Economia Brasileira: A relevância do varejo regional de supermercados

Leia em 2min 30s

Notícias recentemente publicadas na imprensa revelam que o consumo das famílias brasileiras, responsável por quase dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, tem sido o principal motor da aceleração da atividade econÒmica do segundo semestre deste ano. Se for mantido esse ritmo em 2020, a expectativa é que este seja o principal responsável para o retorno do Brasil aos níveis verificados antes da recessão.

Esse movimento está alinhado a dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que revelou recentemente que o setor supermercadista brasileiro faturou R$ 355,7 bilhões em 2018, representando 5,2% do PIB, contemplando mais de 89 mil lojas e 1,8 milhão de funcionários.

A associação também destaca que o Brasil é o país do varejo de Supermercados, contando tanto com mercadinhos familiares de bairro como com cadeias com força regional. Mais da metade (60%) dos varejistas que mais cresceram comercializam ALIMENTOS. Entre as 10 companhias que mais abriram lojas, 7 são do segmento alimentar, o que revela a resiliência do varejo de Supermercados à crise.

No Estado de São Paulo, que inclui capital, litoral e a força do interior, com cidades importantes como Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Jaú, entre outras, é marcante a liderança econÒmica, com empresas que contribuíram com 27,8% do faturamento do setor supermercadista em 2018.

Além disso, entre os 10 supermercadistas líderes do ritmo de inaugurações em 2018, nenhuma rede tem mais que 40 lojas, sinalizando o vigor dos negócios regionais, muitos deles constituídos por empresas familiares, que desde sempre praticaram maior proximidade e trato personalizado, e que, agora, precisam também investir em uma melhor experiência do consumidor.

Em se tratando de empresas familiares brasileiras, a maioria (70%) está confiante sobre a situação econÒmica do próprio negócio nos próximos três anos. O dado é da pesquisa "Retratos de família", conduzida por KPMG e Fundação Dom Cabral com 217 empresas familiares de 19 estados do Brasil.

Outro dado relevante é que o Sudeste é a região preferida das empresas familiares brasileiras que planejam expandir seus negócios nos próximos três anos, tendo sido citada por 44% dos entrevistados destas organizações, uma evolução já que o Sudeste atingiu 34% das preferências em 2017 e apenas 2% em 2016.

Esta pesquisa também revelou, sobre o item expansão geográfica, que em 2016 apenas 27% pretendiam atuar fora das atuais localidades, índice que saltou para 75% na última edição da pesquisa, sendo consideradas mais atrativas as regiões Sudeste (44%), Nordeste (29%) e Centro-Oeste (29%), seguidas pelas regiões Sul (24%) e Norte (16%).

Para que que o consumo continue sendo relevante para a ECONOMIA brasileira e o varejo impulsione o desenvolvimento regional, os grupos varejistas precisam continuar a investir em inovação, tecnologia e treinamento da equipe. Em um mundo altamente competitivo e globalizado, antecipar tendências e criar experiências personalizadas fará cada vez mais diferença para fidelizar clientes e alavancar negócios.

 

Fonte: Jornal Contabil


Veja também

Monitoramento de ronda evita perdas em supermercados

As grandes redes de Supermercados precisam estar atentos com pequenos furtos. Tanto que o Departamento de Economia e Pes...

Veja mais
Reforma administrativa vai para o Congresso em uma ou duas semanas, diz Guedes

O ministro da Economia Paulo Guedes, que participou nesta quinta-feira (30) do debate Agenda Econômica e as Reform...

Veja mais
Liderança feminina terá representação recorde nas palestras da Convenção ABRAS 2020

...

Veja mais
Supermercados goianos reagem ao avanço das grandes redes

As redes goianas de supermercados estão voltando a ocupar espaços que, nos últimos anos, foram toma...

Veja mais
Integrantes da Unecs participam da NRF 2020

  Em 2020, a NRF - maior e mais importante feira do varejo mundial, contou com a presen&...

Veja mais
ABRAS inicia pesquisa de perdas nos supermercados brasileiros

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) iniciou sua tradicional pesquisa de perdas e desperd&iacu...

Veja mais
Prefeitura de SP e Carrefour oferecem curso profissionalizante gratuito para Zona Leste

A Prefeitura de São Paulo lança, em parceria com o Grupo Carrefour, oferece em janeiro as primeiras turmas...

Veja mais
Carne bovina permanece cara

O preço da carne bovina deve aumentar mais nos primeiros meses de 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de G...

Veja mais
Associação Brasileira de Supermercados inicia Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper 2020

A Associação Brasileira de Supermercados realiza até o dia 7 de fevereiro a Pesquisa Ranking A...

Veja mais