Lançamento da Coca-Cola na Bahia

Leia em 1min 10s

O carnaval é extremamente disputado pelas empresas porque tem grande presença em todos os tipos de mídia e serve de suporte para variados tipos de ações. Segundo Emmanuel Publio Dias, diretor de marketing e novos negócios da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), o carnaval oferece ações de propaganda, relacionamento, venda de produtos e experimentação de marcas. Lançamentos também podem ser impulsionados no evento: a Coca-Cola aproveitará o carnaval da Bahia para lançar nacionalmente uma linha de refrigerantes, informa Paulo Sérgio Oliveira, gerente de marketing da Norsa, fabricante e distribuidora da Coca-Cola na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

 

Por causa da versatilidade, o carnaval é período propício para investimentos, principalmente nas grandes cidades, explica Publio Dias. "Vemos que as empresas investem forte, repetem a estratégia e, mais ainda, disputam o espaço no carnaval anualmente".

 

Embora várias ações possam ser implementadas, o professor acredita que há claramente dois modelos publicitários já consagrados no carnaval brasileiro.

 

"Enquanto no Rio e São Paulo as empresas compram fundamentalmente o espaço de mídia dos desfiles das escolas de samba, na Bahia e Pernambuco patrocinam o evento em si. No fim das contas, o que acontece é uma troca: as companhias oferecem o espetáculo e ganham em relacionamento com seu público-alvo", acredita.

 

Veículo: Jornal do Commercio


Veja também

Fantasia de alumínio

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Barril impulsiona desempenho da Heineken

A cerveja Heineken nunca foi muito popular no Brasil. Mas desde o último verão isso vem mudando. A marca, ...

Veja mais
Supermercado puxa alta na venda de cerveja

Tradicionalmente, as vendas de cerveja no Brasil se concentram em bares e restaurantes, os chamados "pontos de dose", co...

Veja mais
Menos cerveja

A AmBev prevê enfrentar um ano "desafiador" em 2009 devido à piora no mercado de trabalho, o que deve reduz...

Veja mais
A excelência dos tintos do Vale de Maipo

O Vale de Maipo é a região mais importante do Chile. Não é a maior nem a mais antiga, mas &e...

Veja mais
Exportação de vinho soma US$ 4,6 mi

As exportações de vinhos e espumantes brasileiros das 34 empresas que integram o Projeto Wines From Brazil...

Veja mais
Novos nichos devem aumentar as exportações de vinho em 2009

A busca por novos mercados deve alavancar as exportações de vinhos e espumantes em 2009. A Europa e a &Aac...

Veja mais
Crise na Rússia? Coca vê chance de crescer

A economia russa entrou em parafuso. As fortunas de seus oligarcas industriais estão desmoronando.Começam ...

Veja mais
Oetker desiste de Beck's

A cervejaria alemã Radeberger, do grupo Oetker, divulgou ontem à Radio Bremen, na Alemanha, que fracassara...

Veja mais