Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

03/03/2020 11:42 - Rede de Supermercados Palomax adere às sacolas educativas

A partir deste mês, os consumidores das cidades de Matão e Araraquara, interior de São Paulo, encontrarão uma mudança na hora de empacotar suas compras nos supermercados do Grupo Palomax. Isso porque após a empresa ser convidada pelo SESI a participar do projeto "SESI ATERRO ZERO", que tem por objetivo incentivar a segregação dos resíduos recicláveis e orgânicos utilizando como ferramenta de educação ambiental as sacolas fornecidas pelos supermercados, o Palomax decidiu substituir as sacolas plásticas comuns - não recicláveis e não retornáveis - por sacolas educativas e oxi-biodegradáveis. 


Desenvolvido pela professora Eliane Maria Miola junto aos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental do SESI, o projeto foi encaminhado ao Palomax com cartinhas "carinhosas" dos estudantes, que escolheram o supermercado por ser a rede com o maior número de lojas na cidade e o mais frequentado pelas famílias.
Foram comuns nas cartinhas conteúdos como: "querido Palomax, venho lhe pedir sacolas ecológicas...gostaria muito que você atendesse ao meu pedido, pois, assim, estaríamos conscientizando à população a descartar corretamente os resíduos domésticos" e "prezado Palomax, sou estudante do SESI Matão e venho pedir para que vocês substituam as sacolas atuais por sacolas biodegradáveis nas cores verde e cinza e que as sacolas expliquem onde cada embalagem e produto orgânico devem ser descartados".


Segundo Felipe Buttignon, diretor-presidente do Palomax, a parceria com o SESI fez surgir o projeto "Sacolinha Educativa Palomax". "As sacolas receberam o nome de "sacolinha" para tirar o estigma que têm junto à sociedade. Elas servirão como um veículo transmissor da mensagem ecológica. O "educativa" é por dois motivos: faz o papel de um professor, ensinando como fazer corretamente o descarte de resíduos, e porque ela nasceu em uma escola (SESI), delegando aos alunos o papel de protagonistas da pauta educativa."


As novas sacolinhas já são lei em alguns municípios e estados do país e foram baseadas nas fornecidas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro identificando a separação de resíduos que é pré-feita nas cores verde e cinza. A primeira deverá ser destinada à coleta seletiva e utilizada apenas para o descarte de lixo reciclável, como embalagens de papel, metal, plástico e vidro. Já a cinza é para o descarte de restos de comida, esponjas de cozinha, fraldas, folhagem e todo lixo que segue para o aterro sanitário por não ser reciclável.


"Nossa proposta é conscientizar a população sobre os danos que as sacolas convencionais causam à natureza", diz Felipe. Ele ainda pontua que as novas sacolas são maiores, com capacidade para até 10 kg, e mais resistentes. "Além disso, podem ser reaproveitadas para separar o lixo domiciliar e auxiliar a coleta seletiva do município e estimular a prática de reciclagem", explica.


Para o meio ambiente, a vantagem das sacolas oxi-biodegradáveis é que elas se degradam em tempo consideravelmente menor que o das sacolas plásticas convencionais: 18 meses contra exatos 200 anos. Isso ocorre porque o plástico produzido por esse processo possui aditivos que aceleram sua degradação ao reagir com o oxigênio, e posterior nutrição dos fragmentos moleculares por micro-organismos, sendo estes convertidos em dióxido de carbono, água e biomassa, resultando em menos impacto e poluição ao ecossistema.


Soma-se às ações sustentáveis adotadas pela Rede Palomax o descarte de resíduos da forma correta e a compra de energia de empresas com fontes 100% renováveis (mercado livre de energia). A companhia ainda estuda um projeto de energia solar para ser aplicado nas lojas menores. Esses e outros pontos garantiram ao grupo um selo de empresa amiga da natureza (Green Company), criado pela Secretaria de Meio Ambiente de Matão com o intuito de parabenizar anualmente as empresas que adotam boas práticas em prol do meio ambiente. A premiação ocorrerá em maio deste ano e terá a presença de outros negócios da cidade.


Ainda, para os consumidores que querem levar um estilo de vida sustentável, o supermercado oferta a sacola retornável como uma alternativa a mais para o consumidor. "Ele pode adquiri-la uma única vez e trazê-la de casa sempre que for fazer suas compras", explica Felipe.



Fonte: Asssessoria de Comunicação do Palomax

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/04/2020 11:33 - Cooperativa otimista
02/04/2020 11:56 - Pequenos agricultores familiares vão poder vender diretamente para os supermercados
02/04/2020 11:55 - Nos supermercados, termômetro e álcool em gel para recepcionar clientes
02/04/2020 11:53 - Carrefour e Uber Eats fazem parceria na França durante pandemia
02/04/2020 11:50 - Supermercados se adequam às medidas de distanciamento social
02/04/2020 10:07 - Promoções chegam mais cedo nesta Páscoa no Super Muffato
01/04/2020 11:48 - Lojas Pão de Açúcar e Extra finalizam a instalação de painéis de acrílico
31/03/2020 11:41 - Nos supermercados, termômetro e álcool em gel para recepcionar clientes
30/03/2020 11:52 - Carrefour abre 5 mil vagas de trabalho em todo o Brasil
30/03/2020 11:03 - Grupo BIG reforça compromisso com a sociedade diante do impacto do novo coronavírus
27/03/2020 16:07 - Prezunic doa produtos de higiene para 1.200 famílias no Rio
27/03/2020 12:36 - Mundial junto com a Rappi
25/03/2020 11:20 - Rede Savegnago adapta lojas para prevenção do Coronavírus
25/03/2020 11:18 - GPA reforça estoques e compra em um dia o equivalente a 15 dias
25/03/2020 10:56 - Como o Pão de Açúcar se antecipou ao coronavírus

Veja mais >>>