Mercado é principal ponto de abastecimento das famílias

Leia em 2min 40s

Marketplaces, e-commerce e outras opções digitais ainda não conquistaram o consumidor para a compra de artigos indispensáveis

 

Mesmo com avanço do comércio eletrônico para vários tipos de produtos, os hiper, super e mini-mercados são ainda hoje os principais pontos de abastecimentos de itens básicos para as famílias brasileiras. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor fechou o ano de 2021 com um saldo positivo de 54 mil lojas, chegando a um total de 145 mil estabelecimentos desse tipo em operação.

 

Um dos fatores que asseguram aos supermercados essa supremacia é a industrialização de alimentos. Artigos essenciais como o leite, por exemplo, chegam às gôndolas dos supermercados espalhados por todo o extenso território brasileiro em pouco tempo. Para Matheus de Paula Junqueira, supervisor de vendas da Marajoara Laticínios, o setor supermercadista tem uma importância única para a indústria alimentícia, porque é o principal canal de distribuição de seus produtos.

 

Eficiência logística

 

Mas para chegar a esses milhares de pontos de vendas espalhados por um país de dimensões continentais como o Brasil, as indústrias precisam manter hoje um eficiente serviço de logística, justamente para não perder espaço numa intensa e contínua demanda por produtos.

 

“Ter eficiência logística é uma grande vantagem de competitividade. Somos, inclusive, uma das poucas marcas de laticínios no País que consegue fazer uma entrega em até no máximo dois dias. Isso é importante porque nesse segmento de laticínios há uma variação de preço quase diária, e isso é muito importante, para se ter um espaço maior e uma preferência no ponto de venda”, pontua o supervisor de vendas da Marajoara.

 

Credibilidade e industrialização

 

Junqueira avalia que a presença de um item no supermercado ou hipermercado agrega credibilidade ao produto junto ao consumidor final. “O varejo, a longo prazo, é um importante formador de opinião em relação a qualquer tipo de marca. Ter um produto vendido num supermercado, seja ele de rede ou de bairro, traz para o consumidor uma percepção de confiabilidade, afirma Matheus Junqueira ao destacar que a distribuição para supermercados e hipermercados representa cerca de 90% das vendas da marca.

 

Ele lembra também, que a própria evolução dos processos de industrialização dos alimentos, é um fator primordial para que os segmentos da indústria e do varejo formem uma cadeia econômica muito maior e ao mesmo tempo dinâmica. Para se ter uma ideia, o leite UHT, que é mais conhecido como leite de caixinha, graças a sua forma de processamento, garante que ele possa estar presente nas prateleiras dos supermercados, devidamente armazenado e com sua embalagem intacta, por até seis meses.

 

“O leite UHT é de grande importância para o mercado do Brasil. Para se ter uma ideia, em 2020, esse produto representou cerca de 87% do leite comercializado na forma líquida. É um produto que está presente em 90% dos lares brasileiros”, finaliza o executivo.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Confiança do empresário industrial cai pelo segundo mês seguido

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou 8,5 pontos entre outubro e novembro de...

Veja mais
IBGE: renda média de trabalhador branco é 75,7% maior que de pretos

Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado hoje (11) mostra a cor como fator rele...

Veja mais
Pagamentos com cartões movimentam R$ 827 bilhões no 3º trimestre

As compras realizadas com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 20% no terceiro t...

Veja mais
Inflação sobe 0,59% em outubro, após três meses de deflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,59% em outubro, após apresentar defl...

Veja mais
Compras mensais ou semanais? Frequência ideal gera economia para consumidor

De olho no orçamento familiar, brasileiros ainda têm dúvidas sobre a frequência das compras no...

Veja mais
Vendas do comércio crescem 1,1% de agosto para setembro

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,1% de agosto para setembro deste ano. Na passagem de julho par...

Veja mais
Indústria recua em setembro em 12 locais pesquisados pelo IBGE

A produção industrial recuou em 12 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Esta...

Veja mais
IGP-DI tem queda de preços de 0,62% em outubro

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getulio Va...

Veja mais
Inadimplência atinge maior taxa anual desde 2016, informa CNC

O volume de famílias com contas atrasadas no país subiu em outubro e atingiu a maior taxa anual em seis an...

Veja mais