Bebidas não alcoólicas têm tendência de nova retração

Leia em 3min 30s

 

Com a economia desacelerando e a queda do consumo de refrigerantes, responsável pela maior fatia do mercado de bebidas não alcoólicas, o setor pode enfrentar uma nova retração em 2018.

“O mercado está encolhendo devido à preocupação com a qualidade de vida. As bebidas açucaradas estão perdendo espaço e as vendas de suco, chá e outras opções mais saudáveis ainda são pequenas, não ocupando essa lacuna. O refrigerante tem a maior proporção, até por ser mais barato”, explica o analista contábil da fabricante Refrix, Vitor Pucineli.

 

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), desde 2014 o consumo per capita de refrigerantes vem diminuindo no Brasil: há quatro anos, era de 80,6 litros por habitante por ano. Já em 2016 foi de 70 litros. Os dados de 2017 ainda não foram consolidados, mas a consultoria Euromonitor projeta nova retração no mercado, com a produção nacional caindo de 16,571 bilhões de litros, em 2012, para 13,274 bilhões no ano passado. Para o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras), Fernando Rodrigues de Bairros, a conjuntura econômica também está atrapalhando o setor. “A crise atinge a todos e agrava ainda mais em um mercado que já tinha problemas. Os custos estão aumentando, fábricas fechando e a perspectiva é de queda.”

 

Nesta quarta-feira (27), a fabricante de refrigerantes Dolly entrou com pedido de recuperação judicial. A companhia declarou em comunicado que não está conseguindo pagar suas obrigações.

 

Bairros acredita que uma saída para o setor é investir em desenvolvimento de refrigerantes sem açúcar. “É uma possibilidade, com o açucar sendo visto como vilão, é preciso buscar inovações que mantenham o sabor original da bebida depois de retirar o ingrediente, para não causar rejeição do consumidor.”

 

A Refrix, empresa com planta em Tietê (SP), projeta crescimento para este ano apostando na terceirização da produção por outras marcas. “Enquanto o setor de refrigerante está reportando queda de 5% a 6%, nós crescemos 15%. Sustentamos isso prestando serviços, como por exemplo, uma fabricante que tem bebida em embalagem pet, mas não em lata. A empresa não vai investir em uma linha nova, terceiriza com a Refrix, reduzindo custos”, explana Pucineli. A companhia prevê ampliar a produção em pelos menos 25% em 2018.

 

Matéria-prima e tributação

 

A Bioleve, produtora de água mineral e bebidas não alcoólicas com sede em Lindóia (SP), avalia que o desempenho da empresa no início do ano foi menor que o esperado. “Havíamos previsto um crescimento de 5%, mas isso não ocorreu, tivemos um verão muito úmido. Esperamos compensar agora com um inverno mais seco, que melhora a demanda da baixa temporada”, afirma o presidente da Bioleve, Flávio Aragão dos Santos.

 

O executivo revela que uma das preocupações atuais do setor é o impacto cambial nas matérias-primas. “A desvalorização do real frente ao dólar causou um aumento da ordem de 25% na resina utilizada nas garrafas pet. Também afeta os insumos que são importados nas linhas de sucos, refrigerantes e isotônicos. E com a situação econômica atual, é muito difícil repassar o aumento de custos para o consumidor.”

 

Em consequência da desoneração do diesel, o governo reduziu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus de 20% para 4%. A Abir, entidade que tem entre suas associadas as maiores empresas do setor, criticou a decisão, declarando por meio de nota que “nada justifica a ausência de diálogo com o setor. A mudança brusca do regime tributário de compensações fiscais ameaça os investimentos e a própria operação de diversas indústrias.”

 

Já a Afrebras, associação que reúne fabricantes locais, comemorou a medida. “Era uma diferença concorrencial. Porque as empresas pequenas recolhem o imposto e as grandes não? Essa alteração é boa para sociedade, consumidores e setor. Agora, concorremos de forma mais justa”, afirma Bairros.

 

Fonte: DCI

 


Veja também

Franquear é estratégico para a Ambev

Distribuição definitivamente não era o foco quando, há 15 anos, a Ambev entrou para o mundo ...

Veja mais
Bebidas: Gim ganha espaço no Brasil e consumo salta 66% em um ano

Com baixo nível calórico, o Gim tem ganhado cada vez mais espaço no cardápio de bebidas do b...

Veja mais
Ambev lança Skol puro malte

A Ambev anunciou nesta sexta-feira (8) o lançamento de uma versão Skol puro malte. Ou seja, sem milho ou c...

Veja mais
A bebida certa (na hora certa)

O brasileiro está interessado em experiências e sabores diferentes, ainda que isso custe um pouco mais. Ess...

Veja mais
Heineken compra fatia minoritária na Belize Brewing

A holandesa Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, anunciou hoje a compra de uma fatia minoritária na Beliz...

Veja mais
Ambev terá desafios em mercado mais disputado

Com o aumento contínuo da concorrência tanto no mercado de bebidas alcoólicas quanto não alco...

Veja mais
Ambev tem lucro líquido de R$2,598 bi no 1º trimestre, alta de 13,4%

São Paulo - A companhia de bebidas Ambev teve lucro líquido de 2,598 bilhões de reais no primeiro t...

Veja mais
Vinhos: vendas no mercado interno sobem 5,67% em 2017, a 363,18 milhões de litros

O setor vitivinícola, que representa a cadeia de bebidas provenientes da uva, encerrou 2017 com aumento de 5,67% ...

Veja mais
Cervejarias avançam pouco, mas artesanais ganham espaço

Apesar da projeção de leve expansão do mercado de cervejas para este ano, o setor não deve r...

Veja mais