Nestlé cresce em reais, mas encolhe em francos

Leia em 1min 30s

As vendas da Nestlé, maior fabricante de alimentos do mundo, recuaram 0,5% no Brasil em 2012, enquanto a receita global da companhia cresceu 10,2% no ano. Segundo o balanço divulgado ontem, as vendas no Brasil - terceiro maior mercado para a Nestlé, atrás de Estados Unidos e França - passaram de 5,375 bilhões de francos suíços em 2011 (US$ 6 bilhões) para 5,348 bilhões de francos suíços no ano passado.

A variação cambial impactou o resultado de maneira negativa em 9,4%. Deduzido o impacto decorrente da variação cambial, o resultado ficaria em torno de 5,9 bilhões de francos suíços, de acordo com dados elaborados pelo Valor Data. Quando convertido para reais, a conta inverte: passa de R$ 10,1 bilhões em 2011 para R$ 11,1 bilhões em 2012. A Nestlé informou em comunicado que, no Brasil, a maior parte das categorias cresceu "dois dígitos".

As vendas globais da Nestlé passaram de 83,642 bilhões de francos suíços em 2011 para 92,186 bilhões de francos suíços no ano passado - aumento de 5,9% em termos orgânicos (descontados efeitos cambiais e de aquisições) em relação a igual período anterior.

O crescimento foi puxado pela região da Grande China, onde as vendas da companhia mais que dobraram, de 2,5 bilhões de francos suíços para 5,1 bilhões de francos suíços.

Considerando os dez maiores mercados da Nestlé, apenas Brasil, Alemanha e Itália registraram vendas menores em 2012 do que em 2011. Os mercados principais e a Suíça, onde fica a matriz da Nestlé, responderam por 62% das vendas da companhia no ano passado.

Do total vendido no ano passado, 25% foram provenientes dos Estados Unidos.

O lucro líquido da fabricante de alimentos cresceu 11,6% em 2012, para 10,6 bilhões de francos suíços. A multinacional suíça projeta crescimento orgânico de vendas entre 5% e 6% em 2013, ante 2012.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Em crise, LBR inicia profunda reestruturação

Pressionada por uma dívida de R$ 1 bilhão, a LBR - Lácteos Brasil deflagrou ontem uma grande reestr...

Veja mais
Abilio pode ter chapa rival na BRF

Tanto mais perto chega o momento de apresentar a chapa para o novo conselho de administração da BRF, mais ...

Veja mais
Produto natural ocupa espaço nas gôndolas

Clube dos Produtores, do Walmart, contribui para ampliar a venda de itens da agricultura familiar nas lojas da redeMante...

Veja mais
Aviação se reinventa e abrirá lojas com sua própria marca

Empresa quer ampliar distribuição em varejistas regionais de Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Bras&iacu...

Veja mais
Páscoa chega a supermercados

Com 14 lojas espalhadas pela Capital, rede Super Nosso está esperando incremento de 10% nas vendas de 2013 sobre ...

Veja mais
Reckitt avança em países emergentes

Os mercados emergentes e os segmentos de saúde e higiene puxaram o crescimento da fabricante britânica de b...

Veja mais
Ovos de chocolate chegam a 800 mil pontos

Depois das vendas sazonais de Carnaval, os varejistas já se animam e as previsões estão otimistas p...

Veja mais
Agência Enken promove edição brasileira do Valentine's Day hoje

Uma iniciativa da Agência Enken - empresa especializada em marketing integrado e varejo eletrônico (e-commer...

Veja mais
Feiras estimam a retomada do crescimento

O setor de feiras corporativas deve ter um ano de 2013 animado, sendo que a expectativa do reflexo deverá ser vis...

Veja mais