Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

15/01/2020 15:30 - GPA projeta aberturas da bandeira Pão de Açúcar e investe na expansão do atacarejo Assaí

Há um processo de recuperação econômica que leva o Grupo Pão de Açúcar, com mil lojas e 95 mil empregados, a prever um 2020 “muito melhor”, com aumento mais forte de demanda. Em 2020, o GPA voltará a abrir, depois de dois anos, supermercados novos da bandeira Pão de Açúcar e terá seu marketplace, um shopping center virtual.

 

“Há uma estrutura de longo prazo de juros mais baixos e de inflação controlada, então, enquanto tiver esse juro neutro ou zero, isso vai levar a uma dinâmica que nunca se viu. Teremos uma demanda que ninguém sabe como vai ser, mas que já se sabe que será extremamente positiva”, disse ontem pela manhã, em encontro com jornalistas, Ronaldo Iabrudi, co-vice-presidente do conselho de administração do GPA.

 

A empresa também planeja para 2020 o início da expansão da rede de atacarejo Assaí para fora do Brasil - a primeira loja será inaugurada na Colômbia.

 

A projeção do investimento para o próximo ano vai de R$ 1,6 bilhão a R$ 1,8 bilhão, com maior probabilidade de ficar perto do teto, disse Peter Estermann, CEO do GPA. É o mesmo valor, recorde para o grupo, de 2019.

 

O grupo pretende vender nos próximos anos até dez lojas dos hipermercados Extra (são 111 hoje) com baixo desempenho. São lojas que consomem R$ 15 milhões em lucro operacional ao ano. Outros 25 a 30 hipermercados serão convertidos em Assaí, numa nova fase de troca de formatos.

 

O grupo projeta alta nas vendas em linha com inflação nas lojas mais antigas (em operação há mais de 12 meses) para o Assaí e um pouco acima da inflação para as lojas Extra e Pão de Açúcar. A inflação para alimentos prevista para 2020 varia de 4% a 4,5%. Para efeito de comparação, até setembro, as vendas nas lojas mais antigas do Assaí subiram 7,2%, e no braço de varejo, 1,9%.

 

Em encontro com analistas, na tarde de ontem, o comando da empresa disse que, para 2020, projeta a abertura de 20 unidades da rede Assaí de 2020 a 2022 (mesmo número de 2019), 5 a 10 novas unidades do Pão de Açúcar (após dois anos sem inaugurações) e 50 unidades do Minuto Pão de Açúcar (foram três aberturas até setembro, incluindo conversão)

 

Também haverá, além das novas conversões de Extra em Assaí, a conclusão da fase de transformação de supermercados Extra em Compre Bem e em Mercado Extra. Essa fase foi iniciada há cerca de dois anos. Ambos são novos formatos criados para tentar recuperar o desempenho do modelo de supermercados do grupo.

 

De janeiro a setembro, as vendas líquidas da rede Pão de Açúcar caem 0,9%, e da rede Extra (afetada pela fase de transformações) está estável. Questionado pelo Valor se as medidas envolvendo as redes têm relação com esses números, Estermann disse que “não tem nada a ver com isso”. Segundo ele, “tem muita loja indo bem, e há algumas mais difíceis, mas nosso Ebitda do Pão [de Açúcar] não tem igual no mundo”.

 

Sobre Assaí o grupo projeta vendas de R$ 30 bilhões em 2019 e R$ 50 bilhões em dois anos. Perguntado se o GPA projeta que o Assaí alcance de 65% a 70% de vendas totais (como ocorre no Carrefour com o Atacadão), Estermann disse que quer um melhor equilíbrio no portfólio. “Vamos crescer no digital e com todas as conversões e reformas que temos feito, então não creio nisso”.


Fonte: Portal Amis 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

27/02/2020 10:05 - Amazon abre supermercado 100% automatizado
26/02/2020 11:45 - Vegetarianos e veganos movimentam negócios em Minas Gerais
21/02/2020 11:59 - Carrefour Brasil tem lucro de R$735 mi no 4° tri
21/02/2020 11:57 - Promoções, carnes e reformas: os desafios do Grupo Pão de Açúcar
21/02/2020 11:39 - GPA pretende converter mais de 2O Lojas
20/02/2020 15:25 - Supermercados Mundial monta playlist no Spotify para o carnaval
20/02/2020 11:09 - GBarbosa adota novo canal de comunicação via Whatsapp
20/02/2020 10:51 - Pão de Açúcar começa a vender chocolates da marca Godiva
19/02/2020 15:39 - Mart Minas abre primeira unidade em São João del-Rei
19/02/2020 15:18 - Prezunic realiza ações de verão e fortalece o espírito carioca da marca

Veja mais >>>