Coca-Cola estuda lançar novos produtos para elevar receitas

Leia em 2min 30s

                                                                                 Empresa muda ‘slogan’ pela 1ª vez em sete anos.

A Coca-Cola decidiu ir direto ao ponto. Se há sete anos a companhia apostava em um lado mais emotivo com o conceito “Abra a Felicidade” em seus comerciais, agora a multinacional investe em uma mensagem mais simples e sugestiva: “Sinta o sabor”. A mudança, que ocorre em todo o mundo e envolveu dez agências de publicidade, acontece num momento em que a empresa, apesar da alta no volume de vendas, registra recuo na receita em algumas partes do mundo. De janeiro a setembro do ano passado, a companhia teve queda de 2% na receita líquida em todo o mundo e de 10% na América Latina.

Além da nova campanha milionária, a Coca-Cola está aumentando os investimentos no país, apesar da crise econômica e da queda de 5,9% na produção do setor de refrigerantes em 2015, segundo a Receita Federal. A companhia estuda lançar versão da Coca-Cola com metade das calorias do refrigerante regular. Javier Rodriguez, vice-presidente da Coca-Cola Brasil, lembra que a empresa vai investir na expansão dos pontos de venda. A meta, diz, é ampliar a distribuição de 63% para 70% até o fim das Olimpíadas:

— A situação econômica não ajuda nenhuma indústria. Tem o desemprego, os juros maiores e o câmbio. São muitas coisas em nível macro que estão afetando o comportamento do consumidor, que está ficando mais conservador. E isso afeta toda a indústria. No terceiro trimestre, a indústria decresceu. Nesse contexto, mantivemos posição de liderança e vamos continuar o investimento para sair fortalecidos da crise. É o momento de investir.

O novo posicionamento traz outras mudanças. Pela primeira vez, não serão feitas mais campanhas específicas para as versões zero e light. Para Rodriguez, a ideia é centrar tudo na marca principal, que passa a ser a protagonista das campanhas. No primeiro momento, a companhia vai veicular dois comerciais e 67 peças de mídia impressa.

— Vamos utilizar o conceito de marca única. Além de reforçar o valor do produto, porque a marca é forte e também é uma oportunidade de trazer eficiência em gastos de marketing. Na verdade, o fundo de tudo isso é que todas as Coca-Colas são as mesmas — disse Rodriguez.

Açúcar e adoçante juntos

Com a mudança, a empresa quer elevar as vendas das versões zero e light no Brasil. Hoje, diz Rodriguez, as variantes respondem por cerca de 10% das vendas. O número é bem menor que o de mercados como a Inglaterra, onde esses produtos concentram 50% das vendas.

— A estratégia da marca única acelera o crescimento dos lights. Agora que foi aprovado pelo Ministério da Agricultura a mistura de açúcar com outros adoçantes, estudamos a possibilidade de lançar uma versão com Stevia. A ideia é continuar crescendo com lançamentos e explorar novos mercados, como a compra da Verde Campo, que é uma companhia de lácteos.

 



Veículo: Portal O Globo


Veja também

Após sete anos, Coca-Cola anuncia novo slogan e muda estratégia global da marca

      Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Uvas direcionadas à produção de vinhos finos

O desenvolvimento de novas técnicas também permite que culturas tradicionais de outras regiões se a...

Veja mais
Vedete do verão, água de coco dribla a crise e vendas crescem 16%

Desde que foi desenvolvida no mercado brasileiro pelo visionário mineiro Luiz Otávio Pôssas Gon&cced...

Veja mais
Refrigerantes Del Rey deve encerrar as atividades de sua fábrica em Minas

Três anos depois de ter sido acusada pelo Ministério Público Estadual de sonegação fis...

Veja mais
Produção de cerveja cai quase 2% em 2015

De janeiro a dezembro, foram produzidos 13,8 bilhões de litros da bebida; queda da renda afetou o consumo tamb&ea...

Veja mais
Bebidas quentes e produtos eletrônicos ficam mais caros em 2016

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória 690, que dispõe sobre a incidência do Impo...

Veja mais
Indústria de suco terá de conciliar baixo estoque com alta demanda

O cenário é positivo para o setor citrícola em 2016, mas o Brasil terá limitaçõ...

Veja mais
Além do vinho

A Valduga, uma das mais tradicionais vinícolas do País, promove a expansão dos negócios com ...

Veja mais
Novas indústrias de sucos encontram nicho e ganham mercado no Brasil

Consumo da bebida de laranja proveniente da fruta fresca perde espaço com a mudança de hábitos das ...

Veja mais