Coca-Cola inicia contratações

Leia em 3min 10s

Primeira linha de produção da fábrica de Itabirito deverá começar a operar em setembro

O início das operações da nova fábrica da Coca-Cola Femsa, empresa do grupo Fomento Econômico Mexicano S/A (Femsa), que está sendo erguida em Itabirito (região Central), está confirmado para setembro, bem como os testes operacionais para julho. Para isso, a empresa, juntamente com a prefeitura, já está realizando o processo seletivo dos funcionários que trabalharão na primeira linha a ser implantada. Ao todo, cerca de 300 candidatos estão sendo avaliados para que 105 sejam efetivados já no mês que vem.

As informações são do secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, Sander de Assis. Segundo ele, já está sendo realizada a terceira fase de testes com os profissionais e a previsão é de que o processo seja concluído nas próximas semanas. "Logo que terminarem os testes, eles passarão para os trâmites admissionais de forma que estejam aptos a participar das operações de teste da nova fábrica no próximo mês", explicou.

De acordo com Assis, cerca de 85% dos 65 mil metros de área construída que a fábrica terá já estão prontos. "Faltam pequenos detalhes como áreas externas da unidade e a colocação dos equipamentos", observou. O empreendimento está sendo construído mediante investimentos de US$ 258 milhões, em um terreno de 300 mil metros quadrados.

Conforme o projeto, todas as linhas e embalagens de refrigerantes da marca Coca-Cola serão produzidas na nova planta. Após o início das atividades as duas unidades - a da região Noroeste da Capital e a de Itabirito - continuarão operando simultaneamente por dois anos. Depois disso, gradativamente, a antiga unidade de Belo Horizonte será transformada em um centro de distribuição, o maior da empresa no Estado.

Até o ano que vem, a fábrica de Itabirito terá capacidade anual instalada para produção de 2,1 bilhões de litros de refrigerantes, equivalente a um incremento de aproximadamente 47% em relação à capacidade instalada na unidade de Belo Horizonte. Esta capacidade deverá ser atingida em nove meses.

Serão produzidos na nova unidade todos os refrigerantes do portfólio Coca-Cola Femsa, em todas as embalagens já existentes. Com isso, oito linhas de produção serão montadas na fábrica, sendo que somente três operarão neste primeiro momento. Inicialmente, somente Minas Gerais e a região Serrana do Rio de Janeiro serão atendidas pela nova fábrica e a logística atual será mantida.

Diversificação - Conforme já publicado, o início das operações da fábrica da Coca-Cola Femsa vai praticamente dobrar a arrecadação e, ao mesmo tempo, diversificar a atividade econômica de Itabirito. Atualmente, a mineração é responsável por 70% da receita local. Com o início das operações na fábrica, a previsão é que a arrecadação municipal seja ampliada entre 30% e 40%. O prefeito da cidade, Alex Salvador, já chegou a afirmar que "é possível falar de Itabirito antes e depois da vinda da fábrica da Coca-Cola".

Depois que a companhia anunciou os investimentos no município, outras grandes empresas também direcionaram suas atenções para Itabirito. Uma das maiores fabricantes de colchões e travesseiros do país, a Orthocrin Indústria e Comércio Ltda, está negociando com a prefeitura a construção de uma unidade fabril no distrito industrial (DI) local, mediante aportes da ordem de R$ 300 milhões.

De acordo com Assis, há uma pendência em relação à liberação do terreno, mas a previsão é de que em um mês e meio o espaço já esteja disponível para o início das intervenções. "Depois de iniciadas, em seis meses as obras estarão prontas", previu. Com isso, as operações devem começar no ano que vem. A área negociada com a empresa é de 100 mil metros quadrados e cerca de 650 empregos diretos serão gerados.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Copa do Mundo eleva produção de cerveja em 12%

A indústria cervejeira brasileira produziu 3,2 bilhões de litros da bebida apenas no segundo trimestre des...

Veja mais
Fabricantes de cerveja comemoram expansão das vendas

Rio - A indústria cervejeira brasileira produziu 3,2 bilhões de litros da bebida apenas no segundo trimest...

Veja mais
Latas de Guaraná Antarctica recebem uniformes da seleção

São Paulo - O Guaraná Antarctica, patrocinador da Seleção Brasileira, vestiu suas latas de r...

Veja mais
Venda de cerveja supera expectativa de grandes redes de supermercados

Por Marina Falcão | De São PauloAs vendas de cerveja na primeira semana de Copa do Mundo surpreenderam pos...

Veja mais
Brahma leva alegria da Copa para cidade distante

Gravado em Vila do Guiné, distante 480 km de Salvador, Bahia, o filme mostra a surpresa e emoção de...

Veja mais
Fabricantes de cachaça miram os turistas da Copa

O sonho das fabricantes de cachaça é que todo estrangeiro que desembarcar no Brasil no mês da Copa d...

Veja mais
Mundial oferece à fabricante da Budweiser chance de ganhar mercado

BRUXELAS - A Anheuser-Busch InBev, maior fabricante de cerveja do mundo, está acreditando na Copa do Mundo para g...

Veja mais
Cerveja feita em Araraquara é a melhor do grupo Heineken

Bete CerviARARAQUARAUma análise feita pela Cervejaria Heineken, na Holanda, apontou pela segunda vez que a cervej...

Veja mais
Produção de cerveja em maio sobe 16,2%, diz CervBrasil

Além da expectativa da Copa do Mundo, o bom desempenho do setor reflete ainda os resultados do primeiro trimestre...

Veja mais