Menos idas aos supermercados refletem em mais gastos

Leia em 1min 30s

Que a pandemia tem influenciado diariamente nos hábitos de consumo dos brasileiros já era de se esperar, agora, de acordo com o estudo realizado pela ValeCard - empresa de meios de pagamento eletrônicos que inclui os números de transações realizadas com os cartões de vale-alimentação em todo o País –, as compras nos supermercados caíram 0,78% nos meses de março para abril, e 30,43%, de abril para maio. A primeira quinzena de junho também sentiu o reflexo dessa queda na quantidade de transações (número de vezes que os cartões foram utilizados) de 3,56% comparado a maio.

 

Por outro lado, no mesmo período, a média de gastos registrados pelos cupons – calculados com base nas transações realizadas na primeira quinzena – cresceu 17,36% em abril e se manteve estável no mês de maio. Sendo assim, os dados apontam que, a partir de março, os consumidores diminuíram suas idas aos supermercados, ao mesmo tempo em que passaram a gastar mais ao sair para fazer suas compras.

 

Redução de idas aos restaurantes refletiu no aumento do delivery

 

A ValeCard também divulgou os números referentes às transações realizadas por meio dos cartões de vale-refeição, aceitos em restaurantes e lanchonetes.

 

Como era de se imaginar, devido ao isolamento, o número de transações caiu nos dois períodos: de março para abril (-47,31%) e de abril para maio (-26,31%). Mas o ticket médio cresceu 71,08% em abril em relação a março (de 50,39 para 86,21) e 4,94% em maio, na comparação com abril (de 86,21 para 90,47).

 

Isso indica que entre os meses de março e maio, os brasileiros frequentaram menos restaurantes, mas nem por isso diminuíram os gastos, por exemplo, com as entregas de refeições por delivery. 

 

 

Fonte: Super Varejo 


Veja também

Supermercados online estimulam contratações no setor

Em meio ao fechamento de milhares de postos de trabalho nos últimos meses, movimento potencializado pela pandemia...

Veja mais
Grupo Koch registra aumento de 200% nas vendas online durante a pandemia

O que tudo indica é que a transformação digital chegou de vez! O isolamento social ocasionado pela ...

Veja mais
Supermercados Mundial tem ofertas rebeldes no Dia do Rock

Os cartazes e os stories de ofertas do Supermercados Mundial tiveram uma mudança radical para o Dia do Rock, come...

Veja mais
29ª Filial no interior paulista

A rede de supermercados Pague Menos vai inaugurar, até dezembro, sua quarta loja em Campinas, município do...

Veja mais
Supermercados devem elevar projeções do varejo no ano, diz Tendências

As vendas dos supermercados surpreenderam em maio. Entre todos os segmentos da Pesquisa Mensal do Comércio, do IB...

Veja mais
Completando 15 anos, supermercado Super Kiko tem nova marca e se associa à rede Ilustre

   O supermercado Super Kiko, de Três Pontas (MG), é mais um integrante da centr...

Veja mais
Rede Compre bem lança e-commerce alimentar no Grande ABC

Após começar o ano com uma performance de 42% de aumento nas vendas do 1° trimestre de 2020, o Compre ...

Veja mais
Novo supermercado pretende gerar 40 empregos em Caxias

Um novo supermercado com o conceito Villagio, da rede Multimercados, vai abrir uma nova unidade no bairro Colina Sorriso...

Veja mais
Covid-19: Extras e Pão de Açúcar implantaram mais de 60 protocolos sanitários

Uma das atividades mais habituais no dia a dia da população, a ida ao supermercado mudou completamente des...

Veja mais