Tendência é dos índices de inflação ficarem sob controle no curto prazo

Leia em 4min 10s

 

Os indicadores de inflação ficaram negativos em novembro, especialmente por conta da baixa dos preços administrados, com destaque para energia e combustíveis. A tendência é que esses índices continuem sob controle no próximo ano. De acordo com especialistas, ainda há uma persistente ociosidade da capacidade instalada da economia que limita pressões inflacionárias.

 

Diante desse cenário, o próximo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que substituirá o atual chefe da instituição Ilan Goldfajn, deve ter, ao menos no próximo ano, uma gestão sem grandes turbulências.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 0,21% em novembro, enquanto em outubro a taxa foi de 0,45%. O resultado é o menor desde junho de 2017 (-0,23%) e para meses de novembro desde a implantação do Plano Real, em 1994.

 

O acumulado no ano ficou em 3,59%, acima dos 2,50% registrados em igual período de 2017. Em 12 meses, o índice ficou em 4,05%, abaixo dos 4,56% em intervalo imediatamente anterior, mostram dados divulgados na última sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O grupo dos Transportes (-0,74%) e da Habitação (-0,71%) foram os principais itens que provocaram a baixa do IPCA. No caso dos Transportes, a queda foi provocada pelo recuo dos preços dos combustíveis (-2,42%), sendo que a gasolina ficou, em média, 3,07% mais barata em novembro. Já as quedas do óleo diesel e do etanol foram menos intensas, -0,58% e -0,52%, respectivamente, ante as altas de 2,45% e 4,07% registradas em outubro.

 

No caso da Habitação, o destaque ficou com o item energia elétrica (-4,04%), a maior contribuição negativa no IPCA de novembro. A queda foi motivada pela mudança na bandeira tarifária de vermelha para amarela no mês passado.

A economista da 4E Consultoria Giulia Coelho lembra que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou bandeira tarifária verde para dezembro, o que irá baratear ainda mais os preços.

Além disso, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, chegou a afirmar, na última quinta-feira, que o atual volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas indica que a bandeira tarifária permanecerá verde por “muito tempo”.

 

Em relação aos preços dos combustíveis, Giulia ressalta que, a partir do final do setembro, começou a ocorrer uma queda da taxa de câmbio, que vinha em movimento de alta desde meados do ano.

“Com essa diminuição do câmbio, a Petrobras se viu obrigada a reduzir o preço dos combustíveis nas refinarias. Porém, esses preços ficaram represados durante algumas semanas. As distribuidoras mantiveram uma margem alta e não reduziram na bomba. Por outro lado, percebemos que houve um desrepresamento muito forte em novembro, o que acabou provocando uma queda dos preços ao consumidor”, comenta Giulia.

 

Outros indicadores

 

Os combustíveis também foram responsáveis pela deflação de 1,14% do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de novembro, também divulgado na última sexta-feira. Este é composto pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

 

O IPA, por exemplo, desacelerou de 0,17% em outubro para -1,70% em novembro, puxado por Bens Finais, que caíram 1,01%, O principal responsável por este recuo foi, justamente, o subgrupo combustíveis para o consumo, cuja taxa passou de -2,82% para -15,17%.

 

Já o IPC recuou 0,17% no mês passado, na esteira de uma queda de 0,57% dos Transportes. Dentro deste grupo, a gasolina caiu 2,9%.

Na avaliação do pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) Carlos Thadeu, este cenário mais benigno dos combustíveis e energia elétrica, somado à persistência da elevada capacidade ociosa das empresas, indicam que os preços devem ficar sob controles no próximo ano.

 

Diante deste quadro, Carlos Thadeu afirma que a taxa básica de juros (Selic) deve mesmo encerrar 2019 abaixo do que vinha se esperando há pouco tempo atrás. O Boletim Focus do BC, por exemplo, cortou, há duas semanas, de 8% para 7,75% a perspectiva de juros para o ano que vem. Para este ano, mantém-se em 6,5%.

 

Reformas

 

Giulia Coelho conta que a 4E também reduziu as suas projeções para a taxa básica, de 9% para 8%. “Nós estávamos com 9,0% na nossa última projeção de Selic para 2019”, diz.

 “Após as eleições, vimos que o próximo governo deve passar por alguma dificuldade na aprovação de reformas, restringindo, portanto, o crescimento econômico esperado para o próximo ano e levando a menores pressões inflacionárias. Tal cenário nos levou a reduzir nossa projeção para 8,0% para 2019”, reforça a economista da 4E Consultoria.

 

 

Fonte: DCI

 

 

 


Veja também

Consumo: Amigo secreto reduzirá gastos do Natal

Com capacidade de injetar até R$ 5,1 bilhões através da troca de presentes, o tradicional amigo sec...

Veja mais
IPC-S reduz queda a 0,06% 1ª quadrissemana de dezembro, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) iniciou dezembro com queda de 0,06 por cento, contra defl...

Veja mais
Focus: Economistas passam a ver Selic mais baixa em 2019 com cenário de inflação cada vez mais fraca

Com o cenário de inflação cada vez mais fraca, os economistas consultados na pesquisa Focus do Banc...

Veja mais
Chocolate se fortalece e se estabelece como presente de Natal no Brasil

Opção que cabe no orçamento e que resolve com rapidez a necessidade de um mimo de última hor...

Veja mais
Kantar Worldpanel: Consumo de cerveja cresce no Brasil

Alcançando 63,4% dos domicílios brasileiros atualmente, a cerveja vem ampliando sua presença: no an...

Veja mais
Conab divulga produtos com descontos no financiamento de agricultores em dezembro

Foi divulgado nesta sexta-feira (7) a lista com os 13 produtos que vão receber o bônus de descontos do Prog...

Veja mais
Preço do leite pago ao produtor caiu quase 4% em Mato Grosso, diz Imea

  O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) prevê um aumento na oferta de leite no e...

Veja mais
Procon divulga pesquisa de produtos da ceia de Natal

O Procon, realizou na quinta-feira (6) a primeira pesquisa de produtos de ceia de natal 2018. O levantamento envolveu 10...

Veja mais
Para 43% dos lojistas, Natal deste ano será melhor

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (Cndl) apontou que 43% dos va...

Veja mais