Atividade industrial sobe 6,2% em janeiro

Leia em 3min 30s

A atividade industrial paulista melhorou em janeiro, apesar dos efeitos da crise mundial, informou ontem a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O Indicador de Nível de Atividade (INA) subiu 6,2% em janeiro, frente dezembro, quando houve retração de 13,1% (dado revisado), já considerando os ajustes sazonais. Sem considerar o ajuste sazonal, o INA avançou 0,9% na mesma comparação.

 

Apesar do resultado positivo de janeiro em relação ao mês anterior, a atividade da indústria apresentou queda de 15,7% em relação a janeiro de 2008. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 2,2%.
Segundo a Fiesp, as vendas reais registraram retração de 14% em janeiro face dezembro, sem considerar a sazonalidade. Na comparação com janeiro de 2008, as vendas recuaram 5,7%.

 

O resultado registrado do início do ano acontece depois de um período de forte retração da indústria paulista. O desempenho positivo de janeiro sobre o mês anterior ocorreu depois de o setor acumular a uma perda de 20% na atividade industrial no período de outubro e dezembro de 2008, segundo dados da Fiesp.

 

Em janeiro, entre os segmentos industriais avaliados pela entidade, a maior baixa da atividade ficou com a indústria de metalurgia básica, que desabou 6,2% sobre dezembro, com ajuste, e 38,7% ano a ano.
"Esse setor tem o pior desempenho do índice porque sofre com a queda da demanda e dos preços mundiais e também com o cenário interno, por estar ligado ao setor automotivo", declarou Paulo Francini, diretor do departamento de pesquisas e estudos econômicos da Fiesp.

 

Do lado positivo, destacaram-se os crescimentos da atividade de Minerais não metálicos e Máquinas e equipamentos.
O uso da capacidade instalada na indústria do estado, considerando os dados sem ajuste sazonal, totalizou 76,6% em janeiro, ante 75,9% em dezembro e 81,4% em igual mês de 2008.

 

A melhora da atividade industrial paulista em janeiro, expressa na primeira leitura mensal positiva desde setembro, sinaliza que o pior ficou para trás. Este resultado, no entanto. ainda não sugere uma recuperação do setor industrial já que boa parte do crescimento deve-se à comparação com um período no qual o desempenho foi muito fraco.

 

Essa avaliação foi reforçada por um índice sobre o humor do empresário industrial, que melhorou ligeiramente em fevereiro, mas ainda segue em níveis baixos, o que mantém as perspectivas negativas em relação ao emprego.
"Na intensidade, as quedas passadas (de outubro a dezembro) foram o pico, foram o efeito da chegada da crise" afirmou Francini. Segundo ele os dados de janeiro não foram suficientes para alterar o quadro e "o ajuste da produção (para baixo) vai acontecer continuamente". Ainda sem previsões para o ano, o diretor da Fiesp não indicou quando ocorrerá a virada.

 

Francini comentou o ajuste do dado de dezembro, que sofreu uma forte revisão para baixo --passando de recuo preliminar de 5,2% ante novembro para queda de 13,1%.
Segundo o diretor da Fiesp, a mudança deveu-se ao fato de que muitas empresas não informaram os números a tempo, já que dezembro é um mês em a atividade é menor e algumas indústrias estavam em período de férias. A correção também refletiu o recuo maior que o esperado da produção registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já que a Fiesp usa uma previsão desse dado como parte do cálculo de seu indicador.

 

Cenário pessimista

 

De acordo com a pesquisa Sensor, da Fiesp, que mede o humor dos industriais, ficou estável passando para 42,3 pontos na segunda quinzena de fevereiro ante 42,4 pontos na primeira. Uma leitura abaixo de 50 indica pessimismo.

 

O componente de mercado apresentou melhora, alcançando 49,9 pontos, mas os de emprego e investimento deterioraram-se, passando para, respectivamente, 41,7 e 42,8 pontos, ante leituras de 44,0 e 47,0 na primeira quinzena.
"O Sensor mostra que as expectativas dos agentes continuam negativas e que o emprego continuará se reduzindo. O emprego vai piorar, sim. Não vejo maneira de dizer que não vai", afirmou Francini.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Vestuário e alimentos fazem índice semanal cair para 0,21%

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou o mês de fevereiro em alta de 0,21%. A taxa ...

Veja mais
Brasileiros querem gastar

Pesquisa feita pela agência de publicidade McCann Erickson com mil famílias em São Paulo, Rio de Jan...

Veja mais
CNA propõe a criação do Simples Rural

Um estudo encomendado pela senadora Kátia Abreu (DEM/TO), presidente da Confederação da Agricultura...

Veja mais
Balança comercial reage e fecha com superávit de US$ 1,767 bi

O Brasil vai travar uma batalha contra as barreiras comerciais no comércio exterior, seja contra qual for o parce...

Veja mais
IPC-Fipe sobe 0,32% na terceira quadissemana

A inflação ao consumidor em São Paulo desacelerou mais que o esperado, refletindo menores altas nos...

Veja mais
ICC revela um consumidor temeroso

O brasileiro está com medo da crise econômica. É o que revela o Índice de Confiança do...

Veja mais
Índice de confiança do consumidor atinge o menor nível histórico

Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) revelou que o Índice de Confiança do Consumidor (I...

Veja mais
Queda lenta da inflação preocupa BC

O Banco Central está acompanhando atentamente a lenta queda da inflação, que dá sinais de te...

Veja mais
Cai disposição para compras

As expectativas para compra de bens duráveis foram as principais responsáveis para que o Índice de ...

Veja mais