Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

06/03/2020 10:44 - Cencosud Brasil mapeia histórias de colaboradoras e revela raio X feminino do setor

 

Genilde dos Santos

 

Maria de Lurdes Gois dos Santos

 

Maria Aparecida Gomes

 

Elas representam cerca de 50% da mão de obra do setor, de acordo com o grupo Mulheres do Varejo. Contudo, apenas 16% ocupam cargos de liderança neste segmento que é um dos principais empregadores do País. Mas os aspectos são otimistas, visto que o grau de escolaridade entre as mulheres cresceu em média um ano a mais, comparado aos homens. A Cencosud Brasil, 4ª maior rede varejista, realizou um mapeamento especial para esse Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com o intuito de promover maior diversidade, inclusão e discussão entre seus 24 mil colaboradores.

 

Por meio do Programa de Reconhecimento ‘Mulheres que Deixam a sua Marca’, comitês foram organizados com foco na cultura e diversidade da empresa para avaliar as mais de 500 indicações internas recebidas de histórias de mulheres que trabalham nas bandeiras GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Prezunic e Bretas, além das áreas administrativas e do negócio de serviços financeiros.

 

Dentre tantos relatos de superação, compromisso e paixão pelo que faz, há algo em comum entre todas as histórias: as mulheres mais admiradas no varejo iniciaram suas carreiras em postos de trabalho da base da pirâmide, como empacotadoras e operadoras de caixa. Também encontraram apoio para conciliar os estudos com a carreira e a maternidade, além de receberem desafios que comprovaram a capacidade de crescer, liderar e ser inspiração para as demais mulheres que atuam no setor.

 

Da roça ao supermercado

 

Uma das 10 histórias mais admiradas do ‘Mulheres que Deixam a sua Marca’ é a da gerente da loja GBarbosa Jardins, em Aracaju (SE), Genilde dos Santos. Aos 11 anos, ela levantava às 3h da manhã para plantar hortaliças junto aos 20 irmãos, no município de Itabaiana. 

 

“Era muita gente! Morávamos em uma casa de taipa durante boa parte da minha infância e adolescência”, recorda. O valor do trabalho, herdado pelo pai sapateiro e pela mãe que confeccionava panelas de barro, logo foi adquirido. Na empresa há 30 anos, ela iniciou como empacotadora part-time na loja do GBarbosa, em Itabaiana. E assim como numa escada, Genilde sobe degrau a degrau com compromisso pelo que faz.  “Daí em diante, passei por várias lojas de Aracaju como encarregada de depósito, eletro, têxtil e bazar. Em 2004, participei de uma seleção para gerente de setor e consegui a vaga. Tive a oportunidade de conhecer diversas lojas, ter outros pensamentos e novos desafios”, conta. Em 2007, recebi a missão de padronizar e reorganizar toda a área de não-alimentos de todas as lojas ‘Super’ da rede. Uma experiência incrível”, conta.

 

Foram muitas conquistas ao longo de três décadas de GBarbosa. “Primeiro, ingressei na faculdade em 2004, minha maior conquista pessoal. Em seguida, comprei minha casa e meu carro 0 km. Também pude proporcionar aos meus filhos tudo que eu não tive na minha infância”, afirma. Foram muitos os desafios, mas ela enxerga, em todos, a oportunidade de evoluir como pessoa, de concluir os estudos e de chegar à gerência da maior loja GBarbosa, Jardins. “Atendemos com paixão os nossos clientes. Esse é um valor que ninguém nos tira. Chego todos os dias como se fosse o meu primeiro. Pensamos como donos do negócio e procuramos sempre ser criativos e inovadores. É isso que realizo diariamente. Sou apaixonada por motivar pessoas, despertar o interesse do outro e transmitir o meu aprendizado. É isso que me deixa mais feliz nessa companhia. E posso, sem dúvidas, afirmar que faço parte desse negócio”, salienta.

 

Aprendendo uma nova função com amor

Com 68 anos de idade, Maria de Lurdes Gois dos Santos inspira pela sua experiência pessoal e profissional. Enfrentou a separação e a perda de um dos dois filhos. “Meu marido deixou a casa e nunca voltou. Tive que repaginar a minha vida após muitas situações difíceis”, conta. Sua história recomeçou na Perini há 31 anos, como serviços gerais na loja da Barra. Foi seu primeiro emprego. “Nunca tive medo de serviço. Sempre fui da área de serviços gerais, mas quando uma fritadeira entrava de folga, eu cobria o serviço”, diz. No início, não dominava essa atividade, mas tinha muita força de vontade. “Aprendi com calma, prestando atenção a cada detalhe”, explica. Há 9 anos, se tornou fritadeira na loja da Pituba, assumindo a função com muita segurança.

 

A marca Perini cresceu e ficou cada vez mais consolidada na capital baiana.  ‘Dona Maria’ participou desse processo bem de perto. Passou por todas as lojas, conhecendo as novas unidades, acompanhando reformas e ampliações, sempre apoiando para que tudo estivesse impecável. Hoje, segue inspirando os demais profissionais pela lealdade, alegria contagiante e vitalidade. “Tenho disposição e vai ser difícil alguém me ver reclamando de algo. Sou muito grata pelas coisas que conquistei”, afirma. Por meio do seu trabalho, Maria realizou o sonho da casa própria. Recentemente, se delicia ainda com um novo e importante papel importante em sua vida: se tornou avó. “Sou bem tratada por todos e sinto meu trabalho valorizado de verdade”, comemora Maria. 

 

Riqueza no coração

 

Mineira, Maria Aparecida Gomes, a Cida, enfrentou desde cedo as dificuldades da vida. “Éramos 6 irmãos, sendo 2 especiais. Saímos da roça em busca de alternativas”. Muito jovem, precisou pedir ajuda nas ruas e recolher sobras de alimentos de um restaurante para compartilhar com a família. “Um dia, alguém pediu que eu lavasse os sapatos e tapetes da casa dela. Foi meu primeiro trabalho”.

 

Aos 36 anos, a então faxineira soube de uma oportunidade na rede de supermercados Bretas. Foi contratada, em seu primeiro emprego formal, no setor de limpeza.  “Me lembro de chorar no estacionamento da empresa, com medo. Eu morava embaixo de uma lona e muitas vezes não tinha o que comer”, conta. Por 1 ano e 8 meses, Cida exerceu sua atividade com empenho. Curiosa, se envolvia em outros setores para aprender, sempre disposta a ajudar. Um gerente notou seu comprometimento e a convidou para a equipe de Auxiliar de Operações.

 

Mesmo diante de dificuldades, ao chegar no trabalho, sempre mantém o sorriso no rosto, a cabeça erguida e não se deixa abater. Cuidou dos pais e, agora, cuida dos irmãos com deficiência. “Após o expediente, pego um ônibus para vê-los. É preciso dar banho, fazer uma sopa e oferecer atenção”, conta Cida,  que é mãe de dois meninos. A jornada tripla não a abala. Foi promovida a fiscal de prevenção de perdas do Bretas, oportunidade que recebeu da Cencosud para reescrever  sua história. “Passei por tanta coisa, que estou aqui para simplificar a vida. Se faz sol, agradeço. Se chove, agradeço. É minha forma de inspirar outras pessoas”, diz Cida, que tem como meta a compra da casa própria.

 

Celebração 

No dia 12 de março, a Cencosud Brasil realizará uma cerimônia de reconhecimento às mulheres da empresa. A essência dos relacionamentos, aspectos tão humanos que são a base da convivência entre as pessoas, sejam colegas de trabalho, relações entre clientes, fornecedores e sociedade em geral, dará o tom da celebração ao Dia da Mulher. Na ocasião, algumas histórias do programa ‘Mulheres que Deixam a sua Marca’ receberão homenagens especiais, promovendo a representatividade dessas colaboradoras diante de todo corpo funcional. Momentos como esse disseminam e reforçam a cultura de valorização ascendente às mulheres do varejo e denotam o quanto a implantação da política de diversidade tem sido encarada como pauta relevante na Cencosud.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Cencosud

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/04/2020 11:33 - Cooperativa otimista
02/04/2020 11:56 - Pequenos agricultores familiares vão poder vender diretamente para os supermercados
02/04/2020 11:55 - Nos supermercados, termômetro e álcool em gel para recepcionar clientes
02/04/2020 11:53 - Carrefour e Uber Eats fazem parceria na França durante pandemia
02/04/2020 11:50 - Supermercados se adequam às medidas de distanciamento social
02/04/2020 10:07 - Promoções chegam mais cedo nesta Páscoa no Super Muffato
01/04/2020 11:48 - Lojas Pão de Açúcar e Extra finalizam a instalação de painéis de acrílico
31/03/2020 11:41 - Nos supermercados, termômetro e álcool em gel para recepcionar clientes
30/03/2020 11:52 - Carrefour abre 5 mil vagas de trabalho em todo o Brasil
30/03/2020 11:03 - Grupo BIG reforça compromisso com a sociedade diante do impacto do novo coronavírus
27/03/2020 16:07 - Prezunic doa produtos de higiene para 1.200 famílias no Rio
27/03/2020 12:36 - Mundial junto com a Rappi
25/03/2020 11:20 - Rede Savegnago adapta lojas para prevenção do Coronavírus
25/03/2020 11:18 - GPA reforça estoques e compra em um dia o equivalente a 15 dias
25/03/2020 10:56 - Como o Pão de Açúcar se antecipou ao coronavírus

Veja mais >>>