Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Redes de Supermercados

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Redes de Supermercados

21/11/2019 13:24 - Marcas próprias ganham espaço nos supermercados com preços até 25% mais baixos

O crescimento dos produtos de marca própria reflete o “empoderamento do consumidor”. O segmento que surgiu como um instrumento de fidelização é agora também visto como uma ferramenta que permite ao cliente economizar e comprar novos produtos. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), Neide Montesano, uma cesta básica com artigos de marca própria pode custar de 15% a 25% menos comparada a uma com marcas de fabricantes.

 

— Com essa economia, a pessoa pode comprar iogurte, amaciante de roupa e outros produtos que não fazem parte de sua cesta — afirma Neide Montesano.

 

O GPA, que controla Extra e Pão de Açúcar, afirma que produtos da marca própria das duas redes são posicionados para serem, em média, 30% mais baratos em comparação às marcas líderes de cada categoria em que atua. E o segmento está ganhando espaço no faturamento das redes. No Carrefour, 44% dos clientes compram algum dos oito mil produtos com a marca do supermercado. O último balanço da rede francesa mostra que a venda de artigos desse segmento cresceu 30% no país, no terceiro trimestre em relação a igual período de 2018.

 

E a economia pode ser ampliada. A Abmapro calcula que o faturamento do setor deve crescer 10,5% este ano e 12,5% em 2020. O aumento da receita pode contribuir para redução do custo de produtos de marca própria.

 

— O aumento do volume de preço pode reduzir os custos de produção e, por consequência, o preço para o consumidor — diz a presidente da Abmacro.

 

Uma pesquisa realizada a partir do Painel de Lares da Nielsen ajuda a explicar, em parte, o crescimento de setor que disputa mercado pelo preço. O levantamento divulgado em outubro revelou que apenas 5% dos brasileiros são super leais a produtos, marcas e bandeiras varejistas.

 

Jorge Dias faz parte dos outros 95% não fieis à marca. O engenheiro mecânico, que é um dos caçadores de ofertas da plataforma Qual Oferta, reconhece que os produtos de marca própria tendem a ser mais baratos dentro de uma rede, mas o preço pode ser maior que na concorrência.

 

- Faço compras diárias e estou sempre atrás de promoção. Não importa se é ou não um produto de marca própria – ensina o engenheiro.

 

A pesquisa rápida na internet corrobora com Dias. O requeijão de 200ml da Vigor era vendido nesta segunda-feira (18) por R$ 4,75 e um de marca própria similar por R$ 5,19, no mesmo site de uma grande rede de supermercados.

 

Neide Montesano explica que o setor de marca própria está na quarta geração. A terceira é a de produtos similares com preços entre 15% e 25% menores. Os produtos da quarta geração são os desenvolvidos para chamar a atenção do cliente que aceita pagar mais por um produto orgânico ou por outro que tenha um valor específico para o consumidor. Para exemplificar, a presidente da Abmacro cita a Taeq, de alimentação saudável das redes Extra e Pão de Açúcar.

 

— As marcas da quarta geração não estão focadas no preço, mas em outros valores — afirma.

 

Fonte: Extra - Rio de Janeiro

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

21/01/2020 12:15 - Ribeirão Preto (SP) recebe nova operação do Dia
20/01/2020 17:49 - Confiança Supermercados sorteia mais de R$ 1,3 milhões em prêmios
20/01/2020 15:47 - Supermercados de Niterói já registram falta de água mineral por crise da Cedae no Rio
20/01/2020 15:38 - Grupo Casino divulga resultados de 2019
20/01/2020 15:25 - Projeto torna obrigatória doação de alimentos por grandes supermercados
17/01/2020 13:17 - Hirota vai lançar locker refrigerado corporativo
16/01/2020 15:40 - Vendas do GPA saltam 24% no 4° tri com impulso da Assaí
16/01/2020 15:19 - Extra realiza campanha nas lojas e site
16/01/2020 12:37 - Cade concede aval para Carrefour fazer parceria com rede Super Nosso
15/01/2020 15:32 - Novos padrões da marca Sabor & Qualidade

Veja mais >>>