Faturamento dos supermercados no Dia dos Pais cresceu 55% ante 2021

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Termômetro econômico da OMIE registra agosto como o mês mais robusto de 2022

 

O Dia dos Pais afetou positivamente as atividades econômicas das pequenas e médias empresas do comércio varejista, mostra o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs). Os dados revelam que, na primeira quinzena de agosto/22, a média diária da movimentação financeira real no varejo mostrou crescimento de 30,5% ante a média diária registrada em julho/22 – no ponto de vista anual, foi o resultado mais robusto dos últimos meses. Na comparação com agosto/21, o IODE-PMEs também mostra um avanço significativo da média diária da movimentação financeira real do segmento no período recente (+19,8%). O estudo aponta que o faturamento dos supermercados no Dia dos Pais cresceu 55% ante 2021.

 

Para elaborar a análise, foi comparada a movimentação financeira média diária dos últimos 12 meses de 65 segmentos do varejo. Especificamente, para agosto/22, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas a data comemorativa.

 

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, consistindo no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

 

Diante destes resultados, a análise dos dados do IODE-PMEs traz fortes indícios de que o Dia dos Pais pode ter exercido papel importante na evolução das vendas do comércio na primeira metade deste mês.

 

“Quando avaliamos os segmentos que puxaram esse movimento no período recente, encontram-se evidências ainda mais robustas da influência da data comemorativa no resultado. Dentre os 30 segmentos com melhor performance no período – isto é, com evolução mais significativa da movimentação financeira média diária na passagem de julho/22 para agosto/22 -, historicamente, ao menos 15 são consideravelmente afetados por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia dos Pais”, comenta Felipe Beraldi, gerente de indicadores e estudos econômicos da Omie.

 

É o caso, por exemplo, do ‘varejo de equipamentos de telefonia e comunicação’, que mostrou o maior avanço da média diária no período recente (+94,6% na primeira quinzena de agosto/22 x julho/22), além do ‘varejo de artigos de viagem’ (+90,1%) e de ‘artigos de cama, mesa e banho’ (+63,3%). Outros segmentos relacionados a data comemorativa também mostraram altas no período, como: ‘varejo de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo’ (+59,3%), ‘varejo de bebidas’ (+47,4%) e ‘varejo de artigos de caça, pesca e camping’ (+45,4%).

 

O gráfico abaixo ilustra os 15 segmentos de destaque do varejo no período recente, em que os negócios possuem uma probabilidade elevada de serem afetados pela ocorrência do ‘Dia dos Pais’.

 

“Além do efeito sazonal trazido pela própria ocorrência da celebração do Dia dos Pais, o avanço expressivo da atividade no varejo na primeira quinzena de agosto/22 traz indicativos mais amplos de que o consumo pode ganhar força no curto prazo, com as diversas medidas de incentivo colocadas em prática pelo governo neste ano (como a liberação de saques do FGTS, a antecipação do pagamento do décimo terceiro a aposentados e a recente ampliação do Auxílio Brasil). Adicionalmente, ainda que a inflação siga em níveis elevados, a queda dos preços de combustíveis recentemente representa um alívio no orçamento das famílias, abrindo maior espaço para o consumo além do essencial”, avalia Beraldi.

 

Sobre o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs)

Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do nosso país, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre as empresas do segmento, atuando como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs no Brasil. Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 100 mil clientes, cobrindo 637 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) – considerando filtros de representatividade estatística. Os dados são deflacionados com base nas aberturas do IGP-M (FGV), tendo como base o índice vigente no último mês de análise, com o objetivo de expurgar o efeito meramente inflacionário na série temporal, permitindo que se observe a evolução das movimentações financeiras em termos reais.

 

Sobre a Omie

Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. Em oito anos, a scale-up tornou-se líder do segmento, com mais de 21 mil escritórios contábeis parceiros e mais de 100 mil clientes em todo país. No último ano, dobrou sua equipe e atingiu a marca de mais de 1700 colaboradores, entre matriz, unidades próprias e franqueadas. A empresa é ancorada em três pilares: Gestão por meio do software, Educação – com a Omie.Academy, pilar educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita – e Finanças – com acesso à serviços financeiros com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto e PIX, com custos bem mais baixos, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de pequenas e médias empresas, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto em parceria com o banco Itaú e que faz a integração dos sistemas de gestão e financeiro. Além disso, sua atuação regional com a Rede de Franquias, com 130 unidades, a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no País, segundo o ranking da Deloitte, estreando no terceiro lugar.

 

Redação SuperHiper 


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