empresas via internet ou celular, sujeito à análise de crédito”, explica o diretor do Itaú Unibanco.

 

Canais digitais

 

Já o Bradesco tem direcionado os esforços para disponibilizar cada vez mais, soluções nos canais digitais, proporcionando mais comodidade, flexibilidade e conveniência aos clientes. “Nosso foco é promover a melhor experiência ao cliente em sua jornada de contratação, oferecendo a tranquilidade de contar com limites pré-aprovados para aproveitar oportunidades de negócio ou atender a uma necessidade para cobertura do seu fluxo de caixa”, diz a instituição, que pratica taxas a partir de 1,39% a.m. Para o giro simples, o Bradesco oferece limite para empréstimo de até R$ 200 mil. O ticket médio praticado neste ano é da ordem de R$ 167 mil, informa a instituição.

 

Bonificação

 

A estratégia utilizada pelo Santander para conquistar esse público é apostar na bonificação para o bom pagador. “O Giro Recompensa e Giro Bonificado são produtos que reconhecem quem paga as parcelas do crédito na data certa. O cliente pode ser isento de até quatro parcelas no final do contrato”, esclarece a instituição financeira. Para pequenas empresas, o Santander oferece o atendimento unificado, onde o cliente pessoa física e pessoa jurídica passa a ser atendido por um único gerente de relacionamento. Para o médio empreendedor, o banco disponibiliza os polos de atendimento empresas, que já conta com 280 agências especializadas neste perfil de empreendedor. Essas agências possuem espaços diferenciados, que proporcionam maior interação entre as equipes comerciais.

 

Como estratégia para angariar novos clientes, o Santander aposta ainda no Programa Avançar, uma iniciativa do banco para clientes e não clientes, que tem como objetivo promover espaços inspiradores e de networking visando oferecer soluções para o desenvolvimento do empreendedor, através de conteúdo on line, como cursos, vídeos e notícias, além de eventos presenciais que apoiam as empresas em diversas áreas de gestão e estratégia, ferramentas para recrutamento e seleção e expansão para o mercado internacional. O programa também conta com parceiros nas áreas de educação empresarial e ambiente digital.

 

Fonte: DCI

 


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