Black Friday: como as empresas definem os produtos que vão ter desconto?

Leia em 2min 10s

As empresas levam em conta uma série de fatores para decidir quais produtos vão ter descontos durante a Black Friday – que este ano acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro. De forma geral, as varejistas optam por reduzir o preço de itens mais estocados, que tenham elevada margem de ganho e que “dialoguem” entre si para que possam gerar novas intenções de consumo – como televisores e home theater.

 

"Os produtos que vão para a promoção são aqueles que precisam que a empresa tenha uma margem grande", afirma o professor de de e-commerce e omnichannel da ESPM, Alexandre Marquesi.

 

Veja algumas características dos produtos em promoção:

 

·         Produtos com elevada margem ;

·         Produtos com nível alto de estoque;

·         Produtos complementares, como computador e monitor, por exemplo;

·         Produtos que incentivem as empresas a entrar na briga por descontos.

 

"A estratégia mais comum de colocar um produto em promoção é se ele está parado no estoque", diz Marquesi. 

No ano passado, os produtos de maior desconto na Black Friday nem sempre foram os mais desejados pelos consumidores. Um levantamento do Zoom – site e aplicativo comparador de preços – mostrou que o item com maior redução de preço percentual foi um aparador de pelos na edição de 2018. A queda foi de 42%.

 

Veja os produtos com mais descontos em 2018:

 

·         Aparador de pelos Trimmer (desconto de 42%)

·         Jogo Sniper Elite III (desconto de 40%)

·         Central Multimídia (desconto de 37%)

·         Jogo Shadow of The Tomb Raider (desconto de 36%)

·         Smartphone Multilaser MS50X (desconto de 35%)

·         Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto (desconto de 34%)

·         Mouse Óptico Notebook sem Fio MO251 - Multilaser Melody 3 (desconto de 34%)

·         Smart TV TV LED 58" Samsung 4K (desconto de 30%)

·         Smartphone Multilaser MS80 (desconto de 29%)

·         Jogo Assassin's Creed IV (desconto de 25%)

 

"Não há uma regra definida para colocar um produto em promoção, cada empresa tem uma estratégia", afirma o CEO do Zoom, Thiago Flores. "Mas dificilmente um produto recém-lançado vai tem alguma redução de preço." 

Nos últimos anos, a Black Friday tem tido mais importância para o varejo, contribuindo para dados melhores do comércio nos meses de novembro.

 

Fonte: G1 - Economia

 


Veja também

Black Friday: Retração no consumo reduz preços e pode ajudar em promoções

O comparador de preços JáCotei fez um levantamento de 16 das categorias mais procuradas por consumidores d...

Veja mais
Brasil deve terminar o ano com 70 mil trabalhadores temporários a mais que em 2018

Impulsionado pelo leve aquecimento na economia e pelos saques do FGTS, o setor espera que o número de vagas entre...

Veja mais
Juros do rotativo subiram em outubro

  Os juros do rotativo do cartão de crédito subiram em outubro, enquanto outras modalidades de cr&ea...

Veja mais
Cooperativa de crédito poderá destinar poupança para financiar imóvel

As cooperativas de crédito poderão captar depósitos da caderneta de poupança para financiar ...

Veja mais
Estoque de crédito no Brasil avança 0,3% em outubro, puxado por apetite de famílias

O estoque total de crédito no Brasil subiu 0,3% em outubro sobre setembro, a 3,373 trilhões de reais, em m...

Veja mais
Governo amplia portabilidade de crédito para contemplar crédito imobiliário e cheque

O governo ampliou nesta quarta-feira as possibilidades da chamada portabilidade de crédito, quando um devedor mig...

Veja mais
Governo limita juro do cheque especial a 8% ao mês e autoriza tarifa nova para a linha

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou resolução nesta segunda-feira que muda o desenho do che...

Veja mais
IGP-M reduz alta a 0,30% em novembro, diz FGV

O IGP-M subiu 0,30% em novembro, após alta de 0,68% no mês anterior, informou a Fundação Getu...

Veja mais
De papel higiênico até cachaça: onda da Black Friday anima mercado

Papel higiênico, aluguel de betoneiras, cachaça com flocos de ouro comestível, serviços para ...

Veja mais