Champanhe sofre impacto da crise, sobretudo nos EUA

Leia em 1min 10s

O champanhe, maior símbolo da gastronomia francesa, sofreu o impacto da crise mundial em 2008, principalmente nos Estados Unidos, onde as vendas caíram mais de 17%, segundo números publicados nesta semana.

 

Após duas décadas de crescimento médio anual superior a 2%, a festa acabou em 2008, segundo os dados do Comitê Interprofissional do vinho de Champanhe (CIVC) para o mês de outubro. A baixa nos dez primeiros meses do ano foi registrada tanto na França (-5%), que representa metade do mercado total, como na União Européia (-4,5%) e nos outros países (-5,2%). O mercado americano, o segundo mais importante do mundo, registrou uma queda de 17%.

 

"Estamos assistindo a uma degradação relativa, mas não se trata realmente de uma queda. Ao contrário, constatamos uma certa resistência em relação à crise mundial", avaliou Daniel Lorson, porta-voz do CIVC. As vendas de 2007 constituíram um recorde absoluto, com 338,7 milhões de garrafas comercializadas em todo o mundo. Para Lorson, as baixas atuais correspondem mais às "preocupações" dos intermediários, "atentos ao custo da estocagem e aos problemas de crédito", do que a uma verdadeira queda do consumo. De fato, os mercados emergentes substituíram parcialmente os tradicionais, com crescimentos de dois dígitos.

 

É o caso da Rússia, que registrou nos nove primeiros meses de 2008 um aumento de 29% nas vendas, multiplicadas por dois em três anos. As vendas de champanhe também aumentaram na China: 44%, contra 30% no ano passado.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Nestlé adquire Santa Bárbara

A Nestlé anunciou ontem a aquisição das fontes e das instalações industriais da &Aacu...

Veja mais
Casa Valduga terá vinho chileno e português

Uma das mais tradicionais vinícolas brasileiras, a Casa Valduga, de Bento Gonçalves (RS), vai acelerar a i...

Veja mais
Sede

O Ministério da Agricultura vai criar uma lei, para 2009, visando restringir o uso das palavras água, acqu...

Veja mais
Nestlé compra água mineral Santa Barbara

A Nestlé anunciou ontem a compra da Água Mineral Santa Bárbara, em São Paulo. O investimento...

Veja mais
Após dispensas, desafio da ABInBev é cortar gastos gerais

As demissões nos Estados Unidos anunciadas na última segunda-feira pela maior cervejaria do mundo, a Anheu...

Veja mais
ABInBev demite nos EUA e na Europa

A Anheuser-Busch InBev (ABInBev), fabricante de cerveja criada com a compra da Anheuser pela InBev, informou ontem que c...

Veja mais
Governo define novas alíquotas

O Governo Federal publicará hoje o novo sistema de cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IP...

Veja mais
Adriano Schincariol volta a comandar cervejaria da família

O executivo Fernando Terni, que assumiu o comando da fabricante de bebidas Schincariol há dois anos, está ...

Veja mais
Cervejaria vai demitir 6% de seus empregados nos EUA

A Anheuser-Busch InBev anunciou ontem que sua unidade nos Estados Unidos planeja cortar 1,4 mil empregos no país ...

Veja mais