Inflação está bem ancorada e atuação no câmbio é para estabilidade do mercado

Leia em 3min 10s

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que a inflação está sob controle e bem ancorada e afirmou ainda que o BC cortou a Selic em julho já vendo espaço para queda adicional.

 

“(A) inflação está sob controle, temos inflação bem ancorada no curto, médio e longo prazos”, disse.

 

Quanto ao dólar, Campos Neto afirmou, em evento pelo Americas Society/Council of The Americas, “que as intervenções cambiais funcionam como mecanismo de estabilidade no mercado de câmbio”.

 

Ele voltou a avaliar que o Brasil tem posição “bastante sólida” na parte externa, enfatizando a importância da posição cambial líquida detida pelo país, que considera ser a medida adequada de proteção efetiva.

 

A recente disparada do dólar e o posterior reforço do Banco Central nas intervenções cambiais levantaram dúvidas no mercado sobre se a valorização da moeda norte-americana poderia estar incomodando o BC a ponto de limitar espaço para cortes de juros.

 

Quando reduziu a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual no fim de julho, à nova mínima histórica de 6% ao ano, o BC indicou que via espaço para afrouxamento monetário adicional, em meio à fraqueza econômica, inflação bem comportada e avanço da reforma da Previdência.

 

A próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) será tomada no dia 18 deste mês.

 

“A taxa de juros (está) em 6%, iniciamos um processo de queda, mas não vou falar muito da parte de política monetária porque acho que todos têm acompanhado”, disse Campos Neto.

 

“Na última comunicação caímos os juros em 50 pontos básicos embutindo espaço para uma queda adicional”, acrescentou.CRESCIMENTO NO 4º TRI

 

O presidente do BC disse que o crescimento econômico está aquém do que gostaria, com uma recuperação pequena sendo vista na margem. Mas ressaltou ver melhora adiante.

 

“Acho que é importante olhar média móvel um pouco mais de longo prazo. Nós acreditamos que estamos passando pelo pior momento e vamos começar a crescer no segundo semestre, mais provavelmente no quarto trimestre”, disse.

 

Sobre as pautas do BC, Campos Neto ressaltou que já há um projeto pronto para hedge cambial, medida que deve ajudar a impulsionar o financiamento à infraestrutura no país.

 

Ele também afirmou que o BC segue perseguindo a diminuição do custo do crédito em várias frentes.

 

“Temos dito enfaticamente que não estamos contentes com a queda do custo de crédito quando comparamos com o que aconteceu com a Selic. Tem trabalho grande para ser feito aí”, afirmou.

 

Em relação ao cheque especial, por exemplo, ele voltou a dizer que o BC enxerga a promoção da educação financeira como mecanismo fundamental, já que hoje essa modalidade de crédito —que está entre as mais caras do mercado— é acessada fundamentalmente pelos que ganham menos e têm menor escolaridade.

 

“Em breve vamos sair com um plano para diminuir os juros nos produtos emergenciais, tanto no rotativo (do cartão de crédito) quanto no cheque especial”, afirmou.

 

Dentre as ideias que estão sendo consideradas, uma é reunir birôs de crédito e fazer com que disponibilizem conteúdos de educação financeira, de maneira que os usuários possam melhorar sua nota de crédito quando fizerem os cursos.

 

Outra iniciativa aventada é fazer uma espécie de programa de milhagem, para que a participação em cursos de educação financeira tenha como contrapartida o acúmulo de pontos que possam ser trocados em descontos em produtos bancários.

 

Fonte: Reuters

 


Veja também

Poupança registra captação de R$ 1,316 bilhão em agosto

A poupança registrou saldo positivo com a captação líquida somando R$ 1,316 bilhão em...

Veja mais
Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 0,12% em agosto

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de consumo de...

Veja mais
IGP-DI registra queda de 0,51%, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou deflação (queda ...

Veja mais
Governo prepara ampliação da reforma trabalhista e quer fim da unicidade sindical

O governo pretende ter em três meses uma avaliação ampla de como irá fazer uma nova reforma t...

Veja mais
Governo espera reversão de desidratação da reforma da Previdência no plenário

O governo espera que mudanças aprovadas à reforma da Previdência na Comissão de Constitui&cce...

Veja mais
IPCA reduz alta a 0,11% em agosto por alimentação e transportes

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,11% em agosto, em linha com as expectativas...

Veja mais
Semana do Brasil tem boa adesão entre lojistas

Recém-lançada pelo governo federal, a campanha Semana do Brasil - nova data no calendário do varejo...

Veja mais
Custos com alimentação caem, e inflação da baixa renda recua em agosto

O Índice de Preços ao Consumidor -Classe 1 (IPC-C1) – que mede a variação de pre&ccedi...

Veja mais
Comércio e serviços abrem 13.296 vagas formais

O mercado de trabalho dos setores de comércio (varejista e atacadista) e de serviços no Estado de Sã...

Veja mais