CNC: intenção de consumo cai pela primeira vez desde junho

Leia em 2min 30s

Após quatro meses consecutivos de alta e estabilidade em outubro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou retração em novembro.

 

Com queda mensal de 0,9%, o indicador registrou 73,4 pontos, permanecendo abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos. Apesar disso, o nível é o maior da série desde março de 2021 (73,8 pontos) e melhor do que o registrado em novembro de 2020 (69,8). Na comparação anual, o indicador apresentou elevação de 5,1%, mantendo a tendência positiva dos meses anteriores.

 

Entre os itens avaliados pela pesquisa, Emprego Atual se destacou como a única taxa positiva mensal, com crescimento de 0,2% e de 6,2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a CNC, acompanhando essa recuperação, o patamar atingido pelo item (92,2 pontos) o manteve como o maior indicador do levantamento em novembro, sendo também o maior nível desde maio de 2020 (101,7 pontos).

 

Mesmo com a melhora da percepção do mercado de trabalho, as famílias mostraram atenção no que se refere ao consumo. O item Acesso ao Crédito obteve a segunda queda consecutiva, de 2,3%, apresentando a maior taxa negativa do mês.

 

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avaliou que esse recuo foi influenciado pela trajetória de alta dos juros, iniciada pelo Banco Central para conter o aumento dos preços. "Os números demonstram que as incertezas econômicas e políticas estão sendo incorporadas pelos consumidores", disse, em nota.

 

Além da redução do poder de compra, o encarecimento do crédito também afetou o item Perspectiva de Consumo, que manteve o resultado negativo do mês anterior, registrando queda de 1,5%. A economista responsável pela pesquisa, Catarina Carneiro da Silva, explicou que isso ocorre porque o crédito é um artifício utilizado pelos consumidores para aumentar suas rendas e tentar manter o padrão de consumo.

 

"A incerteza quanto ao tempo necessário para abrandar o processo inflacionário e o nível que os juros devem alcançar para conseguir o objetivo já estão influenciando no momento de consumir e gerando maior cautela", afirmou a economista.

 

Destaques das regiões brasileiras


Na edição de novembro, o estudo apresentou destaques por região do país. Segundo os recortes, o Norte apresentou queda na variação anual na maioria dos indicadores, sendo o de Momento para Compra de Duráveis (+13,9%) a única exceção. O item, por outro lado, foi o único a registrar queda na região Sudeste (-16,7%).

 

Na comparação com 2020, as outras regiões também tiveram retração em apenas um dos itens avaliados. Sul e Centro-Oeste encolheram 6,3% e 6,9%, respectivamente, em Acesso ao Crédito. Já no Nordeste, Perspectiva Profissional teve o resultado mais negativo, com queda de 3%.

 

Fonte: Agência Basil 


Veja também

Aumenta a retração da indústria no Brasil

O encerramento de portfólio de produtos da indústria brasileira está reduzindo mais neste fim de an...

Veja mais
Produção industrial fica estável em outubro pelo segundo mês, diz CNI

A produção industrial ficou estável em outubro, informou hoje (22) a Confederação Nacional da I...

Veja mais
Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 10,12%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), consi...

Veja mais
Atividade econômica do país recua 0,1% no terceiro trimestre

A atividade econômica no país recuou 0,1% no terceiro trimestre, em relação ao período...

Veja mais
Pnad 2020: cai rendimento do trabalho e aumenta transferência de renda

O auxílio emergencial e o aumento do desemprego, devido à pandemia de covid-9, alterou o perfil do rendime...

Veja mais
Confiança do empresário do comércio cai pelo terceiro mês

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou 1,3% em novembro na compara&cc...

Veja mais
Inflação será principal problema econômico em 2022, diz ministro

A resiliência da inflação será o grande problema da economia brasileira em 2022, disse hoje (...

Veja mais
Governo reduz previsão de crescimento da economia para 5,1% este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia reduziu a projeção ...

Veja mais
Vendas na Black Friday devem cair pela primeira vez em cinco anos

As vendas da promoção Black Friday devem apresentar neste ano a primeira queda, desde 2016, se for descont...

Veja mais