Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

26/09/2016 11:24 - Femsa compra a brasileira Vonpar por R$ 3,5 bi

Aquisição deixará engarrafadora mexicana com 49% do mercado brasileiro de produtos Coca-Cola


  A mexicana Coca-Cola Femsa anunciou ontem que fechou um acordo para compra de 100% do capital da engarrafadora gaúcha Vonpar Brasil. O negócio, que será realizado através da Spal, subsidiária brasileira da Femsa, é estimado em R$ 3,5 bilhões e envolve troca de ações e dinheiro. A conclusão da transação depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
 
Com a compra da Vonpar, a Femsa reforça sua atuação nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A incorporação desses dois novos mercados permitirá à Femsa aumentar em 25% o volume de bebidas que produz no país, atingindo participação de mercado de 49% nos produtos Coca-Cola.
 
“As pessoas e o histórico da Vonpar são muito importantes para a consolidação do crescimento dos negócios da Coca-Cola Femsa no Brasil. Estamos confiantes quanto ao intercâmbio das melhores práticas da organização e com as sinergias das áreas geográficas, e estaremos consolidando nossa posição de liderança no país”, disse Ian Craig, diretor executivo da Coca-Cola Femsa Brasil, em comunicado.
 
Empresa familiar fundada em 1948, a Vonpar começou fabricando e distribuindo o refrigerante Laranjinha, marca local gaúcha. Em 1956, tornouse distribuidora dos produtos Coca-Cola e, atualmente, tem quatro unidades de engarrafamento e cinco centros de distribuição. No portfólio de bebidas da Vonpar estão ainda marcas como sucos e chás da Leão Alimentos e Bebidas, a água Crystal — ambas da Coca-Cola — e as cervejas da Heineken Brasil. A divisão de alimentos da Vonpar, que inclui a marca de chocolates Neugebauer e o doce de leite Mu-Mu, segue com a família Vontobel, dona da empresa.
 
A Vonpar tem 4.000 funcionários e atende 15,4 milhões de consumidores, segundo comunicado divulgado pela Femsa. De acordo com a companhia mexicana, nos últimos 12 meses, a Vonpar vendeu 190 milhões de caixas de bebidas, incluindo 23 milhões de caixas de cerveja, gerando R$ 2,026 bilhões de receita líquida e Ebitda (geração de caixa operacional) de R$ 335 milhões.
 
TERCEIRA COMPRA NO BRASIL DESDE 2013
 
Para o diretor executivo da Vonpar, Ricardo Vontobel, o acordo representa o reconhecimento à história da companhia ao longo dos anos.
 
“Construímos uma empresa sólida, embasada nos valores, talentos pessoais e com uma atuação muito importante dos colaboradores, para alcançar os resultados que obtivemos até agora”, disse Vontobel no comunicado divulgado.
 
O Conselho de Administração da Femsa já aprovou a aquisição, segundo a empresa, que ainda terá de pedir a aprovação da The CocaCola Company.
 
A Femsa, que está no Brasil desde 2003, tem sede no México e atua também na América Central, Colômbia, Venezuela, Argentina e Filipinas. Nos últimos anos, os mexicanos fizeram diversas aquisições no ramo de bebidas no mercado brasileiro. Em agosto de 2013, adquiriram por US$ 448 milhões a operação da Companhia Fluminense de Refrigerantes. Em outubro do mesmo ano, desembolsaram US$ 1,8 bilhão pela indústria de bebidas Spaipa, também engarrafadora Coca-Cola, com fábricas em Paraná e São Paulo.
 
Em junho deste ano, Femsa e Coca-Cola Company se associaram para comprar, por US$ 575 milhões, a marca de bebidas de soja AdeS, da Unilever, na América Latina, ampliando seu portfólio de itens saudáveis. Apesar de os refrigerantes ainda serem o principal produto, suas vendas vêm caindo na última década. Com os sucos, as duas empresas querem atrair um público mais jovem.
 
Antes da AdeS, elas compraram em parceria a Sucos Del Valle, por US$ 470 milhões, em 2006. No pacote estavam as seis fábricas da Del Valle no México, onde está sediada, e a unidade brasileira, instalada em Americana, em São Paulo. A Del Valle tem um portfólio com néctares, polpas e concentrados, refrescos e até bebidas lácteas e molhos de tomates.
 
 
Fonte: Jornal O Globo 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/02/2020 11:02 - WOW! Nutrition apresenta Sufresh 100% Fruta
17/02/2020 12:08 - Coca-Cola tem primeira mulher no comando do marketing no Brasil
14/02/2020 12:19 - Brasil se torna o maior mercado da Heineken
12/02/2020 15:42 - Tendências de consumo no mercado de vinhos em 2020
06/02/2020 12:00 - Estrella Galicia retoma projeto de produzir cervejas em Minas
06/02/2020 11:57 - Concorrentes avançam sobre a Ambev
05/02/2020 12:04 - Em ritmo oposto ao da indústria, produção de bebidas alcoólicas cresce 4,8% em 2019
04/02/2020 11:40 - Coca Cola vai digitalizar ponta de gôndolas no PDV
03/02/2020 12:41 - Unilever estuda vender a marca Lipton
31/01/2020 12:50 - Varejo 4.0: lojas sem caixa nem estoque exigem mudanças nos vendedores

Veja mais >>>