Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

25/11/2015 12:18 - APAS conquista o 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

A APAS conquistou o 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, categoria "Entidade Empresarial", em cerimônia realizada ontem (24), na Sede da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. O diretor de Sustentabilidade da Associação, Mauricio Cavicchiolli, recebeu o prêmio das mãos da mestre de cerimônia e jornalista, Rosana Jatobá. A entidade ainda foi representada por Eduardo Ariel Grunewald (Gerente de Serviços aos Supermercados), Rose Pavan (Coordenadora de Sustentabilidade), Thiago Pietrobon (Integrante do Comitê de Sustentabilidade).

 

"É uma honra receber esse prêmio em nome da APAS. Lembro aqui de toda a equipe que participou e esteve junto para que pudéssemos ganhar esse prêmio e o desejo é convencer todos os supermercadistas da importância da sustentabilidade. É um dos prêmios mais importantes que a APAS já recebeu", afirmou o diretor de Sustentabilidade da APAS, Mauricio Cavicchiolli.

 

Logo em sua primeira participação na premiação, a APAS foi premiada em razão do Projeto "Supermercados Mais Sustentáveis Como Estratégia Para Melhoria de Ganho e Enfrentamento de Crise", que contempla diversas ações em prol das boas práticas sustentáveis do setor. Um dos destaques são os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis - temas "Projeto, Construção e Reforma" e "Operação e Manutenção", que foram produzidos com o apoio das consultorias SustentaX e Eco Suporte.

 

Ao todo, mais de 1.200 empresas receberam os Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis. Alguns associados relataram o sucesso na prática ao utilizar o material desenvolvido pela APAS, caso de Renato Gaspar Martins, diretor do Supermercado Santa Cruz, que conta com quatro lojas em Votuporanga, interior do Estado.

 

"Em setembro de 2014 fiz a primeira substituição da ilha de congelados por fechada e motor aclopado. No mesmo mês, porém, houve aumento de energia e não consegui mensurar a redução. Já em março de 2015 eu me preparei melhor para o acompanhamento e, além disso, realizei a substituição das lâmpadas das gôndolas iluminadas por LED, além da substituição da outra ilha de congelados. Neste período, foi realizado um reajuste na conta energia em 21% e, a partir das providências tomadas e utilização dos Guias da APAS, consegui uma redução de 6% ante o mesmo anterior, sendo assim uma economia de 27% e se mantendo nos meses subsequente".

 

O também vice-presidente da APAS destacou a importância dos Guias Práticos da APAS aos associados. "Temos informações ricas nos materiais - desde reforma, novas lojas e ações operacionais. Os Guias são de fácil leitura para multiplicação com os colaboradores responsáveis por departamentos terem a oportunidade de colocar em prática", elogiou.

 

Mais ações
Outra ação destacada no Projeto premiado foi o Espaço Sustentabilidade APAS-Unilever, que, durante a Feira APAS 2015, orientou 1.092 pessoas e mais de 300 checklists personalizados para implantação de soluções sustentáveis foram emitidos durante o evento. Além disso, 201 empresas buscaram se aprofundar no tema participando dos workshops, com 19 atendimentos personalizados na Consultoria de Gestão.

 

As Reuniões Abertas realizadas aos supermercadistas nas Regionais e Distritais também trouxeram orientações aos supermercadistas associados, por meio de palestras ministradas pelo integrante do Comitê de Sustentabilidade da APAS, Thiago Pietrobon, sob a temática "Produtividade por meio da maior eficiência hidro energética. Estratégias para o enfrentamento da crise". Ao todo, os encontros contaram com a participação de 201 supermercados.

 

Em meio aos desafios hídricos e energéticos, Pietrobon apresentou o atual cenário do Brasil e propôs soluções para aumentar a eficiência e produtividade nas lojas, trazendo assim uma utilização mais consciente dos recursos em consonância ao meio ambiente. Em decorrência das palestras realizadas nas Reuniões Abertas, a APAS criou um canal de relacionamento com os associados e oferece Consultoria de Gestão para sanar dúvidas e implantar ações de enfrentamento às questões levantadas.

 

Os veículos de comunicação da APAS (Revistas SuperVarejo e Acontece, além da newsletter diária) também são um canal de informação e interação com os associados, por meio da divulgação de conteúdos relevantes e casos de sucesso por todo o Estado.

"O reconhecimento do trabalho, além de indicar que estamos no caminho certo, garante a ampla divulgação e intercambio de informações com interessados que, certamente, acessarão o conteúdo dos projetos", destacou o Thiago Pietrobon.

 

A premiação conquistada pela APAS é promovida pela FecomercioSP, com a coordenação técnica da Fundação Dom Cabral, e tem como objetivo estimular práticas sustentáveis em projetos que agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos. O quesito "inovação" foi o principal critério na escolha. Veja, abaixo, o ganhador de cada categoria:

 

Empresa
Microempresa
• Bandejas e Copos Feitos de Bagaço - Bio&Green (São Paulo/SP)

 

Pequena e Média
• Plano Diretor de Sustentabilidade do Camará Shopping - Camará Shopping Center (Camaragibe/PE)

 

Grande Empresa
• Projeto de Compostagem e Telhado Verde do Shopping Eldorado - Shopping Eldorado (São Paulo/SP)

 

Entidade Empresarial
• Supermercados Mais Sustentáveis - Associação Paulista de Supermercados (Apas) (São Paulo/SP)

 

Indústria
• Monitoramento Geoespacial na Cadeia de Fornecimento Bovino - Marfrig (São Paulo/SP)

 

Órgão Público
• Programa Municipal de Ibirarema: Lixo Mínimo - Prefeitura de Ibirarema (Ibirarema/SP)

 

Academia
Professor
• Origem Sustentável - Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho - Universidade de São Paulo (São Paulo/SP)

 

Estudante
• Agricultura Urbana: Produção, Varejo e Consumo de Alimentos - Lya Cynthia Porto de Oliveira - Fundação Getulio Vargas (São Paulo/SP)

 

Reportagem Jornalística
Rádio/TV
• "A Energia que Vem do Lixo" - Isabel Mega Araújo - BandNews FM (Brasília/DF)

 

Jornalismo Impresso
• "Orgânicos na Mesa" - Antônio Melquíades Júnior - Diário do Nordeste (Fortaleza/CE)

 

Jornalismo Online
• Especial multimídia "A Periferia Travada" - Roberta Soares - JC Online e NE10 (Recife/PE)

 

 

 

Assessoria de Comunicação da APAS


 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

08/04/2020 16:46 - Piracanjuba doa mais de 50 mil litros de leite para entidades goianas e anuncia recursos
25/03/2020 11:25 - Cinco produtos sustentáveis para comprar, economizar e ajudar o meio ambiente
13/03/2020 11:24 - Novos hábitos de consumo impulsionam o fim da era do plástico
13/03/2020 11:17 - Procter & Gamble faz avanços significativos na reciclagem de plásticos
12/03/2020 11:31 - Minuto Pão de Açúcar de São Paulo passa a receber vidros para reciclagem
03/03/2020 11:26 - A Coca-Cola colhe os frutos do investimento em embalagens retornáveis
02/03/2020 12:20 - Rio de Janeiro tira de circulação um bilhão de sacolas plásticas em 6 meses de lei
20/02/2020 11:39 - Ambev vai transformar lixo em lixeiras
18/02/2020 11:18 - Lei que proíbe canudos de plástico começa a ser aplicada em São Paulo
14/02/2020 12:51 - Dove troca embalagens vazias por produtos novos
13/02/2020 12:52 - Do consumidor para o comércio e indústria: logística reversa em Mato Grosso do Sul
11/02/2020 15:43 - Consumidores têm dificuldade em identificar sustentabilidade nas marcas
07/02/2020 12:29 - Nestlé lança bot pelo WhatsApp que tira dúvidas sobre reciclagem
06/02/2020 12:24 - Startup Transforma Lixo em Dinheiro
06/02/2020 11:50 - Varejo acelera troca de plástico descartável

Veja mais >>>