ABAD lança campanha nacional em prol de bares e restaurantes atingidos pela pandemia

Leia em 3min 30s

A Associação Brasileira de Atacadista e distribuidores (ABAD) vai lançar na próxima semana, junto aos parceiros da indústria, uma campanha nacional para minimizar o impacto econômico da suspensão de atividades dos bares e restaurantes em razão das medidas de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Denominado AVANTE FOOD SERVICE BRASIL. 

 

O segmento de alimentação fora do lar é um dos mais atingidos pela crise provocada pela Covid-19. O tamanho real do impacto financeiro ainda não pode ser dimensionado com exatidão, mas sabe-se que, depois de três meses de portas fechadas, dos cerca de 1 milhão de estabelecimentos espalhados pelo país, pelo menos 20% não devem reabrir seus negócios; e 80% vão tentar retomar as atividades com uma queda brutal no faturamento. o movimento tem o apoio da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj), Instituto Food Service Brasil (IFB), Sindicato de Bares e Restaurante (Sindrio) e de líderes regionais da ABAD.


"É necessário agir e se solidarizar de forma colaborativa com a situação de um segmento que emprega milhares de pessoas e possui outras centenas de empresas que dependem da sua sobrevivência", pondera Emerson Destro, presidente da ABAD, lembrando as 27 filiadas estaduais da ABAD também devem se juntar ao movimento.

A ideia inicial de oferecer apoio ao segmento partiu da Aderj, que procurou a ABAD para discutir maneiras de auxiliar bares e restaurantes neste momento de retomada. O segmento, além de vital para economia do país, é também um importante canal de vendas do setor atacadista e distribuidor.


A proposta de apoio foi debatida com a Abrasel, que tem atuado de forma incansável na busca de soluções para mitigar os efeitos da crise no segmento, IFB e SINDRIO. Dos encontros nasceu o consenso de criar um movimento nacional em prol de bares e restaurantes para o equilíbrio de toda a cadeia.

"Ao apoiar bares e restaurantes estamos protegendo toda a cadeia. Não podemos cruzar os braços e deixar o segmento simplesmente afundar. Trata-se de uma ação colaborativa que vai preservar milhares de empregos", afirma Joilson Maciel Barcelos Filho, presidente da Aderj e líder da ABAD na Região Sudeste.


A indústria fornecedora do setor será convidada a abraçar essa causa para permitir que os estabelecimentos tenham condições mínimas de retomar as atividades e fazer frente às suas despesas, por meio de medidas como:

• Concessão de prazo adicional para pagamento nas primeiras compras na reabertura do estabelecimento;

• Doação de enxoval/kit de reabertura com produtos essenciais ao início das atividades e recomposição do estoque dos operadores;

• Doação de kit de proteção e higienização para atendimento aos clientes e empregados;

• Incentivos comerciais, promoções packs, bonificações nos itens de maior representatividade para o setor;

• Criação de kits para promover a sistemática de DELIVERY dos operadores;

• Entre outras ações.


Dessa forma, a rede de atacadistas e distribuidores, que atende operadores de food service em todo o Brasil, com 60% ou mais do seu faturamento voltado ao segmento, poderá repassar preços, prazos e promoções.


"A Abrasel recebe com grande alegria a iniciativa da ABAD, por meio da qual o setor atacadista e distribuidor se solidariza com um dos segmentos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, que precisará do apoio de toda a cadeia produtiva, bem como do poder público, para se manter estruturado e voltar a cumprir seu papel na economia e gerar empregos. Entendemos que esta ação pode dar uma contribuição relevante neste momento tão desafiador para nossa atividade", comemora Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.


As indústrias interessadas em contribuir para o movimento podem esclarecer suas dúvidas com o superintendente executivo da ABAD, Oscar Attisano, pelo telefone (11)99105-1356 ou pelo e-mail oscar@abad.com.br



Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD

 


Veja também

Indústrias de amendoim fortalecem canais online para período de festas juninas

As indústrias de amendoim apostaram na praticidade para oferecer os produtos típicos da temporada de festa...

Veja mais
Com aquisição no Brasil, Unilever estreia em franquias de lavanderias

A Unilever escolheu o Brasil para sua estreia no ramo de franquias, com a aquisição de uma rede local de l...

Veja mais
Portaria define medidas preventivas no trabalho contra a covid-19

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, e o Ministr...

Veja mais
Setor agrícola brasileiro prospera apesar de pandemia de covid-19

A maior parte do setor agrícola do Brasil vem prosperando, apesar dos efeitos negativos da pandemia de covid-19 n...

Veja mais
Anvisa atualiza orientações para empresas de alimentos

Foram atualizadas as orientações e medidas que devem ser adotadas pelas empresas de aliment...

Veja mais
eSocial - Cronograma: estado de calamidade adia entrada do 3º grupo de obrigados

3º grupo estava previsto para transmitir folhas de pagamento a partir de setembro/20. Entes definirão mudan&...

Veja mais
Hábitos de consumo vão mudar após pandemia do coronavírus, aponta pesquisa

A pandemia do novo coronavírus deve mudar hábitos de consumo, principalmente em setores ligados ao com&eac...

Veja mais
Brasileiros aumentam consumo de sanduíches e diminuem tempo de preparo de refeições

  Devido às tarefas dentro de casa durante a quarentena, os brasileiros aumentaram o consumo de sandu&iacut...

Veja mais
Kantar: Isolamento social transforma o comportamento de consumo dos brasileiros

A pandemia do novo coronavírus desafia todas as projeções econômicas e transformou o comporta...

Veja mais