Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 











Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Bebidas

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Bebidas

24/05/2016 13:27 - Dia nacional do café: bebida sente a crise, mas vendas não caem

Apesar do cenário político-econômico adverso no país, o brasileiro não deixou de tomar café. Empresários do setor comemoram neste Dia Nacional do Café os resultados obtidos no ano passado e têm a expectativa de bons negócios para este ano. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), estima-se que o consumo de café volte a crescer moderadamente em 2016, alcançando os 21 milhões de sacas no ano. No inverno, conforme dizem os empresários do setor, a tendência é de aumento em torno de 30% no consumo da bebida. Afirmam que não houve um aumento significativo e que o segmento sentiu os reflexos da crise também, porém, evitou-se a queda no consumo o que, para eles, é boa notícia.
 
A diversidade de produtos oferecidos, com maior qualidade, no Brasil, vem mudando o comportamento do brasileiro que não fica sem pelo menos uma xícara de café ao dia. A maior parte dos produtos são certificados pelo Programa de Qualidade do Café (PQC) da Abic. Em 2015, conforme dados da associação, as vendas do setor chegaram a R$ 7,4 bilhões. A diferença dos índices de variação entre matéria-prima e o produto final, segundo a Abic, evidencia que a indústria chegou ao final de 2015 com seus custos muito pressionados. Reajustes nos combustíveis, energia elétrica, gás, câmbio e mão de obra continuaram a pressionar os custos da indústria neste início de 2016.
 
O brasileiro não reduziu o consumo de café no ano passado, mesmo diante da crise. Segundo pesquisa da Abic com empresas associadas, feita no final de outubro, havia a expectativa para este ano de 51% das indústrias de que haverá um aumento do volume de vendas; 53% acreditam que os custos do café vão aumentar e pressionar os preços; 73% vão manter o quadro de funcionários; 50% não acreditam que a rentabilidade da empresa pode melhorar; 55% acham que haverá retração na economia; 39% entendem que a inflação será um grande desafio na administração dos negócios e 32% apontam o custo do grão como maior desafio para recuperar a rentabilidade.
 
Custo e consumo
 
Apesar do custo, grandes marcas regionais ou locais vêm investindo na qualidade do produto, buscando alternativas para o consumidor. Essas empresas têm sido as responsáveis pela melhoria da qualidade do café desde os produtos para o dia a dia, como o tradicional, forte e extraforte, até os cafés gourmet. Os cafés superiores, segundo a Abic, aparecem como alternativa para aqueles que desejam mais qualidade sem pagar preços muito elevados. Para fomentar o comércio do café, a Abic terá como foco de comunicação institucional neste ano os benefícios do café à saúde e o fato de a maioria dos produtos comercializados no Brasil ter o selo de pureza e qualidade da associação.
 
Outra pesquisa contratada pela Abic mostra um aumento da presença do café nos lares brasileiros. De acordo com a pesquisa da Euromonitor, mais de 80% dos lares pesquisados têm café. Entre os consumidores não afetados pela crise, 58% mantêm o consumo e a marca atual. Entre os consumidores afetados pela crise, 41% mantêm o consumo, mas migram para marcas mais baratas. A pesquisa projeta ainda um crescimento do consumo em volume, para 24 milhões de sacas em 2019. O consumidor fora do lar é o que mais procura por café de qualidade. A desaceleração econômica impactou esse consumo, que poderá se recuperar no segundo semestre de 2016. Café moído e cápsulas são os mais consumidos dentro do lar, sendo o café em pó representando 81% e as cápsulas 0,6%, em 2014, mas pode dobrar até 2019.

 



Veículo: Jornal Cruzeiro do Sul - Sorocaba/SP

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

29/05/2020 15:38 - Ambev, Heineken, Coca-Cola e outras empresas se unem e investem R$ 370 milhões
29/05/2020 15:33 - Coca-Cola e outros gigantes montam operação para ajudar pequenos varejistas
26/05/2020 15:10 - Ambev faz parceria para vender Biscoito Globo
18/05/2020 16:17 - Isolamento dobra venda de bebidas alcoólicas pela internet
14/05/2020 16:36 - De cerveja a drinques: as lives dedicadas ao mundo das bebidas
07/05/2020 15:09 - Lucro da Ambev desaba 56% no 1° tri com impacto de Covid-19, despesas financeiras
07/05/2020 15:07 - AB InBev tem prejuízo no 1° trimestre, mas aponta sinais positivos na China e EUA
23/04/2020 11:04 - Vendas da Coca-Cola caem 25% com impacto no “out-of-home”
22/04/2020 10:37 - Covid-19 faz lucro da Heineken cair quase 70% no 1° trimestre
07/04/2020 10:56 - Cai em 52% venda de bebidas alcoólicas no Brasil, confirma Abrabe
03/04/2020 11:56 - Fabricação de bebidas alcoólicas cresce 5,9% antes da crise do coronavírus
24/03/2020 11:49 - Ambev desiste de projeções de desempenho para 2020
18/03/2020 17:03 - Ambev produzirá álcool em gel para doar a hospitais públicos
12/03/2020 11:17 - Vinho importado pode ficar até 10% mais caro em abril
11/03/2020 11:18 - Brand Factory, da Pernod Ricard, quer transformar as bebidas no Brasil

Veja mais >>>