Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Sustentabilidade

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Sustentabilidade

10/08/2015 11:55 - Linha de sopas da Korin Agropecuária: mais sabor e saúde ao aliar ingredientes orgânicos, baixo teor de sódio e sem adição de químicos no processo de produção

A Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor testou seis marcas de sopas instantâneas individuais bastantes expressivas no mercado e a da Korin foi a ÚNICA aprovada em teor de sódio. Exceto a Soupi da Korin "todas as outras apresentam níveis elevados de sódio, em média, de até um terço dos 2 gramas recomendados por dia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E o excesso de sódio é um fator de risco para o desenvolvimento ou agravamento da hipertensão arterial", informa a entidade.   

 

Uma ótima pedida para aquecer o frio do inverno, rápida e fácil de preparar e sempre um alimento muito mais nutritivo, as sopas instantâneas conquistaram os consumidores e já movimentam aproximadamente meio bilhão de reais por ano no Brasil, segundo estimativas do mercado. No entanto, é preciso ficar atento ao níveis de sódio e aditivos químicos contidos nos pacotes individuais, como alerta uma pesquisa da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, com seis marcas de sopas bastantes reconhecidas no mercado. De acordo com o estudo, muitas carregam sódio e substâncias químicas em excesso para aumentar a durabilidade, aparência e sabor do produto. E todas, geralmente, podem fazer muito mal à saúde. "A Soupi, a marca de sopas instantâneas da Korin, foi muito bem avaliada neste teste, e não poderia ser diferente, pois sempre prezamos por oferecer produtos saudáveis e temos investido muito para que a Soupi seja cada vez mais uma referência em saudabilidade nesse segmento", diz Reginaldo Morikawa**, Diretor Superintendente da Korin Agropecuária*.   

 

Segundo a Proteste, um dos grandes problemas contidos nos sachês é o alto teor de sódio, que pode levar ao desenvolvimento da hipertensão arterial ou ao agravamento dessa doença que mata quase 10 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo em torno de 300 mil brasileiros ou mais de 800 mortes por dia no País em decorrência do problema, conforme dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Exceto o produto testado da marca Soupi da Korin, "todas apresentam níveis elevados dessa substância, em média, de até um terço dos 2 gramas recomendados por dia pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", informa o estudo. 

 

O glutamato monossódico é outro vilão da boa saúde muito presente nas fórmulas de sopas instantâneas, mostra a Proteste: "Nessa avaliação, a sopa da Korin foi o destaque, por não conter a substância", diz a entidade, que registrou três marcas com índices acima do considerado aceitável pela comunidade internacional. Ela acrescenta que, "apesar de ainda faltar embasamento científico", o glutamato pode causar dores de cabeça, enjoos e ganho de peso. "Tanto que na Europa há um limite de 10 gramas por quilo de alimento – parâmetro que adotamos para este teste, já que ainda não existe no Brasil."  Fundada em 2001, a Proteste é uma entidade civil sem fins lucrativos e que atua na defesa e fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros.

 

Marca que respeita consumidor e meio ambiente

 

De olho na praticidade da vida moderna e com a finalidade de oferecer um produto cada vez mais saudável para os consumidores, também mais atentos e exigentes em relação a qualidade da alimentação, a Korin tem investido constantemente na Soupi e agora toda a sua linha, que já está na terceira geração recém-lançada, é produzida somente com ingredientes orgânicos, ou seja, suas sopas são mais saborosas e preparadas com produtos cultivados sem agrotóxicos, além de outros químicos, e processos produtivos que tanto prejudicam a saúde das pessoas, animais e do planeta, como ressalta Morikawa, observando que essa é uma preocupação inerente à Korin, que segue os preceitos da Agricultura Natural*, desenvolvida pelo filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada no começo do século passado, quando ele já defendia o cultivo de alimentos sem químicos, por estes causarem sérios danos à toda e qualquer forma de vida na terra.

 

O executivo lembra que o produto tem baixo teor de sódio porque é preparado sem adição de sal na fórmula, contendo apenas o sódio dos próprios ingredientes. Além de não conter glutamato monossódico, as fórmulas da sopas instantâneas Soupi também são livres de corantes artificiais e aromatizantes, bem como lactose e glúten para atender também às pessoas alérgicas às proteínas de cereais e ao açúcar de leite e derivados, complementa Edson Shiguemoto***, diretor comercial da Korin. "Atendemos a uma demanda crescente dos consumidores e também de nutricionistas por produtos sem essas substâncias."

 

Shiguemoto afirma que a nova geração da linha tem o selo SisOrg, concedido por uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura e que atesta que seus ingredientes são todos orgânicos.  A marca Soupi pode ser encontrada nos sabores Caldinho de Feijão, Frango com Abóbora e Canjinha. "Todas têm um sabor proveniente de condimentos naturais", ressalta. São comercializadas em sachês de 17g (Frango com Abóbora), 20g (Caldinho de Feijão) e 25g (Canjinha). Esta última basta dissolver em água fria e aquecer, antes do consumo.  O Caldinho faz parte da linha vegetariana da marca, já as outras versões contém frango orgânico Korin, explica o executivo. As linhas de frango (inteiros, em parte e na composição de produtos) são o carro-chefe da companhia e a orgânica é proveniente de aves criadas com ração 100% vegetal orgânica, com vários tipos de extratos naturais de plantas, como orégano, canela, eucalipto e limão. "Também não utilizamos antibióticos terapêuticos e melhoradores de desempenho na criação de todas as nossas aves", diz.

 

Esses produtos, muito utilizados na avicultura convencional, têm causado sérios danos à saúde pública ao redor do mundo, desde a resistência das pessoas ao tratamento com antibióticos até obesidade, diabetes e problemas intestinais. As aves da Korin também são criadas  em ambientes que privilegiam o seu bem-estar: podem passar boa parte do dia livres e as granjas são menores que as convencionais, e com menor número de aves. Por tudo isso, a Korin recebeu a certificação de bem-estar animal conferida pela Ecocert Brasil, acreditada pela HFAC (Humane Farm Animal Care), que certifica todo o ciclo desde o inicio da criação ao abate,  e o selo WQS (Livre de Antibióticos).

 

Segundos os executivos, a Soupi é ideal para quem deseja um alimento saudável, pelo seu alto valor nutritivo, já que o processo de fabricação permite a manutenção de 95% dos nutrientes dos ingredientes utilizados; e também para quem busca manter o corpo em boa forma, pelo baixo valor calórico. "Tanto o sabor dos ingredientes como do frango são mantidos no processo produtivo, assim como os nutrientes. Utilizamos o sistema de liofilização, no qual os alimentos são desidratados sem o uso de calor excessivo, e retornam praticamente ao estado natural quando se adiciona a água quente no preparo", explica Shiguemoto.

 

Curiosidade: alimento acompanha a história da humanidade

 

O estudiosos não têm dúvidas em apontar a sopa como um dos pratos mais antigos do mundo, com registros que datam da pré-história, e o primeiro mais criativo, por reunir diversos ingredientes, uma mistura que pode ser infindável diante dos gostos de cada população e da grande variedade de tipos de alimentos que podem ser combinados. Segundo os pesquisadores, a sopa conquistou um número maior de apreciadores a partir da idade média, quando a medicina passou a apontar as suas qualidades terapêuticas e a prescrevê-la para curar alguns males. Desde então, o prato foi conquistando cada vez mais adeptos e novas maneiras de preparo: pode ser mais ralo, espesso, cremoso, entre outras modalidades que despertam os sentidos e o apetite dos seres humanos desde quase toda a sua existência, sejam ricos, pobres, de qualquer idade e em todas as partes do mundo. Por poder reunir carnes, legumes e hortaliças, as sopas são ricas em nutrientes e, dependendo dos ingredientes e do modo de preparo, são constantemente eleitas como pratos com baixas calorias.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Korin 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

01/07/2020 19:24 - MMA publica estudo de caso que aborda mudança do HCFC-22 para CO2 no Angeloni
25/06/2020 15:46 - Consul oferece mentoria gratuita para empreendedoras durante a crise
24/06/2020 15:53 - 6 mudanças irreversíveis que a pandemia trouxe ao varejo
19/06/2020 12:06 - Carrefour divulga relatório de sustentabilidade
12/06/2020 15:26 - Nestlé testa equipamento que elimina embalagens em pontos de venda
04/06/2020 17:44 - MMA abre Consulta Pública sobre reciclagem e reutilização de embalagem
08/04/2020 16:46 - Piracanjuba doa mais de 50 mil litros de leite para entidades goianas e anuncia recursos
25/03/2020 11:25 - Cinco produtos sustentáveis para comprar, economizar e ajudar o meio ambiente
13/03/2020 11:24 - Novos hábitos de consumo impulsionam o fim da era do plástico
13/03/2020 11:17 - Procter & Gamble faz avanços significativos na reciclagem de plásticos
12/03/2020 11:31 - Minuto Pão de Açúcar de São Paulo passa a receber vidros para reciclagem
03/03/2020 11:26 - A Coca-Cola colhe os frutos do investimento em embalagens retornáveis
02/03/2020 12:20 - Rio de Janeiro tira de circulação um bilhão de sacolas plásticas em 6 meses de lei
20/02/2020 11:39 - Ambev vai transformar lixo em lixeiras
18/02/2020 11:18 - Lei que proíbe canudos de plástico começa a ser aplicada em São Paulo

Veja mais >>>