Mercado de bebidas com apelo saudável avança

Leia em 3min

O mercado estima que o segmento de bebidas com apelo funcional e de saudabilidade cresça em torno de 15% em 2018. A perspectiva de melhora da economia e o potencial desse nicho de negócio devem impulsionar as vendas.

 

“Nos últimos dois anos, o mercado esteve mais focado em itens de necessidade básica, mas desde o final de 2017 percebemos que há mais espaço para outros produtos no varejo”, afirma o gerente de vendas da Superbom, Ivan Souza.

 

Ele acredita que as vendas de bebidas funcionais da empresa devem acompanhar o aumento de 15% projetado para o mercado.

 

A companhia ingressou no segmento em 2016, com o lançamento da linha de sucos fit, com calorias reduzidas e quatro sabores, e no ano seguinte ampliou a aposta nesse nicho ao lançar um suco com frutas “antioxidantes”: cranberry, blueberry e romã. O tradicional suco de uva integral tinto também se encaixa na categoria, na avaliação de Souza, devido ao resveratrol, substância antioxidante característica da fruta. Para ele, a participação de empresas nacionais tem crescido no segmento, reduzindo a presença das estrangeiras no mercado.

 

De acordo com a Euromonitor, o segmento de bebidas funcionais – incluindo aquelas que promovem algum tipo de benefício à saúde – movimentou R$ 7,3 bilhões em 2016 e deve faturar R$ 7,9 bilhões neste ano. Os dados de 2017 ainda não foram consolidados, mas a expectativa é de um crescimento de 6,9%, para R$ 7,8 bilhões. Em 2022, o faturamento deve alcançar R$ 8,8 bilhões neste mercado.

 

Oferta nacional

 

Entre as empresas brasileiras focadas no segmento também está a WNutritional. Criada em 2013, a companhia prevê um faturamento de R$ 9 milhões neste ano, três vezes acima do resultado obtido em 2017.

 

“A categoria de bebidas funcionais têm crescido 20% em média ao ano, devido ao interesse do consumidor em produtos mais saudáveis, inclusive para o consumo infantil”, afirma o CEO da WNutritional, Daniel Feferbaum.

 

Ele deixou de trabalhar com a fabricação de móveis para investir no segmento após passar uma temporada de estudos nos EUA. Segundo ele, o interesse do público por esse tipo de produto historicamente se manteve em nichos específicos mas, ainda assim, as vendas dobraram de volume em 2017.

 

“Mas nos últimos três meses, começamos a sentir uma receptividade maior do consumidor em geral”, esclarece. Para ele, o foco em saudabilidade já não é mais interesse exclusivo de um nicho, mas crescente entre os consumidores que não consomem esse tipo de produto. “Isso fica claro quando companhias de grande porte começam a investir nesse segmento, como mostra a aquisição da marca de produtos naturais Mãe Terra pela Unilever, no ano passado.”

 

Além da ampliação do público interessado em bebidas funcionais, Feferbaum destaca o recente começo das vendas dos produtos da empresa no Rio de Janeiro e a entrada no mercado mineiro ao longo do ano como estímulos para a multiplicação das vendas.

 

“Também vamos lançar novos produtos na categoria de orgânicos, como chás, por exemplo, e ampliar a distribuição e o alcance em pontos de venda”, relata o executivo.

 

O CEO da WNutritional também espera dobrar as exportações, que representaram no ano passado 30% das vendas da empresa, e têm como foco Estados Unidos, onde a empresa tem filial, e o Panamá.

 

 

Fonte: DCI São Paulo


Veja também

Vinho: produção no Brasil cresceu 169%

 O ano de 2017 ficou marcado na história da indústria vitivinícola, já que esse foi, de...

Veja mais
Mercado de cerveja deve crescer com recuperação econômica, diz banco

Em relatório enviado aos seus clientes na segunda-feira, 8, os analistas do Banco UBS, Lauren Torres e Guilherme ...

Veja mais
Cresce produção de artesanal em Minas

O reconhecimento da qualidade das cervejas artesanais produzidas em Minas Gerais aumenta a cada dia. Prova disso s&atild...

Veja mais
Ambev lança em janeiro leite feito a partir do coco

A Ambev, principal fabricante de cervejas do país, dona das marcas Brahma, Skol e Antarctica, vai estrear no merc...

Veja mais
Ambev e Coca-Cola firmam parceria em programa de reciclagem

A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e a Coca-Cola firmaram parceria em um programa de reciclagem que visa...

Veja mais
Boas perspectivas para o mercado de sucos

O mercado de sucos resistiu à crise financeira e se manteve em expansão no país, em ritmo maior que...

Veja mais
Consumo de espumantes reage e anima vinícolas

As vinícolas brasileiras apostam no último bimestre para interromper a trajetória de queda nas vend...

Veja mais
Cachaça: tributação menor deve dobrar formalização

O ano de 2018 começará com uma boa notícia para o setor de cachaça: empresas do segmento pod...

Veja mais
Após compra da Brasil Kirin, Heineken briga com distribuidores da Coca-Cola

A cervejaria holandesa Heineken deu um salto ao comprar, por R$ 2,2 bilhões, a Brasil Kirin. Pareceu um bom neg&o...

Veja mais