Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

07/11/2019 12:32 - Consumidor compra mais 'mimos' após recorrer ao emprego informal, diz Nielsen

O consumidor está conseguindo gastar um pouco mais e colocar alguns "mimos" em seu carrinho de compras, seja um produto de uma marca mais cara, um pão especial ou uma ida ao salão de beleza. Ir além do básico, no entanto, está vinculado ao esforço das famílias em driblar a crise e ir em busca de um emprego informal ou atividade extra.

 

Essa é a conclusão do estudo do Consumer 360º da Nielsen, divulgado nesta quarta-feira e que mostra como o consumidor gasta o seu dinheiro. 

- Vemos um cenário diferente nesse ano, que é o que o consumidor está fazendo para driblar a crise - disse Patricia Almeida, especialista consumidor da Nielsen Brasil.

 

Superar a crise, ou amenizar os efeitos dela, está ligado ao emprego informal, seja de forma integral ou como complemento de renda ao emprego com carteira assinada. Nas contas da Nielsen, são 16 milhões de domicílios nessa situação, sendo que 9 milhões utilizam a informalidade para complementar renda e outros 7 milhões dependem dessa fonte integralmente.

 

- A informalidade está ajudando a retomar o consumo até entre os empregados - explicou.

 

Precisam da renda extra uma fatia de 38% dos lares brasileiros. Para os que possuem orçamento mais apertado, a informalidade acaba permitindo um sortimento maior de itens básicos, como sabão, biscoito, achocolatados e produtos em refil, mostrando que o consumidor ainda está preocupação com a relação entre custo e benefício.

 

Já para aqueles que possuem uma folga maior, o que mais entra no carrinho são "mimos", como água micelar (utilizada na limpeza da pele e para retirada de maquiagem), iogurte com proteína, pães especias ou sprays de tintura.

 

Na avaliação de Almeida, parte da informalidade está entre os consumidores que conseguiram emprego esse ano, mas que não largaram o "bico" porque tinham dívidas a pagar. Atividades de venda direta, serviços de entrega por aplicativo ou de transporte de passageiros estão entre as alternativas mais buscadas, além de serviços domésticos.

 

O comprometimento de renda com itens básicos, no entanto, cresceu neste ano. Por itens básicos a Nielsen considera os gastos relacionados à moradia, saúde, educação, transporte e dívidas. Esses compromissos passaram de 57,9% do orçamento das famílias em 2018 para 58,9%. O aumento veio, principalmente, das dívidas.

 

Fonte: Época Negócios

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

30/06/2020 15:16 - Varejo ampliado deve sofrer mais redução
30/06/2020 14:49 - SP multará em R$ 500 quem estiver nas ruas sem máscara
30/06/2020 12:46 - Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada na capital paulista
29/06/2020 13:40 - Por que a Starbucks, Coca-Cola, Unilever e Diageo suspenderam publicidade nas redes
23/06/2020 15:11 - Isolados, 4 em cada 10 mudaram alimentação
23/06/2020 14:00 - Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento à Covid-19 no país
22/06/2020 14:07 - ABAD lança campanha nacional em prol de bares e restaurantes atingidos pela pandemia
19/06/2020 15:44 - Indústrias de amendoim fortalecem canais online para período de festas juninas
19/06/2020 15:04 - Portaria define medidas preventivas no trabalho contra a covid-19
18/06/2020 15:18 - Setor agrícola brasileiro prospera apesar de pandemia de covid-19
15/06/2020 15:18 - Anvisa atualiza orientações para empresas de alimentos
12/06/2020 15:06 - eSocial - Cronograma: estado de calamidade adia entrada do 3º grupo de obrigados
12/06/2020 14:22 - Hábitos de consumo vão mudar após pandemia do coronavírus, aponta pesquisa
11/06/2020 17:02 - Brasileiros aumentam consumo de sanduíches e diminuem tempo de preparo de refeições
10/06/2020 13:36 - Kantar: Isolamento social transforma o comportamento de consumo dos brasileiros

Veja mais >>>