Falta cerveja nas prateleiras? Como assim?

Leia em 1min 20s

Entre as consequências que a pandemia vem causando, o varejo alimentar tem sofrido algumas rupturas, que não necessariamente significam desabastecimento, mas sim a falta de alguns insumos ou marcas que foram apontadas pelo estudo desenvolvido pela Neogrid, especializada na sincronização automática da cadeia de suprimentos.

 

De acordo com os dados levantados, o índice de ruptura, que mede a falta de produtos nos supermercados brasileiros, encerrou o mês de agosto com 12,08%. Em março, no início da quarentena, o índice era de 11,41% e depois chegou a 12,57% em maio. Agora ele vem caindo.

 

O estudo também chama atenção para um dos itens mais apreciados pelos brasileiros, a cerveja. Conforme o índice de ruptura, que em 2019 era de cerca de 10%, este ano ele chegou a 16%. Essa ausência de algumas marcas nas prateleiras já foi notada inclusive pelos consumidores.

 

Para Robson Munhoz, vice-presidente Latina America, da Neogrid, a explicação para a alta ruptura da cerveja está na cadeia produtiva, mais especificamente, no fornecimento de vidro e lata para a confecção das embalagens. "Não estamos falando em desabastecimento. Há falta de algumas marcas. Se falta embalagem não tem como produzir e vender cerveja no mercado", defende.

 

Apesar dos números, Munhoz acredita que essa tendência também deve se normalizar, ainda que esses índices estejam altos. "É importante que a indústria e o varejo estejam compartilhando informações para que os desafios não sejam ainda maiores na cadeia de abastecimento. Senão ninguém ganha o jogo", destaca.

 

 

Fonte: Supervarejo

 


Veja também

Pão de Açúcar discute consumo

O Pão de Açúcar e a BETC/Havas propõem uma discussão sobre sustentabilidade, desperd&...

Veja mais
GPA e Raia Drogasil anunciam sociedade e criam coalizão inédita de fidelidade

Em um movimento inovador no varejo brasileiro, o GPA e a Raia Drogasil ("RD") anunciam a criação de uma no...

Veja mais
Tradicional aniversário do supermercado Guanabara é cancelado

O tradicional aniversário da rede de supermercados Guanabara não vai acontecer neste ano pela primeira vez...

Veja mais
GPA e Raia Drogasil lançam programa de pontos

Duas grandes varejistas brasileiras acabam de lançar um programa de fidelidade por pontos que reúne mais d...

Veja mais
Serviço de entregas do James começa a operar em Jundiaí

O James, plataforma de entregas em menos de uma hora com atuação em mais de 25 cidades brasileiras, acaba ...

Veja mais
Gerentes que já foram operadores de caixa celebram sucesso profissional no supermercado

  Renilson Bezerra da Silva   Adriana da Silva Cândido  ...

Veja mais
Super Muffato Damha traz a Rio Preto alta tecnologia e design premiado

  Um novo conceito no segmento supermercadista chega a São José do Rio Preto (SP) nesta terça...

Veja mais
Carrefour implanta coleta de máscaras e luvas descartáveis utilizadas

De forma pioneira no varejo alimentar, o Carrefour passou a oferecer aos seus clientes e colaboradores a coleta de equip...

Veja mais
Quem é o mais novo bilionário brasileiro, com fortuna de R$ 8,7 bilhões

Quando Ilson Mateus tinha 21 anos, tentou sem sucesso ficar rico como garimpeiro em Serra Pelada. Agora, aos 57 anos, el...

Veja mais