Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

24/05/2016 13:27 - Dia nacional do café: bebida sente a crise, mas vendas não caem

Apesar do cenário político-econômico adverso no país, o brasileiro não deixou de tomar café. Empresários do setor comemoram neste Dia Nacional do Café os resultados obtidos no ano passado e têm a expectativa de bons negócios para este ano. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), estima-se que o consumo de café volte a crescer moderadamente em 2016, alcançando os 21 milhões de sacas no ano. No inverno, conforme dizem os empresários do setor, a tendência é de aumento em torno de 30% no consumo da bebida. Afirmam que não houve um aumento significativo e que o segmento sentiu os reflexos da crise também, porém, evitou-se a queda no consumo o que, para eles, é boa notícia.
 
A diversidade de produtos oferecidos, com maior qualidade, no Brasil, vem mudando o comportamento do brasileiro que não fica sem pelo menos uma xícara de café ao dia. A maior parte dos produtos são certificados pelo Programa de Qualidade do Café (PQC) da Abic. Em 2015, conforme dados da associação, as vendas do setor chegaram a R$ 7,4 bilhões. A diferença dos índices de variação entre matéria-prima e o produto final, segundo a Abic, evidencia que a indústria chegou ao final de 2015 com seus custos muito pressionados. Reajustes nos combustíveis, energia elétrica, gás, câmbio e mão de obra continuaram a pressionar os custos da indústria neste início de 2016.
 
O brasileiro não reduziu o consumo de café no ano passado, mesmo diante da crise. Segundo pesquisa da Abic com empresas associadas, feita no final de outubro, havia a expectativa para este ano de 51% das indústrias de que haverá um aumento do volume de vendas; 53% acreditam que os custos do café vão aumentar e pressionar os preços; 73% vão manter o quadro de funcionários; 50% não acreditam que a rentabilidade da empresa pode melhorar; 55% acham que haverá retração na economia; 39% entendem que a inflação será um grande desafio na administração dos negócios e 32% apontam o custo do grão como maior desafio para recuperar a rentabilidade.
 
Custo e consumo
 
Apesar do custo, grandes marcas regionais ou locais vêm investindo na qualidade do produto, buscando alternativas para o consumidor. Essas empresas têm sido as responsáveis pela melhoria da qualidade do café desde os produtos para o dia a dia, como o tradicional, forte e extraforte, até os cafés gourmet. Os cafés superiores, segundo a Abic, aparecem como alternativa para aqueles que desejam mais qualidade sem pagar preços muito elevados. Para fomentar o comércio do café, a Abic terá como foco de comunicação institucional neste ano os benefícios do café à saúde e o fato de a maioria dos produtos comercializados no Brasil ter o selo de pureza e qualidade da associação.
 
Outra pesquisa contratada pela Abic mostra um aumento da presença do café nos lares brasileiros. De acordo com a pesquisa da Euromonitor, mais de 80% dos lares pesquisados têm café. Entre os consumidores não afetados pela crise, 58% mantêm o consumo e a marca atual. Entre os consumidores afetados pela crise, 41% mantêm o consumo, mas migram para marcas mais baratas. A pesquisa projeta ainda um crescimento do consumo em volume, para 24 milhões de sacas em 2019. O consumidor fora do lar é o que mais procura por café de qualidade. A desaceleração econômica impactou esse consumo, que poderá se recuperar no segundo semestre de 2016. Café moído e cápsulas são os mais consumidos dentro do lar, sendo o café em pó representando 81% e as cápsulas 0,6%, em 2014, mas pode dobrar até 2019.

 



Veículo: Jornal Cruzeiro do Sul - Sorocaba/SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

13/07/2020 16:27 - Puxada por supermercado e web, venda de vinhos surpreende na pandemia
13/07/2020 16:21 - Indústria laticínia reajusta preço do leite em 18% devido à pandemia
13/07/2020 16:20 - PepsiCo surpreende em lucro ajustado e receita no 2° trimeste
08/07/2020 15:34 - Aplicativo de entrega sem taxa da Coca-Cola chega ao Brasil com foco nos pequenos
06/07/2020 15:54 - Empresas globais do segmento de bebidas investem em Minas Gerais
03/07/2020 15:29 - Setor de bebidas cresceu 65,6% em maio, diz IBGE
01/07/2020 15:11 - Pró-vinho lança campanha #VemProVinho2020
30/06/2020 15:20 - Preço do leite sobe 10,4% nos últimos cinco meses em Belém, aponta Dieese
23/06/2020 15:31 - Pão de Açúcar lança projeto para incentivar microcervejarias
22/06/2020 15:16 - Ambev faz arco-íris de caminhões e pede sua ajuda na ação #OrgulhoNãoPara
16/06/2020 15:58 - Setor de bebidas alcoólicas se mobiliza contra a crise
10/06/2020 15:33 - Procura por bebidas alcoólicas aumenta na quarentena
04/06/2020 17:11 - Dona da Ambev quer digitalizar o pequeno varejo
29/05/2020 15:38 - Ambev, Heineken, Coca-Cola e outras empresas se unem e investem R$ 370 milhões
29/05/2020 15:33 - Coca-Cola e outros gigantes montam operação para ajudar pequenos varejistas

Veja mais >>>