Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

19/03/2020 12:17 - Cinco dicas para economizar nas compras em supermercados

Se você tem a impressão de gastar mais dinheiro do que deveria no supermercado e que os produtos estão sempre muito caros, talvez seja o momento de rever seu comportamento de consumo. Economizar não é difícil, mas exige atenção, planejamento e paciência para fazer as compras. Com esses três requisitos, é possível aproveitar promoções com frequência e conseguir descontos para diminuir a despesa.

No Rio de Janeiro, o consumidor é beneficiado pela competitividade entre as redes. O consultor de varejo Marco Quintarelli ressalta que é fácil encontrar bairros onde há vários supermercados de bandeiras diferentes próximos uns dos outros. Com isso, a tendência é que os estabelecimentos balizem os preços e anunciem ofertas para atrair a clientela.

Pagar o primeiro valor que se vê, jamais! Pesquisar preços antes de comprar é o cuidado mais básico a ser tomado por quem quer economizar nas compras em supermercados. Os encartes ajudam bastante nessa tarefa, pois permitem comparações rápidas. Na falta do folheto impresso, vale olhar a versão digital nos sites das redes varejistas.

Baixe os aplicativos dos supermercados

Os principais supermercados têm aplicativos próprios, que oferecem ao consumidor descontos personalizados e a possibilidade de acumular pontos para troca por produtos. As plataformas funcionam dentro de uma estratégia de fidelização customizada do cliente, diz Quintarelli. Depois que o usuário se cadastra na ferramenta, ela começa a monitorar as preferências de consumo e disponibiliza promoções exclusivas, com base nos produtos que a pessoa mais leva para casa.

— Antes de sair para as compras, eu dou uma olhada no aplicativo e já ativo as ofertas. Mesmo assim, faço uma pesquisa para ver se o concorrente tem preço melhor — diz a jornalista e empreendedora Denise Wasserman, de 54 anos, "caçadora de ofertas" do "Qual oferta", plataforma dos jornais EXTRA, O Globo e Expresso que reúne, no impresso e no digital, as melhores promoções de supermercados, drogarias e lojas de departamento de Rio e Grande Rio.

Atente para o calendário de promoções

Alguns estabelecimentos fazem promoções setorizadas em dias específicos da semana. É o caso do Mundial, que tem ofertas de hortifruti toda terça e quarta-feira, de carnes às quartas e quintas-feiras, e de peixes às sextas-feiras. Nesses dias, os descontos vão de 20% a 30% nos itens das categorias mencionadas. Já o Guanabara promove a Terça Quente, com promoções na padaria e no setor de laticínios; a Quarta-feira Inteligente, para frutas e legumes; a Quinta Maravilha, com ofertas no açougue; e a Sexta-feira Gostosa, para a seção de cereais e salgados.

Além disso, as redes costumam fazer ações promocionais para um tipo de produto ou todo um setor que podem durar um fim de semana, uma semana inteira ou até um mês. Algumas dessas iniciativas se repetem todos os anos. Por isso, o ideal é ficar atento à programação dos supermercados e planejar as compras para a época de preços baixos.

Aposte em produtos de marcas próprias dos supermercados

De acordo com o consultor de varejo Marco Quintarelli, produtos de marcas próprias dos supermercados são 5% a 25% mais baratos do que itens de marcas tradicionais.

— Quando se fala em arroz, farinha e café, por exemplo, a diferença de preços fica entre 5% e 8%. Mas o percentual pode chegar a 25% para artigos de mercearia, como achocolatados e geleias, de limpeza e descartáveis — afirma o especialista: — As marcas próprias dos supermercados não têm o investimento de marketing que encarece os produtos da marca líder da categoria. Mas existe toda uma estrutura por trás da fabricação para garantir a qualidade.

Não faça compras de mês

Ir ao supermercado com frequência é a tática da jornalista e empreendedora Denise Wasserman para aproveitar ofertas do dia e da semana e, assim, gastar menos. Fazer uma compra para o mês inteiro está fora de cogitação para a "caçadora de ofertas" do "Qual oferta".

Segundo Marco Quintarelli, o varejo destina a primeira quinzena do mês para promoções de produtos com função de abastecimento. Nos quinze dias restantes, os descontos são reservados para itens de reposição. Por isso, a variação de preços é ampla ao longo do mês.

Para quem não pode estar sempre no supermercado, o aconselhável é ir, no mínimo, duas vezes por mês, para pegar as ofertas quinzenais. Mas o ideal é fazer, pelo menos, uma visita ao estabelecimento por semana.

— Minha dica é escolher o dia da promoção para aquele setor de produtos que mais onera as compras e usar a ocasião para adquirir tudo que for necessário — indica Denise Wasserman.     

 

Fonte: O Globo      

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/06/2020 15:41 - Extra estreia formato de ilha para gift cards
01/06/2020 15:20 - Supermercados Pague Menos doa 1.000 cestas básicas para Banco de Alimentos de Campinas
01/06/2020 14:25 - Grupo Carrefour Brasil prorroga campanha social de enfrentamento à pandemia
29/05/2020 14:58 - Grupo Martins mantém liderança no atacado em MG
28/05/2020 18:53 - Hotifruti Natural da Terra e Americanas se unem em prol da gastronomia
28/05/2020 17:14 - Fort Atacadista inaugura sua 40ª unidade
28/05/2020 14:35 - Rede Bom Lugar anuncia atendimento por meio da sua nova loja virtual
27/05/2020 21:12 - Extra e Pão de Açúcar reformulam aplicativos
27/05/2020 15:53 - Supermercados Pague Menos contempla Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba
27/05/2020 15:50 - Prezunic vai dobrar doações feitas por clientes nesta semana no Rio
27/05/2020 15:28 - Fort Atacadista inaugura 40ª unidade, em São Bento do Sul
27/05/2020 15:18 - Extra e Pão de Açúcar reformulam aplicativos
26/05/2020 10:06 - Grupo BIG adiciona máscara aos logos de suas lojas para conscientizar a população
26/05/2020 09:25 - Max Atacadista chega à Catanduva com estrutura moderna
22/05/2020 15:43 - Super Muffato lança loja conceito no interior de São Paulo

Veja mais >>>