Líderes do Bahamas e Coop falam de pandemia, tecnologia e perdas na live da ABRAS

Leia em 8min 10s


 

 

 

 

 

 

 

A 4ª live Campeões do Ranking ABRAS realizada nesta quinta-feira (20), recebeu os líderes Jovino Campos, presidente do Supermercado Bahamas, e Marcio Blanco do Valle, diretor-presidente da Cooperativa de Consumo (Coop), que compartilharam suas experiências profissionais e falaram sobre o avanço do e-commerce na pandemia, da importância da tecnologia no setor, de prevenção de perdas, entre outros assuntos.

 

Mediada pelo presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, e pelo vice-presidente João Galassi, a live foi patrocinada pela Nestlé, com as participações dos gerentes de Vendas Natália Campos e Carlos Ramos, pela Top Sistemas, com o CEO Juliano Camargo, e pelo Festival Vinhos de Portugal. O evento virtual foi apresentado pelo superintendente Márcio Milan, que é também coordenador da série de lives da ABRAS.

 

Na ocasião o presidente João Sanzovo destacou que a ideia das lives dos Campeões surgiu após solicitações de alguns supermercadistas. “Percebemos que seria uma ótima oportunidade de compartilhar informações importantes que nos ensinam lições e exemplos a serem seguidos para termos sucesso no setor”, disse Sanzovo.

 

“É muito importante para todo o mercado conhecer melhor as histórias das empresas que estão entre as 20 primeiras colocados no Ranking ABRAS.  É um prazer participar desse bate-papo transparente e com muito aprendizado”, complementou o vice-presidente João Galassi.

 

 História

 

Jovino Campos iniciou sua participação contando a curiosa história da rede Bahamas, 16ª no Ranking ABRAS, que começou há 35 anos. “Pelo próprio nome já dá para ver de onde saiu. A ideia surgiu de um bar, quando eu estava saindo do exército meu sócio Paulo Roberto Lopes me convidou para montar uma mercearia, e eu sugeri um bar.  Começamos com um barzinho em Santa Luzia (MG). Iniciamos com um estabelecimento de 36 metros quadrados, hoje temos em torno de 121 mil metros quadrados em área de vendas somando todas as nossas lojas”, contou Campos.

 

“No início, não planejávamos crescer da forma que crescemos e nem estar entre as 20 maiores redes de supermercados do Brasil. Nosso sonho era ter um boteco, sustentar nossa família com um pouco mais de liberdade, e isso foi mudando com o tempo. O bar começou a dar muita dor de cabeça e resolvemos mudar para o ramo de mercearia, abrindo uma loja ali e outra lá, fechando algumas também. Com a falta de experiência, fomos aprendendo com a vida. Somos uma empresa familiar, que contou com o trabalho das esposas, filhos, irmãos, sobrinhos”, declarou Jovino Campos.

 

Já a história da Cooperativa de Consumo (Coop), 18ª no Ranking ABRAS, começou em 1954, no ABC paulista, pela iniciativa de 292 funcionários da Rhodia, multinacional francesa.  “A motivação do negócio veio do conhecimento europeu, onde o cooperativismo nasceu, através dos executivos franceses e de algumas experiências que já tínhamos no Brasil. Em 1954, as pessoas de Santo André pegavam o trem e iam se abastecer em uma cooperativa da Lapa, em São Paulo, que tinha preços bons. A região do ABC não tinha uma boa estrutura de varejo”, destacou o diretor-presidente da Coop, Marcio Blanco do Valle.

 

Valle conta que no início a cooperativa era somente para funcionários das empresas do grupo Rodhia. “Em 1976 abrimos para outras pessoas. A Coop sempre foi gerida por profissionais do nível de uma multinacional como era Rodhia, que emprestava seus executivos para administrar a cooperativa. E essa capacidade de gestão ajudou a empresa a crescer junto com o ABC, que se desenvolveu muito com a indústria automobilística”, destaca.

 

Marcio do Valle trabalhava como engenheiro químico na Rhodia, e entrou no Conselho de Administração da Coop em 1996. “Não passava pela minha cabeça trabalhar nesse ramo de varejo. Eu atuava na parte industrial da empresa. Após um convite de Antônio José Monte, presidente da Coop na época, e uma profunda reflexão sobre a mudança de carreira, decidi ir para a cooperativa.  Decisão essa que nunca me arrependi”, contou.  Em 2001 foi presidente da cooperativa, e em 2013 passou a presidência executiva, cargo que ocupa até hoje.

 

Tecnologia

 

Assunto do momento no varejo, o avanço tecnológico impulsionado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), principalmente no que se refere ao comércio eletrônico, é considerado um grande desafio para os empresários supermercadistas. O presidente do Supermercado Bahamas, Jovino Campos, contou na live que foi pego de surpresa pela nova situação. “Não estávamos preparados. O nosso projeto de e-commerce estava engavetado. E resolvemos, até por insistência do meu filho, montar uma loja de e-commerce o mais rápido possível. Mas estamos penando.  Começamos há pouco mais de um mês. É uma operação em conjunto com uma loja, atendemos um número limitado de consumidores. O e-commerce veio para ficar e é um projeto que queremos investir nos próximos anos”, destaca.

 

Para o diretor-presidente da Coop, Marcio do Valle, a pandemia antecipou a evolução do varejo digital no Brasil em até 10 anos, e o desafio do varejo físico será impulsionar a volta dos clientes às lojas. “Os consumidores aprenderam a fazer a compra de uma maneira diferente. E teremos um esforço maior para manter essas pessoas indo às lojas físicas. Iremos conseguir isso melhorando a experiência nos supermercados.”

 

Perdas no varejo

 

Na live dos Campeões do Ranking ABRAS as lideranças do Bahamas e da Coop também falaram da importância da prevenção de perdas no setor supermercadista. Tema trazido pelo CEO da Top Sistemas, Juliano Camargo, empresa patrocinadora do evento.

“Nesse momento estamos buscando parceiros para que possamos melhorar nossa prevenção de perdas. Nosso percentual não é tão alto, está em torno de 1,5%, mas neste número não incluímos o hortifrutigranjeiro. Estamos estudando, por meio de um Comitê, ferramentas para evitar as perdas.  A tecnologia facilita muito a identificação de onde está ocorrendo e a evitar o furto”, disse Jovino Campos.

 

Marcio do Valle complementou dizendo que a perda é uma questão séria e que se a empresa descuidar o resultado pode ir embora. “Na Coop estamos com um índice de 1,56%. A análise estruturada dos problemas é que nos auxilia a identificar as verdadeiras causas de cada perda, e nos ajuda a atuar com uma precisão maior. A prevenção de perdas é extremamente relevante.  Já temos alguns sistemas instalados para fazer essa gestão. O reconhecimento facial quando chegar no Brasil vai nos ajudar muito.”

 

CRM

 

A pedido do presidente da ABRAS, João Sanzovo, o diretor-presidente da Coop, Marcio do Valle, falou do pioneirismo da Coop na utilização do sistema CRM, aplicativos de informação desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente. “A questão do registro dos cooperados é um modelo de obrigação societária. Cada cooperado tem uma conta de capital que registra as operações na cooperativa. O CRM veio quase que em uma decorrência natural de tratarmos cada vez melhor esse cooperado e entender suas necessidades.  Além de nos auxiliar em campanhas direcionadas às necessidades e expectativas do cliente, conseguimos medir com muita precisão a rentabilidade dessas campanhas”, ressalta Valle.

 

Patrocinadores

 

A Nestlé está desde o começo no patrocínio das lives Campeões do Ranking ABRAS 2020. Nesta 4ª edição, contou com a participação dos gerentes de Vendas Natália Campos e Carlos Ramos. Eles também estavam da 1ª edição da live, realizada no dia 23 de julho. Além de participarem do evento com perguntas aos líderes supermercadistas do Bahamas e da Coop, apresentaram os lançamentos da empresa para o terceiro trimestre de 2020, que incluem novos sabores e versões de biscoitos, chocolates, leite em pó, creme de leite, patês, entre outros.

 

A Top Sistemas patrocinou o evento pela primeira vez, e como já citado acima, foi representada pelo CEO Juliano Camargo, que mostrou as principais ferramentas da empresa de tecnologia especializada em prevenção de perdas no varejo. Na oportunidade ele mostrou vídeo falando dos principais problemas de perdas no setor, dentre eles no atendimento (frente de caixa) e no recebimento de mercadoria (erros operacionais).  Clique aqui e veja mais sobre o evento e a pesquisa de perdas da ABRAS.

 

Assim como a Nestlé, o Festival Vinhos de Portugal está desde o começo no patrocínio das lives Campeões do Ranking ABRAS 2020. O evento acontecerá de 23 de outubro a 1º de novembro nos supermercados do país.

 

Na próxima quinta-feira (27) acontece a 5ª live Campeões do Ranking ABRAS. O diretor de Marketing e Operações do Grupo DMA, Roberto Gosende, e o presidente do Angeloni Supermercado, José Augusto Fretta, já confirmaram presença. Não perca!

 

Clique aqui e veja a gravação da 4ª live dos Campeões do Ranking ABRAS.

 

Comunicação ABRAS

 

Material atualizado no dia 24/8


Veja também

Associação Brasileira de Supermercados participa da Semana Brasil

   A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participará da Seman...

Veja mais
Global Retail Show vai reunir líderes do varejo e consumo no mundo

O maior evento de varejo e consumo online, o GLOBAL RETAIL SHOW, já tem data marcada. Entre os dias 13 e 19 de se...

Veja mais
Vendas no varejo recuam 19,9% em julho, mostra ICVA

As vendas no varejo brasileiro recuaram 19,9% em julho frente ao mesmo período de 2019, descontada a inflaç...

Veja mais
4ª live Campeões do Ranking ABRAS 2020 receberá os presidentes das redes Bahamas e Coop

Cllique aqui e confira o link       ...

Veja mais
3ª live Campeões do Ranking ABRAS traz as trajetórias dos líderes do Giassi e Savegnago

              A terceira live ...

Veja mais
Setor supermercadista registra crescimento de 3,47% no primeiro semestre

O primeiro semestre foi positivo para o setor supermercadista, que registrou crescimento real (deflacionado pelo IPCA/IB...

Veja mais
ABRAS lança curso de capacitação para o Programa Rama

No dia 31 de agosto, a partir das 18h, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lançar...

Veja mais
Setor supermercadista registra crescimento de 3,47% no primeiro semestre

O primeiro semestre foi positivo para o setor supermercadista, que registrou crescimento real (deflacionado pelo IPCA/IB...

Veja mais
Rastreabilidade, embalagem e origem: como ajudam nas vendas do seu produto?

Os consumidores estão cada vez mais conectados procuram por informações sobre a origem e a produ&cc...

Veja mais