GPA fala sobre a possível segregação das unidades de Cash & Carry

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A Companhia Brasileira de Distribuição ("GPA" ou "Companhia"), em linha com o Fato Relevante publicado em relação ao início dos estudos para a segregação de suas unidades de Cash & Carry operadas pela Sendas Distribuidora S.A. ("Assaí" e a "Transação", respectivamente) presta os seguintes esclarecimentos.

 

Implementação: A Transação está sujeita à conclusão satisfatória dos estudos autorizados pelo Conselho de Administração e à obtenção das aprovações necessárias, e será implementada através das seguintes etapas: (1) a transferência da participação acionária atualmente detida pelo Assaí na Almacenes Éxito S.A. ("Éxito") para o GPA; (2) a cisão parcial do GPA e Assaí; (3) a listagem das ações de emissão do Assaí no segmento do Novo Mercado da B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão e a listagem dos ADRs representativos das ações de emissão do Assaí na New York Stock Exchange (NYSE); e (4) distribuição de ações de emissão do Assaí aos acionistas do GPA, em uma base pro rata.

 

Objetivo: A Transação visa liberar todo o potencial do Cash & Carry operado pelo Assaí e dos negócios de varejo operados pelo GPA e Éxito. Como resultado, haverá duas companhias totalmente independentes, operando de forma autônoma, ambas com perspectiva de crescimento e sólido equity story, permitindo: (i) foco total no respectivo modelo de negócios e oportunidades de mercado de cada companhia; (ii) administração distinta e totalmente dedicada à implementação das estratégias mais adequadas a cada segmento de mercado; (iii) maior visibilidade dos investidores sobre o posicionamento, iniciativas estratégicas e desempenho de cada companhia; (iv) maior eficiência na alocação de capital; (v) acesso direto ao mercado de capitais e outras fontes de financiamento, levando em consideração os modelos de negócios e as perspectivas de cada companhia; (vi) ambas as empresas aderindo aos mais altos padrões de governança da B3-Novo Mercado e listagens da NYSE.

 

- O Assaí possui histórico de sucesso no segmento de Cash & Carry de alto crescimento, com oportunidades adicionais de expansão em novas regiões e em regiões onde já está presente, seja organicamente ou via consolidação. A Companhia opera uma plataforma de 173 lojas (no final de agosto de 2020) e registrou um CAGR de receita bruta de 24% entre 2016 e 2019, atingindo R$ 30,4 bilhões em 2019 e R$ 33,9 bilhões no 2T20 (últimos 12 meses), alcançando participação de mercado em seu segmento no Brasil de 28,5% no final de 2019, comparado a 21,1% em 2014. A expansão decorre do amadurecimento contínuo da base de lojas, levando à melhora da rentabilidade. O Assaí apresenta os seguintes diferenciais (i) o perfil sustentável de forte geração de caixa, com lojas simples que tem baixa necessidade de reinvestimento, e dinâmica positiva de giro/supply; (ii) capacidade considerável de expansão com nível de investimento moderado por já ter construído base logística e de distribuição; (iii) domínio sobre o modelo operacional de lojas de tamanhos variados e que atingem diferentes segmentos de público alvo. Além disso, na visão da administração, o Assaí apresenta oportunidades adicionais de crescimento e ganho de lucratividade, incluindo o avanço no desenvolvimento de serviços financeiros e de uma plataforma de atacado de distribuição.

 

- O GPA, junto com Éxito, é uma plataforma diversificada e amplamente reconhecida de bandeiras com significativa participação de mercado e forte oportunidade de crescimento em e-commerce e serviços digitais no segmento de varejo brasileiro e latino-americano. Esta plataforma única gerou aproximadamente R$ 49,5 bilhões em venda bruta em 20191 e possui mais de 1.300 lojas em quatro países da América Latina2. A sua posição de liderança em cada um dos seus mercados permite-lhe gerar margens atrativas e elevado retorno sobre o capital. Além disso, o GPA está bem posicionado para se beneficiar do boom de compras de alimentos on-line à medida que continua a desenvolver sua estratégia digital/omnicanal para consolidar sua posição de liderança e significativa base de clientes cativos por meio de reconhecidos apps e programas de fidelidade, bem como ativos digitais e O2O exclusivos.

 

Quatro pilares principais sustentam a lógica da Transação:

 

- Maior Foco Estratégico

- Melhor Eficiência Operacional

- Financiamento e Alocação de Capital

- Criação de Valor para os Acionistas e Stakeholders

 

Sobre o primeiro ponto, de acordo com o Sr. Jean-Charles Naouri, Presidente do Conselho de Administração, "A rápida transformação do mercado exige agilidade nas decisões estratégicas e distintas necessidades de investimentos para cada segmento. A plataforma de varejo diversificada do GPA e Éxito será capaz de focar na mudança das tendências do consumidor, capturando oportunidades de valor no longo prazo e lucratividade com base em sua liderança, bandeiras fortes e otimização de portfólio, bem como através da construção e consolidação de iniciativas de e-commerce e omnichannel. O Assaí poderá focar em oportunidades de crescimento acelerado e consolidação com acesso direto ao mercado de capitais".

 

Com relação à Eficiência Operacional, o Sr. Arnaud Strasser, Co-Vice-Presidente do Conselho de Administração, declarou que: "Espera-se que Transação elimine as atuais ineficiências ‘de holding' do GPA com impacto negativo mínimo nas economias de escala, dadas as diferenças nos modelos operacionais de Cash & Carry e de varejo tradicional. Por exemplo, atualmente, os distintos sortimentos de produtos oferecidos por cada negócio e diferentes dinâmicas comerciais não possibilitam compras conjuntas entre Assaí e Multivarejo. Como duas companhias autônomas, as duas empresas desfrutarão de total independência para se concentrar em suas respectivas estratégias e oferecer maior crescimento e lucratividade".

 

O Sr. Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira, Co-Vice-Presidente do Conselho de Administração, afirmou que: "Espera-se que a Transação beneficie ambas as empresas, seus acionistas e stakeholders, uma vez que a equipe de gestão de cada unidade terá maior flexibilidade para priorizar investimentos e alocar capital, capturando novas oportunidades de mercado. Em relação aos investidores e credores, uma maior clareza e visibilidade em cada um dos negócios favorecerá o acesso a financiamento e permitirá uma alocação de capital mais eficiente. "

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do GPA

 


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