A cultura certa é a que gera soluções e traz resultados

Leia em 1min 30s

Cultura organizacional é modo como o grupo opera e interage com a finalidade de atingitr um propósito comum. Não existe cultura certa ou errada, há o que há funciona e o que não funciona

 

Por Marcelo Xavier

 

Motta citou Aristóteles: "Somos o que fazemos repetidamente". Se o que fazemos serve aos nossos propósitos, ótimo, se não, é preciso mudar

 

Para fechar o dia e o Workshop SuperHiper Perdas e Ganhos, realizado no dia 12/09, o presidente e CEO da BMI (Blue Management Institute), Daniel Motta, falou sobre "A Importância da (Im)potência das Culturas Organizacionais”.

 

Segundo ele, empresas vencedoras e longevas podem se tornar engessadas se não tentarem coisas novas e se limitarem a repetir as receitas de sucesso do passado. Motta disse que uma cultura organizacional é composta por um mapa mental coletivo, pelo modo como o grupo opera e interage com a finalidade de atingitr um propósito comum, compartilhado. "Não existe cultura certa ou errada, o que há são aspectos funcionais ou disfuncionais [para o objetivo da empresa]", explica.

 

Por isso, para toda cultura organizacional é importante criar uma aprendizagem coletiva, um alinhamento de mapa mental e a verificação, permanente, de que os aspectos compartilhados pela equipe funcionam aos propósitos da empresa. Motta encerrou a apresentação com uma frase do filósofo Aristóteles: "Somos o que fazemos repetidamente". Se o que fazemos serve aos nossos propósitos, ótimo, se não, é preciso mudar.

 

Redação Portal ABRAS 


Veja também

Da estrutura organizacional à estratégia de promoção: as possibilidades de prevenção

Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a ela...

Veja mais
Soluções do futuro cada vez mais presentes para proporcionar ganhos ao setor

As três palestras que rechearam o bloco trataram, em síntese, de soluções para aumentar a pro...

Veja mais
Fidelização, reforço de marca e crédito são armas do cartão próprio

O gerente Comercial da DM Card, Maurício Meneghetti, disse que, além de fidelizar, reforçar a marca...

Veja mais
Perdas nos supermercados brasileiros equivalem a “empresa” que ocuparia o 5º lugar no Ranking Abras

Índice de perdas verificado em 2016 foi de 2,28% em relação ao faturamento bruto, ou seja, cerca de...

Veja mais
Tecnologia, educação e parcerias são estratégias para virar o jogo das perdas

Bloco do Conhecimento, que encerrou manhã de debates do Workshop SuperHiper, propôs soluções ...

Veja mais
Educação é a principal ferramenta contra perdas e desperdício de alimentos na cadeia de abastecimento

Participantes do painel de abertura do Workshop SuperHiper destacam papel dos supermercados como agentes de conscientiza...

Veja mais
Supermercados registram R$ 7 bilhões em perdas em 2016

Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   Presidente da ABRAS João Sa...

Veja mais
Cenário econômico impulsiona novas expectativas de consumidores e empresários

   Coletiva de imprensa na Convenção ABRAS 2017   O cenário eco...

Veja mais
Convenção ABRAS 2017 começa amanhã em Atibaia

  Começa amanhã (12) a 51ª edição da Convenção ABRAS no Bourbon Con...

Veja mais