Minerva mira o ramo de embutidos

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O frigorífico Minerva estuda a entrada no mercado de produtos industrializados, por meio da aquisição de empresas que produzem alimentos embutidos. A idéia seria agregar valor à carne bovina in natura, para diversificar os investimentos do grupo sediado em Barretos (SP).

 

Segundo o superintendente de Relacionamento com Investidor, Ronald Aitken, o Minerva já está avaliando algumas empresas com atuação regional e de administração familiar, mas com marcas já consolidadas no mercado. "Não falamos em nomes por enquanto, mas em seu segmento, com seus produtos, as marcas são mais fortes que uma Sadia ou Perdigão", disse Aitken.

 

A estratégia de entrar no mercado de produtos industrializados e diversificação de investimento está relacionada com a parceria feita pelo Minerva com grupo irlandês Dawn Farms, uma das maiores indústrias processadoras da Europa e com forte atuação no mercado de food service.

 

As duas empresas formaram um joint venture em que cada uma possui uma participação de 50% da Minerva Dawn Farms e vai inaugurar na segunda quinzena de outubro uma planta frigorífica, em Barretos, com capacidade de processamento de 3 mil toneladas de proteína animal por mês.

 

Faturamento - A nova empresa deverá faturar US$ 200 milhões anuais a partir do segundo ano de atividade e atenderá o mercado de food service nacional, utilizando a tecnologia e know-how da Dawn Farms, além dos clientes já atendidos pelo grupo irlandês na Europa.

 

Diante da estratégia da empresa, o segmento de produtos industrializados, incluindo a futura aquisição e o food service, irão representar 25% do faturamento do Minerva até 2011.

 

No segundo trimestre de 2008 a receita bruta da empresa foi de R$ 620,5 milhões, desempenho 78,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Com esse resultado, o faturamento do Minerva no primeiro semestre do ano foi de R$ 1,12 bilhão, resultado que supera em 61,2% o desempenho dos seis primeiros meses de 2007.

 

Com a entrada no mercado de produtos industrializados, o objetivo do frigorífico é manter o foco na carne bovina, diferente do que fazem alguns de seus concorrentes, mas diversificar a atuação. Até o momento, a maior parte do faturamento do Minerva se concentra na comercialização de carne bovina in natura.

 

No segundo trimestre do ano, 82% da receita da empresa foi proveniente da carne in natura vendida no mercado interno ou exportada. A exportação de gado vivo representou 10% do faturamento do grupo no período, 5% vieram de negócios com couro e 3% da revenda de produtos de terceiros. (AE)


 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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