Crescimento do comércio eletrônico abre espaço para novas lojas virtuais

Leia em 3min 40s

A ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o comércio eletrônico irá atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões em 2019, representando um crescimento de 16% comparado com o resultado atingido em 2018 pelas lojas virtuais do País, sendo o maior avanço anual verificado desde 2015.

 

Com o advento do e-commerce e da publicidade online a atenção do consumidor é cada vez mais disputada, tornando necessário um cuidado especial na criação das lojas online para que elas sejam adequadas ao que busca o consumidor a fim de criar boas conversões de vendas.

 

Com isto em mente, estão detalhadas abaixo algumas dicas para o alcance do sucesso virtual: 

 

1- Construção de audiência e geração de tráfego

 

É necessário olhar o ambiente online como um meio de construção de relacionamento a médio e longo prazo, trocando informações e entendendo quem é o público, onde ele está, como cativá-lo e quais suas características demográficas.

 

De acordo com André Bianchi, empreendedor, uma grande sacada para o desenvolvimento de seus negócios foi a criação de fanpages onde ele pôde criar e compartilhar conteúdos (de veículos relevantes) referentes a seus produtos, criando assim notoriedade frente a seu público e consciência sobre o que o atrai. Desta forma, ele soube converter este interesse em vendas de produtos e serviços.

 

Tal comportamento se percebe comum a ponto que diversas outras empresas investem em marketing de conteúdo, como mostra a “Pesquisa Nacional do Varejo Online” feita pelo Sebrae nos anos 2014, 2015 e 2016, onde a média de investimento em Marketing dos e-commerces nacionais foi de 13% de seus faturamentos.

 

A prática mostra retorno, conforme afirmam dados de uma pesquisa da BCG divulgada pela Folha de São Paulo em 2018 que mostra que as empresas que analisam dados e os usam para personalizar a interação com seus consumidores têm receita 20% maior.

 

2- Redes sociais como apoio ao e-commerce

 

Não existe uma rede social que, de forma padrão, é melhor para todos os negócios. Cada público é impactado de forma diferente em cada mídia e sobre cada assunto específico. Portanto é importante testar o que funciona melhor com o público de interesse e comparar os resultados, estando aberto a modificações.

 

Geralmente o que melhor atua é uma combinação de diversas redes, adaptando o conteúdo para a estrutura e perfil de cada uma e dando mais atenção e foco nas que mais geram conversão, pois esta presença em diversos pontos de contato gera uma credibilidade no assunto de interesse.

 

3- Ter uma loja virtual própria ou trabalhar com marketplaces?

 

Marketplaces como Mercado Livre e Amazon possuem muita força de vendas e podem ser utilizados como um ponto a mais de venda além do e-commerce próprio, dependendo de qual for o produto a ser comercializado. Eles também ajudam na descoberta do que o cliente busca e está disposto a comprar.

 

Muitos empreendedores acreditam que marketplaces possam prejudicar suas vendas por apresentarem produtos concorrentes junto ao que querem vender, mas não é bem assim, pois quando se coloca algo na internet, o que vai funcionar, o que trará resultado ou não é o que as pessoas enxergam do negócio em questão.

 

Ter a loja virtual própria é importante, pois é o canal próprio do empreendedor, sendo uma garantia caso algum dia não se possa mais comercializar via marketplace, não apresentando a necessidade de começar do zero caso isso ocorra. Mas o interessante é trabalhar os dois, validando e analisando em qual se deve gastar mais energia e tempo.

 

4- Começar é o primeiro passo

 

É preciso investir, mesmo que seja pouco no início. Por mais que existam diversas táticas para conseguir o aumento orgânico de autonomia e leads, com investimentos é possível verificar melhor o que funciona ou não e receber leads mais qualificados.

 

As práticas mencionadas acima são comuns no Vale do Silício, região mais inovadora do planeta e lar do empreendedorismo. Empresas como a IIN (Imersão Internacional de Negócios) trabalham para levar conhecimentos como estes aos empresários e empreendedores brasileiros.

 

Fonte: Exame


Veja também

77% dos clientes utilizam smartphones nos supermercados

Cada vez mais digitais e tecnológicos, os clientes buscam soluções que facilitem a sua jornada de c...

Veja mais
Aplicativos de varejo ganham espaço entre brasileiros em busca de renda

Diante da grande massa de desempregados no território nacional e da diminuição do poder de compra d...

Veja mais
O mundo on-line e o físico cada vez mais próximos

Pegar um carro por aplicativo, pedir comida em casa, comprar um produto on-line e retirar na loja são hábi...

Veja mais
O omnichannel é a melhor chance para a evolução do varejo

A internet se tornou, ao longo dos últimos anos, uma parte gigante da vida das pessoas. Segundo uma pesquisa anua...

Veja mais
Crianças determinam consumo familiar e opções de lazer

Com mercados inteiros voltados ao consumo infantil, as crianças que crescem nesta década, por comporem a g...

Veja mais
Ponto físico precisa se transformar digitalmente, diz diretor do Carrefour

Mesmo com o e-commerce cada vez mais presente nas nossas vidas, com pesquisa recente do PayPal indicando crescimento de ...

Veja mais
Varejo: experiências digitais aumentam receita das marcas

Em um mundo onde o consumidor é cada vez mais tech addict (viciado em tecnologia), as marcas precisaram se reinve...

Veja mais
Cerca de 2/3 dos jovens no Brasil já compram pelo celular, diz estudo

Quase dois terços dos jovens brasileiros usam dispositivos móveis para realizar pagamentos, segundo pesqui...

Veja mais
Número de sites de e-commerce dão salto de 37,5%

Entre 2018 e 2019, após dois anos de crescimento modesto, o e-commerce brasileiro deu um salto de 37,59% em n&uac...

Veja mais