Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 









Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

28/05/2019 11:17 - Marcas precisam repensar as maneiras de chegar ao cliente

 

Diante de um consumidor cada vez mais exigente e único, as marcas precisam começar a avaliar melhor o perfil dos modelos escolhidos para peças publicitárias. Um estudo da Kantar aponta que 71% dos homens não se sentem representados pelos comerciais, cifra que sobe para 76% quando avaliado apenas mulheres.

 

“A mudança de comportamento é reflexo de grandes transformações sociais, e tende a crescer. A internet, a alta concorrência, o olhar orgulhoso para a própria origem e o empoderamento são alguns dos fatores determinantes para essa maior resistência a aceitar o padrão imposto pelas marcas”, diz a professora de publicidade e propaganda, Cida Lopes.

 

E o estudo da Kantar caminha exatamente nesta direção. Além de não se sentir bem tratados pelas marcas, o direcionamento da comunicação para um gênero, ou outro, também tem sido cada vez mais mal visto.

 

Segundo o levantamento, na categoria de produtos de limpeza, por exemplo, as mulheres são 89% do target das comunicações, 85% em alimentos, 76% em higiene pessoal; no entanto, 80% dos homens também são decisivos de compra de supermercado, junto com 91% das mulheres.

 

“Algumas marcas já estão em mudança de rota e posicionam-se bem, mas ainda há muito a ser feito”, analisa a líder da área de mídia & digital da Kantar e responsável pela condução da análise no Brasil, Maura Coracini.

 

De acordo com ela outro exemplo são as campanhas de cerveja. Apesar do volume de consumo ainda ser maior entre homens, as mulheres gastam mais que eles por ocasião de compra, especialmente de classes sociais mais altas. “Embora pareça óbvio, é importante endereçar nas campanhas as mudanças sociais que estão acontecendo. Hoje temos uma nova configuração na sociedade – elas estão trabalhando mais fora de casa, tem filhos mais tarde e formam famílias menores.”

 

Autoestima e poder

 

Tentando avaliar o perfil dos consumidores e quais gatilhos melhoraram, ou pioram a percepção de si quando olham um comercial, a pesquisa da Kantar é esclarecedora: quando perguntado para os consumidores se as marcas estão ao seu lado ou contra – no setor de beleza, por exemplo, mesmo mulheres com autoestima mais baixa têm a percepção de que a marca está ao seu lado. No entanto, categorias que têm um legado de trabalhar comunicações estereotipadas e/ou não se posicionaram sobre a questão de gêneros, possuem grande oportunidade para fazer reformas em suas comunicações, começarem a transformar de forma positiva a percepção feminina sobre a marca e ganhar market share.

 

De acordo com a especialista, a análise indica caminhos como considerar as opiniões mais extremas dos seus consumidores (empatia é fundamental), atender às necessidades masculinas e femininas e posicionar a marca como relevante para todos. “É necessário criar para todos, mas é importante tomar muito cuidado para não levantar uma bandeira se, na prática você não pode carregar – ou seja o discurso deve estar alinhado com a prática. A sociedade mudou e nós, profissionais de marketing, temos que mudar também”, finaliza Maura, líder da área de mídia & digital da Kantar.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

10/07/2020 12:47 - Oportunidades de vendas que podem voltar no pós-pandemia
09/07/2020 15:18 - Coronavírus faz Nestlé criar centro de pesquisa e saber mais dos clientes
09/07/2020 13:02 - As preferências do consumidor nesta pandemia
09/07/2020 12:38 - Governo autoriza registro de 21 princípios ativos genéricos usados na formulação de agrotóxicos
08/07/2020 15:31 - As categorias que mais se destacam na pandemia
08/07/2020 15:29 - Classes C e D diminuem em 12% o consumo na quarentena, aponta fintech
07/07/2020 15:56 - Cade aprofunda análise sobre compra de margarinas da Bunge pela JBS
07/07/2020 15:53 - Preço da cesta básica cai em junho em 10 capitais
06/07/2020 15:59 - Abre promove painel sobre perdas e desperdício de alimentos
30/06/2020 15:16 - Varejo ampliado deve sofrer mais redução
30/06/2020 14:49 - SP multará em R$ 500 quem estiver nas ruas sem máscara
30/06/2020 12:46 - Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada na capital paulista
29/06/2020 13:40 - Por que a Starbucks, Coca-Cola, Unilever e Diageo suspenderam publicidade nas redes
23/06/2020 15:11 - Isolados, 4 em cada 10 mudaram alimentação
23/06/2020 14:00 - Nova plataforma permite acompanhar medidas de enfrentamento à Covid-19 no país

Veja mais >>>