Acordo entre EUA e Europa divide governo brasileiro

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Enquanto diplomatas querem novos acordos, equipe econômica espera solução de disputas no Mercosul


A notícia de que os Estados Unidos e os 27 países da União Europeia iniciaram negociações para um acordo de livre comércio foi recebida de maneira contraditória pelo governo brasileiro. A diplomacia aposta em usar o caso como exemplo para convencer a equipe econômica sobre a importância de acordos regionais de comércio. Os responsáveis pela política comercial, no entanto, não veem chances de avanço para o Brasil sem que se resolvam questões internas do Mercosul.

A extensão, ou "ambição", do acordo EUA-UE indicará o tamanho do impacto na economia brasileira, na avaliação do Itamaraty. Se ficar limitado a bens e normas, o impacto não será tão significativo para o Brasil, na visão dos diplomatas. Mas a inclusão de serviços e compras governamentais pode reduzir a participação de empresas brasileiras nesses setores, porque companhias americanas e europeias teriam mais vantagens em competir entre si nos dois mercados.

O Itamaraty começou ontem a mapear os impactos do acordo transatlântico para o Brasil. O relatório, que será apresentado à presidente Dilma Rousseff, fica pronto em algumas semanas.

De início, as negociações entre UE e EUA vão consumir mais tempo dos negociadores europeus. Isso no momento em que o Brasil tenta retomar as negociações do acordo entre o Mercosul e os europeus. O Itamaraty não vê prejuízos para essas negociações com a decisão dos EUA.

Silêncio. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, evitou comentar o tema. Internamente, a equipe do ministro avalia que o Brasil tem as mãos amarradas porque só pode negociar em bloco e a Argentina resiste a acordos desse tipo. Por outro, os técnicos mais experientes da Pasta sabem que a vontade dos europeus de conseguir um pedaço do mercado brasileiro não representa vontade política suficiente para derrubar os pesados subsídios agrícolas, tema central para os brasileiros nas discussões com a UE.

Diante desse cenário, o Planalto optou por maior cautela em relação ao diálogo EUA-UE. O governo preferiu não se comprometer com comentários públicos e escolheu o Itamaraty como porta-voz da questão. A presidente conversou ontem com Pimentel. A ideia é seguir com o trabalho e apresentar, nos próximos meses, proposta de acordo aos europeus.

A Confederação Nacional de Agricultura (CNA) identifica um prejuízo claro às pretensões brasileiras. As negociações de um acordo UE-Mercosul, que se arrastam há mais de dez anos, devem ficar em segundo plano para os europeus. "Há necessidade de se repensar a política comercial brasileira", disse Thiago Masson, coordenador da área internacional da entidade.

Nessa conversa com a UE, interessa ao Brasil derrubar os subsídios agrícolas e obter mais acesso para produtos nacionais. Outro fator de preocupação são as normas. Atualmente, boa parte das normas de segurança sanitária e de qualidade para produtos são negociadas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O problema é que as negociações entre EUA e UE podem resultar em normativos próprios, que tenderiam a ser seguidos por OMC, FAO e até outros parceiros comerciais do País.




Veículo: O Estado de S.Paulo



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