Inadimplência acompanha o avanço das vendas do varejo em janeiro

Leia em 1min 50s

As vendas do varejo registraram um crescimento de 3,88% no mês de janeiro, na comparação com igual período do ano passado. O indicador foi divulgado ontem, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O levantamento leva em conta o volume de consultas dos lojistas em relação aos clientes que realizam pagamento por cheque ou compras parceladas. De acordo com os órgãos, a conjuntura econômica se mostra mais favorável ao consumo no início deste ano do que em igual período de 2012. Citam-se, por exemplo, maior oferta de crédito, taxas de juros menores e aumento do rendimento dos trabalhadores.

Na comparação com dezembro, porém, foi verificada uma queda de 24,53% do número de consultas realizadas pelos lojistas ao SPC Brasil. A forte queda é natural porque dezembro é a melhor data do ano para o comércio.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito enfatizaram que o baixo movimento de janeiro é explicado pelo número de compromissos financeiros que os consumidores possuem, como os com matrículas, material escolar e pagamentos de impostos, como IPTU e IPVA.

Inadimplência cresce

A inadimplência do consumidor brasileiro no comércio apresentou crescimento de 11,8% em janeiro deste ano em relação a igual mês de 2012, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com base no volume de consultas feitas pelos comerciantes nas compras a prazo e nos pagamentos em cheque.

Na avaliação da CNDL e do SPC Brasil, o resultado ainda é consequência do cenário macroeconômico de 2012, mais favorável ao consumo. Além disso, influenciam o movimento, de acordo com técnicos da CNDL e do SPC Brasil, a política fiscal expansionista do governo, o afrouxamento monetário e a falta de planejamento ao consumidor. O avanço da inadimplência preocupa o comércio diante de um cenário que sinaliza maior pressão inflacionária, na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior.

Na comparação com o mês de dezembro, porém, a inadimplência recuou 3,27% em janeiro. A CNDL e o SPC Brasil ressaltaram que muitos consumidores quitaram seus débitos em dezembro aproveitando a entrada do 13º terceiro salário.



Veículo: DCI


Veja também

Nestlé prevê ano difícil depois de vendas fracas

A Nestlé acredita que este ano será tão desafiador quanto foi 2012, quando teve crescimento  d...

Veja mais
Em crise, LBR inicia profunda reestruturação

Pressionada por uma dívida de R$ 1 bilhão, a LBR - Lácteos Brasil deflagrou ontem uma grande reestr...

Veja mais
Nestlé cresce em reais, mas encolhe em francos

As vendas da Nestlé, maior fabricante de alimentos do mundo, recuaram 0,5% no Brasil em 2012, enquanto a receita ...

Veja mais
Abilio pode ter chapa rival na BRF

Tanto mais perto chega o momento de apresentar a chapa para o novo conselho de administração da BRF, mais ...

Veja mais
Produto natural ocupa espaço nas gôndolas

Clube dos Produtores, do Walmart, contribui para ampliar a venda de itens da agricultura familiar nas lojas da redeMante...

Veja mais
Aviação se reinventa e abrirá lojas com sua própria marca

Empresa quer ampliar distribuição em varejistas regionais de Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Bras&iacu...

Veja mais
Páscoa chega a supermercados

Com 14 lojas espalhadas pela Capital, rede Super Nosso está esperando incremento de 10% nas vendas de 2013 sobre ...

Veja mais
Reckitt avança em países emergentes

Os mercados emergentes e os segmentos de saúde e higiene puxaram o crescimento da fabricante britânica de b...

Veja mais
Ovos de chocolate chegam a 800 mil pontos

Depois das vendas sazonais de Carnaval, os varejistas já se animam e as previsões estão otimistas p...

Veja mais